quarta-feira, 1 de julho de 2015

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, SOLUÇÃO OU PROBLEMA?


Divulga-se na mídia nacional, que a maioria da população brasileira é a favor da redução da maioridade penal, cuja responsabilidade  seria total, a partir dos dezesseis anos.
Os parlamentares brasileiros, responsáveis pela elaboração e aprovação da legislação do nosso país, vão acompanhando a tendência nacional, numa vocação extrema de angariar votos ao concordar com a opinião pública majoritária.
O que não se fez,e nem se faz no Brasil, é esclarecer à população, através de campanhas publicitárias, tão a gosto dos nossos governantes em divulgar falsas realizações, que a maioridade penal já foi reduzida com a entrada em vigor do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A criança aos doze anos de idade, já pode ser responsabilizada pelos delitos que vier a cometer, sendo submetida às medidas sócio educativas, pelo prazo máximo de três anos, até completar a maioridade penal, hoje aos dezoito anos de idade., por força do que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente.
O que revolta a população, é o sentimento de impunidade, e a utilização de menores por adultos, para a pratica de crimes como furto, roubo, estrupo, homicídios e sequestros, escudados os marginais na pseuda impunidade do menor, que se condenado ficará internado “apenas” três anos como cumprimento da pena, por qualquer crime que venha praticar.
O que o congresso deseja, é aprovar uma lei, que venha a punir os maiores de dezesseis anos pela prática de crimes graves, como se pune hoje os adultos, levando-os às penitenciárias do país, e aumentando o tempo de internação para coibir  os crimes praticados por menores adolescentes.
Vai a pergunta: O sistema carcerário brasileiro, reeduca os presos que abriga?
São implantadas medidas sócio educativas para reintegrar o preso à sociedade quando da sua liberdade e o retorno ao convívio social.
As penitenciárias brasileiras, possuem condições HUMANAS para abrigar o contingente de presos que irá aumentar imensamente com a redução da maioridade penal.?
Se o país não possui um sistema prisional para adultos capaz de reintegrar o preso à sociedade , como pode melhorar esse sistema aumentando o numero de presos encarcerados nas masmorras nacionais?
Estatísticamente está provado que os menores de dezoito anos , são responsáveis por menos de dez por cento das infrações penais praticadas no Brasil.
Punir o menor de dezoito anos com maior severidade , não vai aperfeiçoar a legislação penal brasileira que é frouxa e condescendente com os adultos deliquentes.
Liberdade provisória, Sursis, Livramento Condicional, Responder em Liberdade quando não se é preso em flagrante, Progressão do  cumprimento da pena para os regime semi aberto, aberto e domiciliar, todos esses benefícios serão estendidos para os maiores de dezesseis anos, se for reduzida a maioridade penal.
Essa legislação , não tem diminuído o volume de delitos praticados nesta Nação, seja por menores ou adultos.
O que nos falta é uma legislação mais rigorosa, sistema prisional que reeduque e reinsira no convívio social o preso após o cumprimento da pena.
Estabelecimentos prisionais que apliquem de verdade as medidas sócio educativas imputadas aos menores, e a total eliminação dos presídios onde as condições sub humanas a que são submetidos os presos, realimenta a cadeia criminosa, fazendo com que o eles, vendo-se soltos, voltem a delinquir, por falta de oportunidade para soerguer sua vida, após a conquista da liberdade.
Necessitamos de ESCOLAS DESCENTES, de uma EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, de medidas rigorosas que impeçam os adultos de criminalizarem os menores.
Precisamos sobretudo de fomentar a DIGNIDADE HUMANA, promovendo oportunidade de EDUCAÇÃO, SAÚDE, EMPREGO E RENDA para a população deste PAÍS, pois um CRIANÇA ou ADOLESCENTE, torna-se um marginal ou um homem de bem, a depender das condições de vida da sua família e da educação que recebe.
Se nossas crianças têm como exemplo A CORRUPÇÃO, A MALVERSAÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO E A IMPUNIDADE principalmente para os mais afortunados, como pode a redução da maioridade ser a solução?
A criminalidade juvenil só será eliminada com O FORTALECIMENTO DA FAMÍLIA, A IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, E O EXEMPLO DE HONRADEZ E HONESTIDADE DADAS PELOS NOSSOS GOVERNANTES.

Sem isso, mera redução da maioridade penal em lei aprovada pelo Congresso, na prática SÓ iIRÁ AUMENTAR O NÚMERO DE CRIMINOSOS NO BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário