IBC-Br, considerado um antecipador do PIB, indica retração na atividade econômica (Divulgação)
A atividade econômica brasileira começou o terceiro trimestre do ano em retração, indica o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta sexta-feira. Considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o indicador registrou queda de 0,33% em julho ante junho, de acordo com dados dessazonalizados. Em junho, o IBC-Br apresentou alta de 1,03% em relação a maio - o dado anterior, revisado nesta sexta, apontava alta de 1,13%.
O resultado de julho, que denota um mau começo do terceiro trimestre, vem em linha com previsões de economistas, que projetam retração econômica entre julho e setembro, após o PIB registrar expansão de 1,5% no segundo trimestre deste ano.
O indicador registrou ainda alta de 2,6% na comparação a julho do ano passado. No acumulado do ano, o IBC-Br teve expansão de 3,1% e, no acumulado dos últimos doze meses, de 2,3%.
De acordo com o último Boletim Focus, divulgado na última segunda-feira, economistas ouvidos pelo BC esperam que a economia brasileira tenha expansão de 2,35% neste ano, ante expectativa de 2,32% na pesquisa anterior
Nenhum comentário:
Postar um comentário