quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

QUAL O NOVO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA NACIONAL?

STF/Divulgação

Com o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso definido para o Ministério da Justiça, o governo agora quebra a cabeça para escolher um nome de peso para a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Dois candidatos surgiram com bastante força ao longo da quarta-feira: José Mariano Beltrame, ex-secretário de Segurança Pública do Rio, e o advogado criminalista Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, amigo do presidente Michel Temer de longa data.

Curiosamente, tanto Beltrame quanto Mariz eram nomes cotados para substituir Alexandre de Moraes no Ministério da Justiça. Mas a opção do presidente para essa vaga parece sacramentada. Ontem, por meio de uma rede social, o peemedebista voltou a repetir que se encontrou com Velloso na véspera, durante mais de uma hora. E ressaltou: “Continuaremos a conversar nos próximos dias. A escolha do novo ministro da Justiça será minha, pessoal, sem conotações partidárias”.

Correio apurou que Velloso topa encarar o desafio de ser ministro, mas que não deseja se envolver diretamente na questão da segurança pública, que tanta dor de cabeça tem provocado ao governo neste início de ano. Ele concorda em lidar com a Lava-Jato, o Ministério Público e o Poder Judiciário.

Quando o MJ teve agregado ao seu nome original Ministério da Justiça e Segurança Pública, a ideia era que a estrutura ficasse toda nas mãos de Alexandre de Moraes, que acabou indicado por Temer para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) aberta após a morte de Teori Zavascki. Com a saída de Moraes e a substituição por Carlos Velloso, surge um impasse: a nova secretaria nacional de Segurança Pública continuará vinculada diretamente ao ministro da Justiça ou será desmembrada, ganhando status de ministério?

Nenhum comentário:

Postar um comentário