sábado, 30 de março de 2013

P.T. TEM QUATRO CANDIDATOS AO GOVERNO DA BAHIA


Senador Walter Pinheiro integra a DS, Democracia Socialista
Foto: DIV
   A Executiva do PT da Bahia relacionou 4 nomes de seus quadros (Luiz Caetano, Rui Costa, Sérgio Gabrielli e Walter Pinheiro) para escolher um deles como candidato a governador 2014, na sucessão de Wagner.
  
   Cada um desses nomes integra uma tendência política e ideológica dentro do PT, mas, isso não tem impedido que as lideranças conversem entre sí, ainda sem estabelecer um consenso, a prática mais almejada pelo presidente regional do partido, Jonas Paulo.

  Consenso no PT é muito difícil, ainda que não impossível. Em 2008, por exemplo, o partido foi à última instância na escolha entre Walter Pinheiro x Nelson Pelegrino para ver qual dos dois seria o candidato a prefeito da capital. Pinheiro ganhou, chegou atrasado na disputa e pagou um preço caro. Em 2012, houve consenso em torno do nome de Pelegrino, sem vitória final para prefeito, mas todas as correntes do PT atuaram desde cedo em torno desse nome.

   Agora, para governador, o que o partido espera é exatamente isso: o consenso. Porém, está difícil em primeira instância. Claro: escolhido o nome, aí todas as correntes se unem em torno do candidato e ele passa a ser do time de Dilma/Lula/Wagner.

  Luiz Caetano, ex-prefeito de Camaçari e ex-presidente da UPB está relacionado como independente; Rui Costa, deputado federal e atual chefe da Casa Civil, integra a corrente Reencantar (grupo local) e tem a simpatia do governador Wagner; Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras e atual secretário do Planejamento, faz parte da corrente Construindo um Novo Brasil, grupo nacional, e tem a simpatia do ex-presidente Lula; e o senador Walter Pinheiro integra a Democracia Socialista, a DS.

   É difícil saber quem tem mais densidade eleitoral entre os eleitores do partido nos diretórios, pessoas que vão eleger o candidato no voto direto. Segmentos asseguram a ordem dando conta em primeiro Rui Costa, seguido de Walter Pinheiro, Sérgio Gabrielli e Luiz Caetano; e outros segmentos, colocam em primeiro Walter Pinheiro, seguido de Rui, Gabrielli e Luiz Caetano. Nunca se sabe, salvo se houver o PED - Processo de Eleição Direta - com voto na urna, como aconteceu entre Pinheiro x Pelegrino.

   Afinal, como se movem essas politicas dentro do PT?

Nenhum comentário:

Postar um comentário