Ministro da Saúde Alexandre Padilha após uma conferência para médicos estrangeiros na Universidade de Brasília - (26/08/2013) (Ueslei Marcelino/Reuters)
A segunda rodada de inscrições para o programa Mais Médicos foi encerrada nesta sexta-feira com a confirmação de apenas 400 médicos brasileiros. Ao todo, 1.414 haviam dado início ao processo de inscrições. No entanto, apenas 28,3% deles homologou sua participação após a divulgação das cidades para onde seriam alocados. De acordo com o Ministério da Saúde, a participação brasileira cobre apenas 2,4% da demanda nacional.
Os profissionais brasileiros irão atuar em 217 municípios e em 10 distritos de saúde indígena. Dos 400 participantes, 232 seguirão para o interior e para regiões de alta vulnerabilidade social e 157 irão para periferias de capitas e regiões metropolitanas. Onze serão destinados a distritos indígenas. A região Nordeste irá receber o maior número de médicos.
Estrangeiros — As vagas remanescentes poderão ser preenchidas por médicos formados no exterior. De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento apenas 410 médicos com diploma no exterior concluíram a inscrição — as vagas serão ocupadas primeiramente por brasileiros formados no exterior e, em seguida, por estrangeiros.
A segunda rodada de inscrições foi aberta no dia 19 de agosto. Aderiram ao programa 4.025 municípios e 35 distritos indígenas, que apontaram a necessidade de 16.625 médicos atuando na atenção básica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário