segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

MICHEL TEMER ENTRE O POVO E O CONGRESSO

Os milhares de brasileiros que foram às ruas neste domingo (4) defender a Lava Jato emparedaram o triunvirato que comanda o poder em Brasília: Michel TemerRenan Calheiros e Rodrigo Maia. Os protestos foram inequívocos: o Brasil está com o juiz Sergio Moro e os investigadores da força-tarefa. E ai de quem se interpuser entre a Lava Jato e o país que os brasileiros querem – exigem.
Entrevista coletiva no Palácio do Planalto, dos presidentes, Michel Temer, Renan Calheiros (Senado) e Rodrigo Maia (Câmara) (Foto: Mateus Bonomi/AGIF / Ag. O Globo)

As ruas não renasceram, precisamente neste momento, por acaso. Há um lento porém firme avançar dos políticos de Brasília contra a Lava Jato. Envolve a vasta maioria dos partidos e parlamentares, como ficou demonstrado nas votações da semana passada, especialmente na Câmara. Eles lutam pela sobrevivência. Políticos têm medo de perder votos. Mas têm ainda mais medo de ir para a cadeia. Donde, dá-lhe tentativas de anistiar caixa dois de campanha ou de acossar juízes, procuradores e policiais.

Uma semana após a entrevista coletiva em que o triunvirato uniu-se em Brasília para explicar o inexplicável, os brasileiros uniram-se nas ruas para explicar o que, a esta altura, deveria dispensar explicações: o combate à corrupção é a agenda prioritária do país. Uma união é para que nada mude, ou mude só um pouquinho; a outra, para que tudo mude, ou mude ao menos no essencial. Quer-se uma política menos emporcalhada. Não é pedir muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário