terça-feira, 3 de maio de 2016

O IMPEACHMENT E OS VEREADORES DO BRASIL.

               

Assistimos quase que estarrecidos, a deflagração do processo de Impeachment contra a Presidente da República.
E quais são os motivos principais que embasam o afastamento da Chefe do Executivo Nacional ?
Pedaladas Fiscais e Abertura de Créditos Suplementares sem autorização do Poder Legislativo.
Tais fatos, estão descritos como crime de responsabilidade no que dispõe o inciso VI do Artigo 85 da Constituição da República:” atentar contra a Lei Orçamentárias “ artigo  167 – São vedados : III – realização de operações de créditos que excedam as despesas de capital,..................................V – abertura de crédito suplementar ou especial, sem prévia autorização  legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes.
Não bastassem tais dispositivos constitucionais, a Lei 1079/50 “Define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo e julgamento” no seu artigo 4º diz que são crimes de responsabilidade, aqueles que atentarem contra a Constituição Federal e especialmente contra: V – probidade Administrativa e VI – A lei Orçamentária.
Os fatos definidos como “pedaladas fiscais” e a abertura de créditos suplementares sem autorização legislativa, são bastante, respeitado o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa, para cassar o mandato da Presidente da República, por desobediência ao ordenamento jurídico nacional.
Nos municípios brasileiros, As Câmaras Municipais de Vereadores, se quedam silentes diante de diversos fatos ilegais praticados pelos Prefeitos , que ferem a Constituição, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Orçamentária, sem nenhuma atitude fiscalizadora e julgadora ser tomada pelo Poder Legislativo, fomentando a desobediência às Leis do País, e a corrupção que se inicia alí, nos municípios brasileiros que carecem de uma fiscalização rigorosa por parte dos seus legisladores, legítimos representante do Povo.
Se os Vereadores fiscalizassem o cumprimento das Leis brasileiras por parte dos Prefeitos, estancariam boa parte da corrupção nos municípios, beneficiando a população com a economia de recursos que seriam aplicados em Saúde, Segurança ,Educação e Transporte Público, melhorando em muito a qualidade de vida dos brasileiros.
Talvez por omissão ou preguiça, esquecem os senhores Vereadores que as leis lhes dão poderes iguais aos dos Senadores e Deputados, para fiscalizarem, julgarem e punirem os maus gestores.
A Constituição Federal, a Lei de Responsabilidade Fiscal devem ser respeitados pelos Prefeitos Municipais,  e o Decreto Lei n. 201/67 ,” lei do impeachment” no município, prevê no seu artigo 1º incisos - XVII – ordenar ou autorizar a abertura de crédito em desacordo com os limites estabelecidos pelo Senado Federal, sem fundamento na lei orçamentária ou na de crédito adicional ou com inobservância de prescrição legal;(Incluído pela Lei 10.028, de 2000) XX – ordenar ou autorizar, em desacordo com a lei, a realização de operação de crédito com qualquer um dos demais entes da Federação, inclusive suas entidades da administração indireta, ainda que na forma de novação, refinanciamento ou postergação de dívida contraída anteriormente; que são Crimes de Responsabilidade dos Prefeitos, puníveis pelo Judiciário e no seu artigo 4º define como Infrações Políticas Administrativas, sujeitas a julgamento pela Câmara dos Vereadores, independentemente da apreciação do Poder Judiciário, - VI - Descumprir o orçamento aprovado para o exercício financeiro.
O que mais se vê nos municípios brasileiros é Prefeitos descumprindo a Constituição Federal, a Lei de Responsabilidade Fiscal e o Decreto Lei n.201/67, cujas infrações se apuradas e julgadas , levaria a cassação dos descumpridores da lei, tampando assim o ralo da corrupção brasileira que tanto prejudica a população do país.
Se os legisladores brasileiros, a começar pelos Vereadores nos Municípios, continuando com os Deputados e Senadores, fiscalizassem o Executivo como manda nosso ordenamento jurídico e os julgassem em conformidade com a legislação, teríamos mais Gestores Honestos e menos corrupção no País.

Está pois nas mãos dos senhores representantes do Povo, a missão de fiscalizando e Julgando os Atos da Administração Pública, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário