Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (30/9) confirma a tendência de crescimento do presidenciável tucano, Aécio Neves, a estagnação da presidente Dilma Rousseff (PT) e a queda de Marina Silva (PSB) verificada em sondagens de outros institutos.
A petista se manteve com 40% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto Aécio chegou a 20% (crescimento de dois pontos percentuais) e Marina oscilou dois pontos, caindo para 25%.
É a quarta oscilação positiva do tucano e negativa da socialista. No início do mês, Marina tinha 20 pontos percentuais a mais do que Aécio. Agora, a distância caiu para cinco pontos.
Quando se considerada a disputa no primeiro turno apenas com os votos válidos (em que se exclui os brancos e nulos), Dilma fica 45%, Marina com 28%, e Aécio com 22%.
No segundo turno, Dilma ampliou a vantagem em relação a Marina. A presidente teria 49%, e a ex-ministra do Meio Ambiente, 41%. Considerando os votos válidos, os percentuais seriam, respectivamente, 54% e 46% a favor da petista.
A pesquisa anterior mostrava empate técnico entre as duas, com os índices de 47% para a petista e 43% para a pessebista.
Se fosse com Aécio, Dilma teria 50% das intenções de voto contra 41% do tucano. Nos votos válidos, a petista teria 55% e o tucano, 45%.
A margem de erro do Datafolha é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-00905/2014.
O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. Foram ouvidos 7.520 eleitores na segunda e terça-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário