O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na noite de segunda-feira a Havana para uma conferência sobre o herói cubano José Martí, mas há a expectativa de que faça também uma visita ao venezuelano Hugo Chávez, que se recupera desde dezembro de uma cirurgia contra um câncer na região pélvica.
Segundo a agência cubana Prensa Latina, o brasileiro chegou ao aeroporto da capital cubana por volta das 18h locais (21h em Brasília) e foi recebido pela vice-ministra de Relações Exteriores de Cuba, Ana Teresita Fraga González.
Oriol de la Cruz/Efe
| ||
| ||
Lula participará da Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo, uma reunião de pensadores, militantes e ex-autoridades que busca a formação de um pensamento para solucionar os problemas mundiais a partir da influência do herói cubano José Martí.
Martí é um dos mártires responsáveis pela independência de Cuba e um dos teóricos usados pelos irmãos Fidel e Raúl Castro para embasar a Revolução Cubana, em 1959. Lula ainda se reunirá com o ditador Raúl Castro.
O convite, de acordo com a sua assessoria, foi feito em agosto de 2011. A expectativa é que ele também visite Chávez, embora o programa da visita divulgado pela assessoria do petista não mencione essa informação. O ex-presidente brasileiro viajará na quarta (30) a Santo Domingo e depois a Washington.
O último boletim com a saúde de Chávez foi divulgado na sexta (25) pelo vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Ele afirmou que o presidente se recuperava da cirurgia, sem dar mais detalhes sobre o estado de saúde.
Na segunda (28), Maduro leu uma carta digitada que possuía a assinatura de Chávez na cúpula de países da América Latina e da União Europeia, em Santiago, no Chile.
Nenhum comentário:
Postar um comentário