quinta-feira, 2 de junho de 2016

NOVA PRESIDENTE DO BNDES VAI ACELERAR PRIVATIZAÇÕES

A nova presidente do BNDES, Maria Sílvia Bastos Marques, evidenciou, em seu discurso na transferência de cargo, no Rio, nesta quarta-feira, o maior protagonismo que o banco terá na agenda de privatizações e concessões, que deverá ganhar corpo no governo de Michel Temer como instrumento de ajuste das contas públicas. A intenção foi confirmada logo em seguida, pelo discurso do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
Além de referendar os planos, por parte do governo, de acelerar a venda de ativos e as concessões de projetos de infraestrutura, na tentativa de resolver a grave crise fiscal do país, Meirelles e Maria Sílvia deixaram claro o esforço que farão para mudar significativa o papel do banco na indução do desenvolvimento.
Com esta nova orientação, o banco caminha para um modelo de atuação que ganhou relevância nos governos de Fernando Collor, Itamar Franco e de Fernando Henrique Cardoso, quando, além de financiamento às empresas, dedicava-se a identificar ativos estatais para venda e concessão e a planejar tais processos. 
A nova presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)
Nos últimos 14 anos, o Banco foi o braço executor da política econômica do governo petista, com ênfase à maior participação do estado na economia, que se traduziu em volumes recordes de empréstimos subsidiados ao setor privado, financiamento à formação de “campeões nacionais” por meio de fusões e empréstimos a governos da América Latina para a realização de obras com empreiteiras brasileiras -- em especial, a Odebrecht e a Andrade Gutierrez. Algumas dessas operações atualmente estão sob escrutínio por investigações realizadas pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal, e em particular, da Operação Lava Jato. 
Maria Sílvia e Meirelles indicaram, ainda, a intenção de buscar deslocar o eixo principal de atuação, de financiamento a grandes empresas, em direção a projetos de infraestrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário