sexta-feira, 7 de abril de 2017

PROCURADORIA GERAL DENUNCIA DEPUTADO JAIR BOLSONARO

Minervino Junior/CB/D.A Press
 
 
O deputado Jair Bolsonaro (PMDB-RJ) é acusado de racismo após fazer declarações polêmicas sobre índios e negros em uma palestra no Rio de Janeiro (RJ). Uma representação contra o parlamentar foi protocolada na tarde desta quinta-feira (6/4), na Procuradoria Geral da República (PGR). O documento foi elaborado pela Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), junto à organização Terra de Direitos. Segundo a PGR, a representação foi entregue às 15h e deve ser analisada. Entretanto, não há um prazo para a resposta. Caso o órgão aceite a representação, será aberto um processo contra o parlamentar, que deverá ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 
 
Na última segunda-feira (3/4), Bolsonaro disse durante um bate-papo em que foi convidado pelo Clube Hebraico, do Rio, que as reservas indígenas e quilombolas atrapalhavam a economia do país. "Eu já fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gasto com eles", afirmou.

Segundo a representação entregue hoje, o deputado compara as pessoas pertencentes à comunidades negras a um animal, que tem a massa corporal medida através de arrobas. No texto, as organizações explicam ainda que, ao se manifestar publicamente desta forma, o deputado corrobora o discurso racista de ódio onde quilombolas não teriam lugar ou função na sociedade brasileira. Além disso, "o parlamentar desvirtua as políticas públicas destinadas às comunidades, sugerindo que seriam um gasto desnecessário do orçamento público." 


Nenhum comentário:

Postar um comentário