quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

POLÍCIA FEDERA APURA DESVIO DE RECURSOS NO PARANÁ

Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU), deflagrou na manhã desta quarta-feira a Operação Research com o objetivo de apurar a prática de desvio de 7,5 milhões de reais em recursos públicos destinados à Universidade Federal do Paraná (UFPR). A operação apura o repasse irregular de recursos mediante pagamentos de bolsas a inúmeras pessoas sem vínculos com a instituição entre 2013 e 2016.
Cerca de 180 policiais federais cumpriram 73 ordens judiciais sendo 29 mandados de prisão temporária, 8 conduções coercitivas e 36 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Segundo a PF, 27 mandados de prisão já foram cumpridos e os servidores que foram conduzidos coercitivamente para prestarem depoimento já estão na sede da PF em Curitiba. Os mandados foram expedidos pelo juiz federal Marcos Josegrei da Silva, titular da 14ª Vara Federal de Curitiba. Os envolvidos serão indiciados pelos crimes de peculato e associação criminosa.
Segundo a PF, ao longo das investigações foram reunidos indícios concretos da realização de fraudes em pagamentos a título de auxílio a pesquisadores, bolsas de estudo no Brasil e no Exterior a diversas pessoas que não possuíam qualquer vínculo de professor, servidor ou aluno da UFPR, que incluiu beneficiários do programa Bolsa Família e de outros programas sociais do governo.
Dentre os fatos apurados se detectou a participação de ao menos dois funcionários públicos federais nas fraudes, resultando na prisão cautelar de ambos. Entre os beneficiários dos desvios estão um dono de salão de beleza, um motorista, um cozinheiro e uma assistente administrativo que, segundo a PF, não possuem curso superior. Os valores das bolsas fraudadas chegaram a 24 mil reais ao mês

Nenhum comentário:

Postar um comentário