quarta-feira, 23 de outubro de 2013

ESCÂNDALO ANJULA EFEITO DA DOENÇA DE CRISTINA KICHBER

O impacto eleitoral que a doença de Cristina Kirchner poderia provocar na eleição legislativa na Argentina, neste domingo, foi neutralizado por alguns acontecimentos negativos para o governo, segundo analistas. É o caso do terceiro acidente em 20 meses com um trem da linha Sarmento, em Buenos Aires, no sábado, com mais de cem feridos, e do escândalo com o deputado kirchnerista Juan Cabandié.
Na semana passada, foi divulgado vídeo em que o parlamentar aparece dando uma "carteirada" em uma fiscal de trânsito ao levar uma multa.
"Acredito que a doença de Cristina tenha influído um pouco nos eleitores. Mas, logo depois, o oficialismo enfrentou problemas. O que havia de positivo foi logo neutralizado por esses fatos", disse à Folha o analista Rosendo Fraga, da Nueva Mayoría.
A presidente está afastada das atividades desde que foi operada para retirar um coágulo na cabeça, no dia 8.
"O impacto da saída de Cristina foi mais político, pois as pessoas já tinham os votos definidos. Algo politicamente ruim para o oficialismo foi o vice-presidente, Amado Boudou, que tem a pior imagem do governo, assumir a Presidência", diz o cientista político Patricio Giusto.
Para Mariel Fornoni, da Management & Fit, a ausência de Cristina não alterou as pesquisas eleitorais. Segundo levantamento da consultora publicado no jornal "Clarín", na sexta, 95% dos eleitores disseram que não mudarão seu voto por causa da enfermidade da presidente.
"E o afastamento dela não prejudicou a candidatura de Martín Insaurralde. O que mudou foi o tom da campanha dele", diz Mariel.
A pesquisa mostra que Insaurralde, principal candidato kirchnerista a deputado por Buenos Aires, diminuiu em três pontos a diferença para o primeiro colocado, Sergio Massa (40,55%). Agora ele receberia 33,3% dos votos.
Desde julho, Cristina tentava impulsionar a candidatura dele. Os dois apareceram juntos em vários eventos oficiais e ele viajou com ela para a Jornada Mundial da Juventude para tirar uma foto ao lado do papa Francisco.
Nas últimas semanas, a campanha de Insaurralde ganhou um novo marqueteiro. Agora, ele aparece mais despojado e sem a imagem de Cristina a seu lado em cartazes e nas propagandas de TV.
Solteiro até então, nesta semana ele assumiu o namoro com Jésica Cirio, modelo famosa por suas fotos sensuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário