domingo, 12 de maio de 2013

DEMOCRATAS E P.T. DIVERGEM SOBRE ALIANÇAS NA BAHIA.



Os rumores sobre a possibilidade de uma futura aliança entre DEM e PT ainda movimentam o cenário político baiano. Apesar de o petista Rui Costa e do líder do DEM na Câmara, Léo Prates, se mostrarem favoráveis, na tarde dessa sexta-feira (10/5), lideranças petistas e peemedebistas comentaram o assunto e confirmaram a posição contrária à aliança. Os rumores sobre o que até então parecia impossível se iniciaram após elogios de Léo Prates ao secretário estadual da Casa Civil e declaração do secretario municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, na qual sinalizava apoio ao vice-governador, Otto Alencar (PSD).
Conforme artigo publicado na Tribuna, na edição da última quinta-feira, circulam nos meios políticos e na imprensa local a possibilidade de apoio do DEM à candidatura do PT na Bahia. Rumores apontam que o governador baiano estaria cada vez mais viabilizando o nome de Rui Costa como favorito para a disputa. Apesar de não comentar diretamente sobre a possível aliança, o secretário estadual da Casa Civil afirmou que não teria restrições em marchar ao lado de novos aliados, inclusive, o atual prefeito ACM Neto.
Diante da situação, o presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, afirmou que não acredita nesta possível aliança entre os partidos e diz que toda ação é uma questão administrativa. “O DEM e o PT atuam em campos políticos opostos. Neto foi eleito para governar a cidade e é isso que está fazendo, buscando apoio necessário no governo estadual e federal”. O peemedebista ainda completou dizendo que o PT está “desesperado” com o “projeto falido” que tem apresentado. “Tudo isso é uma tentativa do PT de se manter no poder a qualquer custo. Eles têm um projeto falido e um exemplo disso foi a disputa em Salvador e Feira de Santana. O povo vai confirmar tudo isso nas urnas”, garantiu, referindo-se às eleições de 2014.
Ainda de acordo com Lúcio, o petista Nelson Pelegrino precisa se manifestar sobre as últimas declarações envolvendo os partidos democrata e petista. “O presidente do PT, Jonas Paulo, já se mostrou contrário a essa aliança. “Queria saber se a opinião de Nelson Pelegrino é a mesma de Rui Costa. Se ele já esqueceu tudo que foi dito e também dividiria palanque com ACM Neto. É por essas e outras declarações que o povo toma aversão à política”, definiu.
Jonas Paulo também garantiu que não existe aliança nacional que não esteja articulada de alguma forma. “Não somos da política da mesmice. Somos do lado das mudanças, da democracia, liberdade e defesa dos oprimidos. Estamos com Lula e Dilma e o DEM é oposição nacional. Dividimos palanque com qualquer um que tenha opção pela mudança, o que não é o caso do DEM”, pontuou. Sobre a alfinetada do peemedebista no projeto do PT, Jonas Paulo disse que “o PMDB é um grande aliado nacional, mas, infelizmente, na Bahia não entendeu a dimensão do projeto do PT e continua soletrando na cartilha da oposição”.
A posição de Léo Prates foi reforçada na tarde dessa sexta-feira (10/5), quando afirmou que o candidato escolhido pelo prefeito ACM Neto será o dele também. “Farei o que for necessário para ACM Neto ser o melhor prefeito do Brasil. Afirmo que o candidato dele será o meu também”, garantiu, sem entrar em detalhes sobre a possível aliança. “Só o próprio prefeito pode falar sobre qualquer assunto desse porte”, disse.
Já a assessoria de imprensa do secretário José Carlos Aleluia amenizou a situação, ressaltando que a declaração do democrata precisa ser “desmistificada”, uma vez que Aleluia teria afirmado não descartar uma aliança, o que não comprova que esta deverá ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário