sexta-feira, 7 de agosto de 2015

CÂMARA APROVA AS CONTAS DE EX PRESIDENTES E MIRA NA REJEIÇÃO DE DILMA

Câmara dos Deputados aprova diversos projetos em sessão extraordinária (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)
Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (6), contas de três ex-presidentes da República: Itamar FrancoFernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Há ainda outros 12 processos parados desde o ex-presidente Fernando Collor de Mello,segundo o G1, em diferentes estágios de tramitação no Congresso Nacional. Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Casa, quer limpar a pauta para analisar as contas de Dilma Rousseff.
O Tribunal de Contas da União (TCU) analisa as "pedaladas fiscais", manobras da equipe econômica da presidente petista feitas em 2014, último ano do primeiro mandato, para concluir se elas feriram a Lei de Responsabilidade Fiscal. O parecer do TCU será enviado ao Congresso, cujo papel é definir se as contas serão aprovadas. 
De todas as contas aprovadas, só uma, dos três meses em queFranco assumiu após o impeachment de Collor, já tinha passado pelo Senado. Elas receberam parecer favorável da Comissão Mista de Orçamento e agora serão promulgadas. As demais agora serão enviadas ao Senado: do último ano do mandato de FHC, 2002, e de dois anos do governo de Lula, 2006 e 2008. Esta foi a primeira vez que uma conta da gestão de Lula consegue a aprovação do Congresso. Até hoje nenhuma de Dilma foi analisada pelos parlamentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário