Ministério Publico Federal e a Polícia Federal afirmaram nesta segunda-feira (3) que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi um dos responsáveis pela instituição do esquema de corrupção na Petrobras, quando ainda era parte do governo do ex-presidente Lula, e um dos beneficiários das propinas.
Dirceu foi preso nesta segunda, em sua casa em Brasília, onde já cumpria pena em prisão domiciliar por seu envolvimento no esquema do mensalão. Segundo o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, o funcionamento do esquema investigado pelaOperação Lava Jato é muito similar. “O DNA é o mesmo do mensalão”, afirmou Lima, em entrevista coletiva no fim da manhã. Lima disse que nos dois casos havia também compra de apoio político.
De acordo com as investigações, José Dirceu foi responsável pela indicação de Renato Duque para a diretoria de Serviços daPetrobras e de Paulo Roberto Costa para a diretoria de Abastecimento, este por sugestão de José Janene (ex-deputado do PP e um dos pivôs do mensalão). A partir daí, instituiu-se a prática de recebimento de propinas de empreiteiras em contratos da estatal. "A responsabilidade do José Dirceu é evidentemente, aqui, como beneficiário, de maneira pessoal, não mais de maneira partidária, enriquecendo pessoalmente", disse o procurador
Nenhum comentário:
Postar um comentário