segunda-feira, 18 de maio de 2015

NOVA PREVISÃO DE INFLAÇÃO MAIS ALTA

economia-compras-mercado-consumo
Aumento nas contas de água e luz tem pressionado os preços para cima neste ano (Ricardo Matsukawa/VEJA.com)
Subiu de 8,29% para 8,31% a estimativa média de analistas de mercado ouvidos pelo Banco Central (BC) para a inflação oficial em 2015. Trata-se da quinta semana consecutiva em que a previsão do IPCA é ajustada para cima. As projeções fazem parte do boletim Focus, que é divulgado semanalmente pelo Banco Central.
A taxa prevista está bem acima do teto da meta da inflação, de 6,5%, e ainda mais distante do centro dela, de 4,5%, estipulada pelo governo para este ano. Se for confirmada a estimativa do mercado, a inflação baterá o seu maior nível desde 2003, quando atingiu 9,3%. A valorização do dólar e o reajuste nas contas de luz, água e telefone têm pressionado os preços neste ano.
Para 2016, os economistas voltaram a prever um recuo da inflação, de 5,51% para 5,50% em relação à última semana. Esta é a segunda queda consecutiva da previsão deste indicador.
Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), os analistas projetaram uma retração de 1,20%, mesma estimativa verificada na semana passada. Se concretizado, este será o pior desempenho da economia brasileira desde 1990, quando encolheu 4,35%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário