O corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Francisco Falcão, pretende continuar em 2013 o trabalho de moralização do Judiciário. A intenção do ministro é implementar medidas que diminuam a corrupção e as infrações dentro da Justiça brasileira. Entre elas estão a proposta de uma resolução proibindo que eventos do Judiciário sejam patrocinados por empresas privadas , o que acontece muito em congressos de magistratura, aumentar a fiscalização contra os juízes que só trabalham três dias na semana – conhecidos como juízes TQQ pois só trabalham terça, quarta e quinta – e acelerar os julgamento de processos disciplinares de juízes acusados de desvio de conduta. Falcão já determinou a apuração de distribuição de brindes – como carro e viagens internacionais – ofertados por uma empresa em um jantar de confraternização da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis). “Levarei esse assunto do patrocínio da iniciativa privada ao plenário do CNJ na primeira sessão de fevereiro”, afirmou. Já a questão dos juízes TQQ é mais comum em comarcas de municípios pequenos já que os magistrados desses locais muitas vezes optam por morar na cidade grande mais próxima. Entretanto, a lei exige que o juiz more no mesmo lugar onde trabalha. “Serei rígido com a falta de cumprimento dessa norma, que está prevista tanto na Constituição Federal quanto na Lei Orgânica da Magistratura Nacional. O juiz tem de morar na comarca. A fiscalização será rigorosa”, ressaltou. Informações de O Globo.
segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
LEI VAI PROIBIR EX PRESIDENTES DE CONCORRER ÁS ELEIÇÕES
Sergio Lima/Folhapress | ||
O presidente do Senado, José Sarney, durante entrevista, em Brasília |
A seguir, trechos da entrevista realizada em 17 de dezembro:
Folha/UOL - Ao assumir a presidência do Senado o sr. disse que talvez fosse a última eleição que disputaria. É isso mesmo?
José Sarney - Uma vez o Virgílio Távora conversando comigo disse [que há] duas maneiras de a gente largar a política militante. Ou quando o povo largava a gente, ou quando a gente larga o povo. Nós temos outra, que é a idade. Eu, na minha idade, não posso jamais pensar em ser candidato novamente ao Senado.
Em 2015 o sr. pendura as chuteiras?
A política só tem uma porta. Disse isso no meu discurso de entrada na Academia Brasileira de Letras. Não tem porta de saída. Não poderei deixar de fazer política, de ser político.
Do ponto de vista político eleitoral?
Do ponto de vista político eleitoral?
Mandatos eletivos não vou ter mais. Também não quero ter atividades partidárias.
O sr. está com 82 anos. Como está a sua saúde?
Muitas vezes olhamos a nossa fotografia, mas não olhamos as nossas radiografias. Graças a Deus, eu estou bem. Não posso me queixar.
E a política brasileira?
O Brasil tem um gargalo a ultrapassar. A sua organização política. Nossas instituições políticas remontam ao século 19. Nós ainda não conseguimos uma estrutura política como aquelas que servem as democracias modernas e que dão estabilidade.
Por exemplo?
Hoje nós ainda estamos com as medidas provisórias. Essas medidas provisórias destruíram o Congresso. Ao mesmo tempo, jogaram nas costas do Executivo uma função que ele não tem. E jogaram nas costas do Legislativo também algumas funções que ele não tem.
A Constituição de 88 transferiu ao Poder Executivo, através das medidas provisórias, a capacidade de legislar.
Então, nem o Congresso funciona na sua plenitude. E, também, o Executivo fica muito dependente dessas medidas. O resultado é que se faz uma legislação circunstancial do dia a dia.
Mas todos os presidentes da República dizem que é muito difícil governar sem o instrumento da medida provisória...
Mas todos os presidentes da República dizem que é muito difícil governar sem o instrumento da medida provisória...
É essa a grande armadilha que foi feita. É porque sem as medidas provisórias, é impossível governar... E com elas, a democracia jamais se aprofundará e as instituições jamais se consolidarão. Quer dizer, o Congresso passou a entrar numa crise que vive até hoje.
De pouco poder?
De pouco poder?
De não legislar. Ele legisla para sancionar aquilo que o Poder Executivo já legislou, porque já está em vigor. As medidas provisórias. É isso que eu chamo de o grande gargalo.
A solução...
No Império, quando a Constituição passou a não funcionar, foi feito um ato adicional. O ato adicional, então, conseguiu estabelecer como funcionaria o regime parlamentarista, criou o conselho de Estado. Ao mesmo tempo, transformou o poder moderador para que o país pudesse realmente funcionar como funcionou.
Em algum momento, nós vamos ter um instrumento dessa natureza. Ou uma constituinte limitada para colocar a Constituição de 88 em termos de tornar o Brasil com uma governança moderna.
A Constituição é híbrida sobre esse ponto. É ao mesmo tempo parlamentarista e presidencialista. Nossa Constituição é tão falha que nós já temos 67 emendas constitucionais. Os artigos que têm nessas emendas são superiores aos artigos da Constituição. E temos em tramitação no Congresso 1.500 emendas constitucionais. E já passaram pelo Congresso nesses anos 3.500 emendas constitucionais.
No caso das medidas provisórias, algum presidente será generoso a ponto de entregar esse poder ao Congresso?
Esse é um ponto que nós temos. É que ninguém abdica de poder.
E como fazer?
Não se faz a reforma política porque todos os que estão em mandatos eletivos pensam que vão perder as condições que os levaram à conquista do mandato. E não se faz a reforma das medidas provisórias porque os presidentes acham que vão perder uma força muito grande.
Quando e como isso será resolvido?
Como todas as coisas de Estado se resolvem. Quando a crise se tornar paroxística.
Não é agora, então?
Não é agora, então?
Não é agora. Confesso que não vejo, numa visão de médio prazo, nenhuma possibilidade de que isto possa ocorrer. Como também eu estou no Congresso há 54 anos e vejo se falar em reforma política todo o tempo. E eu, às vezes, me entusiasmo, até tenho tido várias iniciativas. Digo: "Agora, nós vamos fazer". Mas, evidentemente, quando o assunto entra em marcha, não vai. Não avança.
Quando avançará?
Esse assunto só vai ser resolvido quando nós mudarmos do regime presidencialista para o regime parlamentarista. Eu acho hoje que nós devemos entrar no regime parlamentarista. Por quê? Porque nos momentos de crise, cai o governo. E a estrutura continua estável. Não cria crise. Aqui, no regime presidencial, qualquer crise atinge o próprio governo. Para sair disso, é muito difícil.
No Império, nós tivemos o Poder Moderador. Na República, quando começou a República, começou logo a ter os seus problemas. Primeiro foram as eleições. Como fazer eleições se o povo quer votar no regime monárquico? Chegou ao ponto em que o ministro da Justiça, que era o Campos Sales, fez uma reunião e disse: "Olha, temos que fazer uma legislação para fraudar a eleição".
Foi a chamada República Velha, com aquela legislação em que o Pinheiro Machado ficava na porta do Congresso reconhecendo os mandatos. "Esse é nosso. Entra. Esse é mais ou menos, corta". É isso que aconteceu.
O que deu? Nas crises, as Forças Armadas queriam e assumiram essa função de poder moderador. Elas mesmas diziam ter "destinação histórica" e começaram com as intervenções militares. Essas intervenções militares foram, periodicamente, se manifestando ao longo das crises que se criavam no Brasil.
Numa democracia moderna, amadurecida, essa função de poder moderador é feita nos países parlamentaristas. Países presidencialistas têm muito pouco no mundo hoje. A não ser países autoritários, com ditadores.
Os EUA são uma exceção?
Uma exceção, mas é muito diferente. O sistema americano funciona, mas o Congresso também funciona fiscalizando o Executivo permanentemente. É um regime muito diferente. Realmente, a federação existe. No Brasil, não existe mais a federação.
E como será até chegar o parlamentarismo?
Até lá, nós vamos viver baseados na qualidade do presidente da República de manter o país estável.
Alguma coisa será aprovada no curto prazo do que se chama reforma política?
Duas coisas vão ser aprovadas. Primeiro, o financiamento de campanhas. Isso aí, nós vamos aprovar. Essa é uma parte que vai se fazer.
O que mais?
O que mais?
Proliferação de partidos. Vai se encontrar uma solução porque todos já estão sentindo que é impossível. Principalmente agora que a Justiça decidiu que eles têm acesso imediato ao fundo partidário e à televisão.
Está acontecendo um fenômeno que está matando os partidos grandes. Porque ninguém quer mais concorrer em partido grande. O que todo mundo faz: vendem-se pequenas legendas, fazem esses acordos espúrios em nível baixo. Então, os candidatos que são eleitos têm votação que às vezes correspondem a um terço da votação, ou muito menos do que isso, dos candidatos que foram eleitos nos grandes partidos.
Ainda existe o risco de volta dos militares?
Isso afastamos definitivamente. O Brasil superou essa fase.
E quais valores emergiram no lugar?
Primeiro, estamos atravessando o maior período em que o país já teve de estabilidade constitucional sem nenhum problema, nenhuma ruptura. Funcionou de tal maneira que tivemos até um impeachment de um presidente. E o país caminhou.
A Constituição de 88, se por um lado deu problemas, por outro deu uma estabilidade muito grande que o país necessitava, que foi a sua visão social. Nós entramos com uma visão social e não somente com a visão econômica que tínhamos. Isso fez com que tivéssemos uma paz social. O povo participou mais da riqueza nacional. Nós tivemos essa grande melhoria de vida do povo e alguns valores emergiram. O valor da liberdade. O valor da igualdade. A busca da transparência.
É quase a revolução francesa...
Liberdade, igualdade, também, e fraternidade. Fraternidade o povo brasileiro já tem no fundo. Nós já temos uma massa capaz de manobrar a fraternidade porque, realmente, nós temos uma formação de um povo pacífico.
Mas o patrimonialismo persiste.
Esse é um fenômeno histórico que vem da colônia. Os portugueses vieram para cá não para criar uma nova pátria, mas para enriquecer. Naquele tempo, à custa de quê? A custa do Estado. E voltar para a metrópole.
Ao longo do tempo, essa mentalidade foi a do Estado protetor. O Estado que faz tudo. De onde saem todas as dádivas. Tudo acontece por causa do Estado. Até mesmo hoje isso remanesce. Todo mundo quer uma lei.
É que nós vemos no Congresso. Ninguém sabe quantas leis temos no Brasil. Trezentas mil? Ninguém conhece. Todas buscando proteger, de alguma maneira, alguma coisa. As carreiras. Todo mundo quer estender o seu poder, os seus benefícios. Participar do Estado protetor.
Agora em 2012 o Senado aprovou a regulamentação da profissão de historiador...
Para você ver a que ponto nós estamos chegando. Até profissão de historiador. Quer dizer, agora eu até não sei se estou me excedendo quando escrevo sobre história, não é? [risos].
Além do patrimonialismo na relação com o Estado, há o personalismo na política...
É porque os partidos políticos no Brasil praticamente não existem. Nós não temos uma tradição de partido nacional.
Partido nacional no Brasil foi tratado na Lei Agamenon Magalhães de 1946. Outros países da América Latina tinham partidos centenários. E nós [não]. Por quê? Porque nós tínhamos partidos estaduais. Essa tradição de partido estadual remanesce até hoje.
Se olharmos bem, vamos verificar que os partidos são ainda regionais. Quando os militares assumiram o poder em 1964, acabaram com os partidos. Mas foram obrigados, por essa tradição brasileira e pelas realidades locais, a criar as sublegendas. Que, na realidade, ao invés de ter dois partidos que eles criaram [Arena e MDB], naquele tempo com 23 estados, eles dobraram. As sublegendas se disseminaram e ficaram como partidos.
Quando se fundou o Partido Libertador, foi do Rio Grande do Sul. O Partido Republicano era um partido mineiro. Hoje, os grandes partidos são todos de São Paulo. A partir de São Paulo, nos Estados eles funcionam quase como registradores de candidatos nas eleições. Do PMDB de São Paulo, nasceu o PSDB. O PT é um partido também que nasceu em São Paulo. Se nós estudarmos cada um deles, vamos verificar que a origem é estadual.
Algum partido é mais nacional?
Nenhum.
Nem o PT?
Não. O PT não foi fundado como um partido, mas como uma federação de tendências num mundo ainda profundamente marcado pela ideologia que desapareceu. É difícil o PT ter unidade.
Mas o PT tem um amálgama que é o ex-presidente Lula.
Ele [o PT] tem uma coisa que, no Brasil, os partidos nunca tiveram. Como um partido de massa, ele se transformou num partido da classe operária.
O modelo do PT é de um partido de massa. Baseado muito nos partidos europeus que têm também o seu braço sindical. O PT tem as suas centrais [sindicais] e capacidade de mobilização.
Como foi sua reconciliação com o ex-presidente Fernando Collor?
Nós não tivemos um momento de reconciliação porque, no meu temperamento, eu não gosto de declarar guerra a ninguém. Podem declarar a mim. Mas eu não aceito adversário voluntário. Eu me coloco como se fosse uma terceira pessoa nesses fatos. No caso, nunca tive problema de natureza pessoal com o presidente Collor. No governo, ele me atacou muito. Na campanha ele me atacou muito. Todos eles. Não tive um candidato que me defendesse. Era difícil sobreviver.
Por que Ulysses Guimarães, candidato a presidente pelo PMDB, também partido do sr., não o defendeu em 1989?
O Ulysses cometeu um grande equívoco: achar que rompendo com o governo, ele teria o apoio da opinião pública. Na realidade, nenhum governo em qualquer situação deixa de ter, no mínimo, 20% de apoio na opinião pública.
O Ulysses resolveu que até na convenção proibissem que os candidatos do PMDB subissem com os nossos ministros que eram do PMDB no palanque. Isso foi uma decisão tomada pelo então [candidato à] vice-presidente, Waldir Pires.
Diante disso, o PMDB não podia ter legitimidade popular para atrair os que eram contra o governo. O PMDB tinha sido instituidor do governo. Tinha participado do governo. Participava do governo.
Então, abriu esse espaço. Entrou o PT e entrou o Collor -que não sendo atraído pela parte ideológica, tinha entre todos os outros partidos a opinião nacional, classe média, classe conservadora.
Com essa fragilidade, nas eleições de 89, Lula foi para o segundo turno com 16% do eleitorado. O Ulysses teve 4%. Se ele tivesse tido o nosso apoio, se ele tivesse se integrado às nossas forças, porque eu dei liberdade a todos os meus amigos, os nossos ministros, ele teria no mínimo 20%, 25% e iria para o segundo turno. Inevitavelmente, seria eleito. Ele foi vítima dos seus próprios companheiros.
Ulysses ajudou a cristalizar a fragmentação já existente no PMDB?
O PMDB se fragmentou todo quando ele perdeu a perspectiva de poder. Sabiam todos que o Ulysses não seria eleito, que essa estratégia tinha falido. Então, o PMDB se fragilizou.
Em 1989, Lula e o PT o criticaram. Agora, são seus aliados. O que se passou?
Eu acho que durante a campanha de 89 ele não me atacou tanto pessoalmente. O Collor era muito mais pessoal.
Lula atacava mais o governo. Não tivemos esse embate de pessoa a pessoa.
Não tive nenhuma ligação com o Lula. Mas quando eu escrevia na "Folha de S.Paulo", quiseram fazer uma campanha contra o Lula. Eu era absolutamente adversário do Lula, tinha uns 15 anos depois que eu já tinha deixado o governo. Eu fiz um artigo "A Lula o que é de Lula". Dizendo que ele, sendo um líder operário, não podia ser atacado da maneira como ele estava.
Teve algum momento em que conversaram pessoalmente naquele período?
Nunca conversei pessoalmente com o Lula naquele período.
E no governo Lula?
Olha, dizem assim: "O Sarney está apoiando o governo". Eu nunca saí da minha casa para ir à casa de ninguém e dizer assim: "Eu vim aqui para lhe apoiar". O Lula foi à minha casa três vezes. Na campanha dele. Buscaram o meu apoio em companhia do José Alencar.
A conversa era no sentido de apoiar-lhe. Eu achei que era do meu dever. Para mim, era muito bom. Durante todo esse tempo de político [eu era] tido como um político conservador. Eu vi essa possibilidade de nós termos um operário no poder. De concluir o ciclo republicano com 100 anos da República. Nós saímos dos baixareis que fizeram a República: Prudente de Moraes, Campos Sales. Já entramos no Rodrigues Alves, que era um dos barões do café e era monárquico. Percorremos os militares que ocuparam [o poder]. E chegarmos a esse período com um operário no poder.
Nenhuma classe brasileira pode dizer que esteve fora das decisões nacionais. Isso me deu a responsabilidade de dizer que eu, apoiando o Lula naquele momento, afastava um pouco o medo que se tinha, nacionalmente, de que o Lula ia fazer uma revolução socialista.
