quinta-feira, 6 de abril de 2017

PREVIDÊNCIA E CRISE NOS ESTADOS FEDERADOS

reforma da Previdência está nas manchetes dos maiores jornais do país nesta quinta-feira. O Globo destaca que, além de idade, será levado em conta tempo de contribuição; o governo fará a mudança para facilitar a aprovação do projeto. Em um levantamento feito pelo O Estado de S.Paulo, apenas 95 deputados se dizem favoráveis às mudanças. Por esse motivo, o Planalto terá dificuldade para passar a proposta na Câmara. A Folha de S.Paulo traz reportagem sobre a mobilização de governadores para reduzir contrapartidas à ajuda federal.
O Globo
Regra de transição deve valer para todosO governo vai mudar a regra de transição na reforma da Previdência. Pela proposta original, a transição seria para homens a partir dos 50 anos e mulheres, dos 45. Diante da resistência dos deputados, o governo acertou com o relator Arthur Maia (PPS-BA) que vai estender a transição a todos os trabalhadores. E será levado em conta também o tempo de contribuição. O modelo está em discussão, para que o impacto fiscal não seja alterado. Uma das hipóteses é fixar idades mínimas progressivas, começando com 57 anos (homens) e 55 (mulheres), até chegar aos 65.
O Estado de S.PauloPlacar indica desafio do governo para fazer reforma da Previdência O governo Michel Temer terá dificuldades para aprovar a reforma da Previdência. Segundo levantamento feito pelo jornal, 251 deputados são contra a reforma, ante 95 favoráveis total ou parcialmente. Para que o texto seja aprovado, são necessários 308 votos a favor, o equivalente a três quintos dos 513 deputados. 
Folha de S.Paulo
Estados em crise querem rigor menor em socorro
Insatisfeitos com a proposta do governo federal para socorrer Estados em dificuldade financeira, governadores mobilizaram deputados em Brasília para diminuir as contrapartidas à ajuda federal. No esforço coletivo, liderado por Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, os políticos conseguiram emplacar, pela terceira vez, alterações no texto que deverá ser votado hoje na Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário