quarta-feira, 6 de setembro de 2017

ACORDO DE DELAÇÃO DA JBS É A MAIOR TRAGÉDIA PARA A PGR

Luis Nova/Esp. CB/D.A Press
O procedimento interno da Procuradoria-Geral da República (PGR) para analisar a revisão do acordo de colaboração do Grupo J&F provocou reação entre membros do Judiciário. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou nesta terça-feira (5/9), em Paris, o acordo fechado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, como "a maior tragédia que já aconteceu na PGR". Em Brasília, o corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, disse que "certamente" a imagem do STF já está arranhada por causa de menções de delatores a integrantes da Corte.

Para Gilmar, o acordo de delação negociado por Janot, que incluía o primeiro áudio da conversa gravada por Joesley Batista, dono da JBS, mas ignorava a existência do segundo áudio, revelado na segunda-feira (4/9), "é um desastre". "É a maior tragédia que já ocorreu na Procuradoria-Geral em todos os tempos. Não tem nada igual", disse Gilmar, na embaixada do Brasil em Paris, onde cumpriu agenda oficial.

Contudo, na avaliação do ministro do STF, é uma "sorte do Brasil" que a denúncia de Janot tenha ocorrido porque, segundo ele, revelaria a "desinstitucionalização" da PGR e o trabalho "malfeito" dos procuradores na investigação. 

Questionado pela reportagem se via uma relação promíscua entre delatores, como Joesley, e a Procuradoria - o ex-procurador da República Marcelo Miller é suspeito de ter auxiliado o empresário a preparar as gravações -, Gilmar Mendes foi taxativo: "Com certeza. É fato gravíssimo", disse, estimando que o acordo de delação firmado entre a PGR e Joesley "terá de ser completamente revisto"

Nenhum comentário:

Postar um comentário