Como seria institucionalmente correto o Brasil cuidar de seus ex-presidentes da República?
Eu acho que nós devíamos ter, no Brasil, uma legislação que não permitisse a nenhum ex-presidente da República, deixando o governo, que ele voltasse a qualquer cargo eletivo.
Devia ser proibido?
Devia ser proibido.
Contrariando, inclusive, a sua carreira, a de Itamar Franco e de vários?
Devia ser proibido. Devia-se dar ao ex-presidente da República as condições para ele exercer as funções do ex-presidente da República.
Quais são elas?
Tendo sido um presidente da República, é detentor de informações muito preciosas. Ele é detentor de uma visão do Brasil, do seu país, em nível internacional, da sua inserção a nível mundial. Pode ser um braço não governamental das negociações em que o governo não pode entrar diretamente, para ser um homem apaziguador. Essa é a função do ex-presidente, como ele exerce nos Estados Unidos. Mas ele tem que ter condições.
Quais condições?
O Estado devia dar-lhe uma pensão de sobrevivência [ao ex-presidente], assegurar um escritório, viagens, segurança permanente. Porque um ex-presidente deixa no governo inimigos, deixa pessoas no mundo dessa natureza.
Hoje um ex-presidente tem direito à segurança e a uma pensão...
Não, pensão não tem. Tem direito à segurança, isso a legislação brasileira assegura. São seis pessoas que formam seu staff. A segurança e mais três assessores.
O Estado paga os salários desse staff?
Desse staff.
O que mais deveria ter?
Exatamente o que tem nos Estados Unidos, não mudaria nada.
Descreva.
Ele [o ex-presidente] tem direito a um escritório. Forma o seu escritório numa repartição pública qualquer. O governo dá a ele, ou ele estabelece o escritório. Dá uma verba anual de representação, paga esses funcionários lá da representação, as pessoas que trabalham lá com ele. Dá condições de mobilidade, dá segurança e dá apoio ao ex-presidente.
Com isso, o [Jimmy] Cárter [ex-presidente dos EUA] viaja o mundo inteiro. O [Bill] Clinton tem feito a mesma coisa. Todos os ex-presidente americanos fazem isso.
Mas por que então o sr. como ex-presidente voltou para a vida eleitoral?
Naquela época em que eu tinha deixado a Presidência, eu não pensava em voltar à política. Mas houve o problema do Collor. Todas as forças políticas que tinham ficado contra mim foram me pedir que eu voltasse. Porque com esse temperamento moderador, do diálogo, de sempre procurar harmonizar conflitos, eles achavam que era importante a minha presença dentro do Congresso Nacional. Eu aceitei voltar para prestar um serviço ao país naquele momento.
Mas não era novidade porque o Rodrigues Alves também voltou. O Itamar Franco, o Getúlio [Vargas], o Juscelino [Kubitschek].
O sr. não aconselharia o seu agora aliado Lula a disputar um cargo em 2014?
Em teoria, eu estou lhe dizendo o que acho que deveria ser a Presidência da República. Mas essas são decisões pessoais, que cada um tem que tomar.
O sr. vê ânimo no Congresso para aprovar algo como o sr. defende?
Não. A primeira coisa que dizem é que não se pode dar privilégio, que considera-se isso privilégio. Mas, na realidade, não é privilégio. O país está investindo nos seus homens públicos, que se deve preservar.
Hoje, 17 de dezembro de 2012, quando estamos gravando esta entrevista, o jornal "O Estado de S. Paulo" publica que está sob censura há 1.235 dias, por decisão judicial, impedido de divulgar dados de uma operação da Polícia Federal que investigou seu filho, Fernando Sarney. Por que esse caso dura tanto tempo?
Os advogados entraram com essa ação. No dia que deu entrada, eu publiquei uma nota dizendo que não concordava. Por quê? Sempre tive a tradição de defender a liberdade de imprensa e todos os seus setores no Brasil.
Mas por que imediatamente não retirou [a ação] então?
Retirou.
Mas demorou para retirar...
Não demorou...
...Alguns meses.
Demorou alguns meses para retirar, mas ele retirou...
O governo anterior do ex-presidente Lula e setores do PT, até hoje, falam sobre a necessidade de haver um "controle social da mídia". O que o sr. acha disso?
