sexta-feira, 3 de março de 2017

NAS ELEIÇÕES DILMA COMPROU O APOIO DO PDT POR 14 MILHÕES

Dilma na convenção do PDT
Dilma na convenção do PDT, em junho de 2014. Segundo delator, apoio foi "consolidado" com dinheiro de caixa 2

Em depoimento à Justiça Eleitoral, o ex-presidente da Odebrecht Ambiental Fernando Reis, um dos delatores da empreiteira na Operação Lava Jato, afirmou que a chapa Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) comprou o apoio do PDT para as eleições de 2014 com um pagamento de 4 milhões feito via caixa 2. As informações são da agência Reuters.
Fernando Reis prestou depoimento no âmbito da investigação feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a respeito de irregularidades na campanha de Dilma e Temer, em uma ação aberta em dezembro de 2014 pelo PSDB
De acordo com a Reuters, o repasse de 4 milhões de reais tinha o objetivo de "consolidar" o apoio do PDT à chapa nas eleições presidenciais de 2014, e foi solicitado pelo então presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht.
A ordem de Odebrecht, afirmou Reis segundo a reportagem, era para que ele procurasse Alexandrino de Alencar, então executivo da empreiteira, para auxiliá-lo no contato com lideranças do PDT.
Segundo Reis, o acerto foi feito e os pagamentos, realizados em quatro parcelas de um milhão de reais cada, entre agosto e setembro de 2014. De acordo com o site Buzzfeed, que também publicou detalhes do depoimento de Reis, o acordo teria sido fechado com o então tesoureiro do PDT, Marcelo Panella.
O PDT oficializou seu apoio a Dilma em convenção nacional realizada em junho daquele ano.
Ainda segundo a Reuters, Alencar, que foi diretor de Relações Institucionais da Odebrecht e vice-presidente da Braskem (sociedade entre a empreiteira e a Petrobras), teria ficado responsável por negociar o apoio do PDT e de outras quatro legendas: PRB, Pros, PcdoB e PP, em troca de repasses financeiros.
Em nota enviada ao Blog da Cristiana Lôbo, no portal G1, o PDT afirmou que o fato de o partido ter anunciado apoio a Dilma antes das datas citadas por Reis comprova "que o anúncio aconteceu meses antes do suposto pagamento" e que "está clara a tentativa [por parte de Reis] de ganhar algum tipo de benefício contra seus crimes, inventando calúnias contra o PDT"
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário