Divulgação |
"O Demolidor de Presidentes" narra a trajetória de um polêmico líder |
Em "O Demolidor de Presidentes", a historiadora Marina Gusmão de Mendonça relata a trajetória do jornalista Carlos Lacerda (1914-77).
De família comunista --seu nome, Carlos Frederico, é uma homenagem a Karl Marx e Friedrich Engels--, Lacerda foi militante de esquerda e lutou contra o governo de Getúlio Vargas.
Em 1939, deixou o movimento comunista, considerando a ditadura do proletariado uma possibilidade mais nociva do que qualquer outro regime. Assim, passou a ser visto como a voz da direita conservadora daquele período.
Unido aos militares e à UDN (União Democrática Nacional), tentou impedir a posse do presidente Juscelino Kubitschek e de João Goulart, seu vice-presidente. Com renúncia de Jânio Quadros e deposição de Jango, o Brasil entra em uma nova ditadura.
Em quase 40 anos de atividade política, Lacerda foi um dos líderes políticos mais polêmicos do Brasil no século 20. Ele acabou cassado pelo golpe que ajudou a articular.
Gusmão de Mendonça, que também assina "Formação Econômica do Brasil", procura compreender o papel de Lacerda na história recente do país
Nenhum comentário:
Postar um comentário