Eu sou contra qualquer controle de mídia. Nunca a imprensa foi tão dura com um presidente da República quanto como foi comigo no meu tempo. Mas alguns excessos de liberdade de imprensa são corrigidos pelo tempo.
Cabe ao Senado sabatinar os indicados para o Supremo Tribunal Federal. Essas sessões de sabatina são quase uma homenagem. Como melhorar isso?
É ter uma consciência de quem é indicado para ministro do Supremo Tribunal, como para os outros cargos públicos, deve se submeter ao Senado não como se já fosse ministro, mas como um pleiteante que suas qualidades devem ser julgadas e avaliadas.
Os senadores que fazem parte da comissão, que vão inquirir, devem aprofundar, ter a noção de que ali não está a pessoa que já é detentora do cargo, mas que está sendo sujeita ao seu exame. Eu concordo perfeitamente com você.
Deve se repetir a chapa PT-PMDB com Dilma para presidente e Michel Temer de vice?
Acredito que sim. Eu acho que não há nada que possa dizer que não deva ser. A aliança com o PT e com o PMDB, ela hoje não tem nenhum problema.
O senador Renan Calheiros deseja ser seu sucessor como presidente do Senado. Está trabalhando para conseguir os apoios. Quais são as chances de Renan Calheiros?
Dentro do Senado, nós temos o regimento que manda que a Comissão Diretora da Casa seja constituída com a proporcionalidade dos partidos. Assim, o partido majoritário indica o presidente. E os outros indicam proporcionalmente para os outros cargos. Então é dentro das bancadas que se vai fazer a escolha. Nós devemos respeitar a decisão da bancada. Agora, ele [Renan] é um nome de grande expressão dentro da bancada.
Outros poderiam ocupar a mesma posição?
Não vejo ninguém pleiteando, exceto Renan.
Ao deixar de ser presidente do Senado, como será a sua rotina a partir de 2013?
Você sabe que os homens que viajam no espaço, quando eles entram na atmosfera da Terra, eles vão se adaptando à atmosfera, a essa situação que se cria. De maneira que eu já estou nessa fase, preparando-me para deixar a vida parlamentar, que é muito difícil.
Mas quais são seus planos?
Assim que eu deixar o Senado, que não tiver compromissos partidários, eu acho que é muito difícil eu resistir à paixão de voltar ao Maranhão. É uma saudade que não passa.
GOVERNO GASTA SÓ 18% NA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO
BRASÍLIA - O ritmo lento das obras da transposição do Rio São Francisco reflete as dificuldades que o governo vem enfrentando para levar adiante os investimentos na área de infraestrutura no País. Até 20 de dezembro, só 18% do Orçamento disponibilizado para 2012 havia sido desembolsado pelo Ministério da Integração Nacional. A execução se restringiu, basicamente, a restos a pagar dos anos anteriores. Com isso, o cronograma da megaobra de Dilma começou a ser afetado.'
Uma nova licitação foi lançada no final do ano e pode levar para 2014 a inauguração do trecho piloto da obra, antes previsto para entrar em funcionamento ainda neste dezembro. O governo, apesar disso, mantém para 2015 a previsão de conclusão total da obra - que é a maior do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Nordeste.
O Ministério da Integração Nacional atribui a baixa execução financeira aos contratos que tiveram de ser rescindidos com algumas empresas, criando a necessidade de abertura de novas licitações, algumas das quais só serão abertas em março. No eixo leste, só R$ 32,4 milhões foram pagos do Orçamento deste ano.
A dotação inicial era de R$ 439,9 milhões, mas, diante das dificuldades de execução, foi reduzida para R$ 149,9 milhões. No eixo norte, os recursos disponíveis foram aumentados, chegando a R$ 790 milhões, mas pouco mais de R$ 140 milhões foram efetivamente pagos.
A obra, como aconteceu com boa parte dos investimentos do governo federal, foi tocada basicamente com a sobra de orçamentos anteriores. Na Transposição foram aplicados R$ 501 milhões de restos a pagar. O valor é pouco mais da metade do que o governo tinha de sobra. Para 2013, a cota de restos a pagar chegará a R$ 1,4 bilhão.
Atrasos. O calendário da Transposição tem sido afetado, ainda que o governo se recuse a revisar a previsão de conclusão para 2015. O projeto piloto, um trecho de cerca de 16 quilômetros no interior de Pernambuco, tinha previsão de inauguração agora em dezembro, mas as obras estão longe do fim.
