terça-feira, 7 de julho de 2015

TELEFONEMAS CONFIRMAM PROPINAS DA ODEBRECHT

Bernardo Freiburghaus, suposto operador de propinas da Odebrecht, foi incluído na lista da Interpol
Bernardo Freiburghaus, operador de propinas da Odebrecht, foi incluído na lista da Interpol(Interpol/Divulgação)
A força-tarefa da Operação Lava Jato identificou 135 telefonemas entre o diretor da Odebrecht Rogério Araújo e o operador de propinas da empreiteira Bernardo Freiburghaus, segundo reportagem do jornalFolha de S. Paulo desta terça-feira. As ligações foram registradas no período de 1º de julho de 2010 e 27 de fevereiro de 2013, simultaneamente a transferências para contas secretas na Suíça do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.
Os procuradores fizeram um cruzamento entre a data das ligações e os extratos bancários da conta do ex-dirigente da estatal e notaram que quinze conversas entre os dois coincidem com as datas de 22 transferências para Costa. Segundo os investigadores, a distribuição do dinheiro ocorria em até oito dias após os contatos telefônicos. As transferências somaram 5,6 milhões de dólares entre março de 2011 e novembro de 2012.
A identificação dos telefonemas corrobora com a delação de Paulo Roberto Costa, que confessou terrecebido 23 milhões de dólares no exterior - a maior parte da Odebrecht.
Rogério Araújo está afastado do cargo desde que foi preso na 14ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada no dia 19 de junho. Freiburghaus deixou o Brasil no ano passado e vive em Genebra - ele é um cidadão suíço

Nenhum comentário:

Postar um comentário