sábado, 4 de março de 2017

MINISTRO DO EXTERIOR CRITICA DONALD TRUMP NO TWITER

aloysio1.jpg
Aloysio Nunes: o novo chanceler criticou o presidente dos EUA no dia da eleição

Escolhido por Michel Temer para substituir José Serra no Ministério das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) deve seguir a estratégia de seu antecessor de estreitar laços entre o Brasil e os Estados Unidos. Para tanto, talvez valha omitir de seu Twitter as duras críticas que fez a Donald Trump, presidente dos EUA. 
A eleição do republicano, em 9 de novembro, não agradou o novo ministro. Pouco após a confirmação da vitória do bilionário, o tucano classificou o novo presidente norte-americano como "o partido republicano de porre". "É o que há de pior, de mais incontrolado, de mais exacerbado entre os integrantes de seu partido", concluiu. 
Apesar das críticas a Trump, Nunes Ferreira não deve mexer no "legado" deixado por Serra no Itamaraty. Antes de pedir demissão em 22 de fevereiro ao alegar problemas na coluna, o ex-chanceler destacou-se pelo discurso alinhado aos interesses norte-americanos e por casos criados na América Latina, entre eles sua campanha pela derrubada de Nicolás Maduro do governo da Venezuela.
Em 2015, Nunes Ferreira também engajou-se na oposição ao governo venezuelano. Ele integrou uma comitiva de senadores para visitar Leopoldo López, oposicionista preso no país vizinho. O grupo chegou a ser hostilizado por manifestantes. 
Nunes Ferreira também notabilizou-se por sua disposição em conferir ar de normalidade ao impeachment de Dilma Rousseff. Um dia após o afastamento da petista, ele viajou a Washington para uma reunião com empresários e senadores norte-americanos e defendeu que o País tinha instituições políticas e jurídicas sólidas.
Próximo a Serra, de quem é aliado e amigo pessoal há anos, Nunes Ferreira comandou a Comissão de Relações Exteriores no Senado. Eleito senador por São Paulo em 2010, ele concorreu a vice-presidente da República na chapa de Aécio Neves, derrotada no pleito de 201
4

Nenhum comentário:

Postar um comentário