O governo lançou um novo edital em novembro e o contrato com o consórcio que terá a responsabilidade de terminar o trecho será assinado somente em 2013. O ministério prevê, agora, que a água do São Francisco comece a correr nesse trecho em setembro de 2013, mas a licitação dá prazo de um ano para que o novo contratado conclua o serviço, podendo estender as obras para 2014.
O atraso no projeto piloto frustra os planos do ministro Fernando Bezerra Coelho, que contava com a inauguração para afastar as críticas ao ritmo da obra, lento desde o início do governo Dilma Rousseff. O trecho é considerado importante por reunir alguns dos principais elementos da obra, como barragem, ponte e aqueduto, além dos canais, possibilitando um primeiro teste prático de como a Transposição vai funcionar.
O Orçamento total da obra chegou a R$ 8,2 bilhões e R$ 3,5 bilhões já foram investidos. Dos 16 lotes, sete estão em andamento e apenas um concluído. Foram realizadas rescisões parciais em alguns trechos e novas licitações serão lançadas até março de 2013, segundo a previsão da pasta.
O ministério informou ainda que dois lotes estão com as obras paralisadas. As empresas já foram advertidas e multadas. Foi aberto ainda um processo para suspendê-las de licitações da pasta e declará-las inidôneas, o que impediria sua contratação por qualquer outro órgão público
domingo, 30 de dezembro de 2012
P.T. COMPLETA DEZ ANOS NO COMANDO DO BRASIL
Lula recebeu a faixa em janeiro de 2003 |Foto: Divulgação
Exibindo músculos na política, mas com um forte abalo em uma de suas principais bandeiras, a ética, o PT completa na próxima terça-feira (1º) dez anos no comando do país. A legenda chegou ao poder com a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro de 2003. De imediato aderiu aos métodos tradicionais da política brasileira. Apesar dos abalos, ainda é favorito para emplacar a quarta vitória presidencial seguida em 2014 - tanto Dilma Rousseff quanto Lula lideram com folga as pesquisas de intenção de voto. Dentre os inúmeros problemas enfrentados, a legenda tenta superar o desgaste causado pelo mensalão, considerado o maior escândalo da era Lula (2003-10
QUASE SEIS MILHÕES DO PAC NÃO FORAM USADOS EM 2012
Até o último dia 15 de dezembro, duas semanas para encerrar 2012, R$ 5,7 bilhões de reais em recursos reservados para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nem sequer haviam cumprido a primeira etapa do processo de gasto público, que é o empenho, correspondente a uma reserva do dinheiro do Orçamento para pagar um determinado contrato. "É uma frustração do planejamento", disse o secretário do PAC, Maurício Muniz. Segundo ele, porém, os últimos dias do ano são justamente os que mais concentram assinaturas de contratos e os consequentes empenhos dos recursos. Os técnicos chamam essa correria de fim de ano de "dezembrada", e não raro trabalham até meia-noite do dia 31 de dezembro. Tudo o que é empenhado pode ser gasto nos anos seguintes, como "restos a pagar". A expectativa de Muniz é que até o encerramento do ano os valores empenhados alcancem mais de 90% dos R$ 47,4 bilhões em recursos públicos destinados ao programa em 2012. Levantamento feito no portal Siga Brasil, do Senado, mostra que a maioria dos 479 projetos do PAC feitos com verba orçamentária já havia comprometido ao menos parte de sua dotação orçamentária. Mas um conjunto de 115 registrava empenho zero até o dia 7 de dezembro. De tudo o que foi empenhado em 2012, apenas 8,6 bilhões de reais correspondem a obras e serviços concluídos até o momento e, portanto, o dinheiro foi pago ao fornecedor. Esse volume deverá aumentar até o encerramento do ano, mas perto de 30 bilhões de reais só serão pagos em 2013 ou nos anos seguintes, compondo os chamados "restos a pagar"
DILMA PROMOVE INCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL
A presidente Dilma Rousseff destacou o crescimento da inclusão social, com o combate à desigualdade, além da solidez econômica do Brasil, em artigo sobre os dez anos de governo federal do PT (2003-2012), publicado hoje no jornal "Folha de S.Paulo". Segundo ela, nos oito anos de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e nos dois sob o comando dela, as prioridades foram educação, saúde e habitação para todos, bem como a retomada de investimentos públicos em infraestrutura e na competitividade da economia.
"O Brasil que emerge dos últimos dez anos é um país mais inclusivo e sólido economicamente. O objetivo do meu governo é aprofundar estas conquistas", escreveu a presidente. Dilma citou ainda que a crise econômica mundial, iniciada em 2007, "devastou milhões de empregos e esperanças", mas que no Brasil ocorreu o contrário, com cerca de 40 milhões de pessoas incorporadas à nova classe média. Ela destacou também o combate à miséria extrema, o crescimento da renda, e a queda da desigualdade desde 2003. "Nesta década, foram criados, sem perda de direitos trabalhistas, 19,4 milhões de novos empregos", informou.
Sem citar nomes de ex-presidentes anteriores a Lula, Dilma reconhece, no artigo, que "os avanços dos últimos dez anos (...) foram construídos sobre uma base sólida". Para ela, "desde o fim do regime de exceção, cada presidente enfrentou os desafios do seu tempo. Eles consolidaram o Estado democrático de Direito, o funcionamento independente das instituições e a estabilidade econômica".
No texto, Dilma mencionou ainda medidas anunciadas em 2012, como os planos de concessões, de reduções da carga tributária, da tarifa de energia e a desoneração da folha de pagamentos para vários setores. Ela também voltou a defender o uso dos recursos oriundos da exploração do petróleo no Pré-sal para educação. "É a educação que irá nos transformar em um país socialmente menos injusto e economicamente mais desenvolvido", escreveu a presidente, que reafirmou como desafio para os próximos anos o fim da miséria extrema e ampliação da competitividade da economia.
MEGA SENA PAGARÁ 23O MILHÕES AMANHÃ!
O concurso Mega-Sena da Virada, que será sorteado amanhã (31), deve pagar o maior prêmio da história das loterias. A estimativa da Caixa é que o valor total deve chegar a R$ 230 milhões.
Desde a última segunda-feira (24), os sorteios da Mega-Sena estão suspensos e todo o valor arrecadado será direcionado para a Mega da Virada. As apostas vão até o dia 31, às 14h. O valor mínimo é de R$ 2.
Caso ninguém acerte as seis dezenas, o prêmio será dividido entre os vencedores da quina. Na edição do ano passado, cinco bilhetes dividiram um prêmio de R$ 177,6 milhões.
No sábado (22), nenhum bilhete acertou as seis dezenas do concurso 1.454, sorteadas em São Paulo. Os números foram: 04 - 27 - 29 - 41 - 48 - 52. De acordo com a Caixa, 144 apostas acertaram a quina e cada uma vai receber o prêmio de R$ 23.883,32. A quadra, acertada por 11.007 apostas, vai pagar R$ 446,36 para cada ganhador.
Neste ano, o apostador que montar um bolão em grupo pode ter um recibo individual. Segundo a Caixa, a ação pode garantir uma segurança maior aos apostadores de bolão.
RECORDE
A Mega da Virada de 2010 bateu recorde e pagou um prêmio de R$ 194 milhões dividido por quatro apostas --cada um levou para casa mais de R$ 48,5 milhões.
sábado, 29 de dezembro de 2012
CAMAMU-BA TERÁ NOVA ELEIÇÃO EM MARÇO
CAMAMU: NOVA ELEIÇÃO A PREFEITO EM MARÇO
28/dez/2012 . 14:36 | Autor: Seu Pimenta
Dois dos candidatos a prefeito de Camamu – Ioná Queiroz (PT) e Américo José da Silva (PR) - tiveram as candidaturas indeferidas. A eleição foi anulada pois, juntos, eles obtiveram mais de 50% dos votos.
Emiliana de Zequinha da Mata (PP) foi a única apta a disputar o pleito, mas obteve pouco mais de 20% dos votos válidos. O tribunal já havia anulado a eleição no início deste mês, definindo agora a data do pleito. Os partidos terão até o dia 6 de janeiro para realizar convenções para definir os nomes dos candidatos a prefeito.
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA, RECUSA DAR TÍTULO A JOAQUIM BARBOSA
Dominada pelo PT, a Assembleia Legislativa da Bahia recusou-se a homenagear o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, com o título de cidadão baiano.
Barbosa, que é mineiro, exerceu carreira no Rio de Janeiro e em Brasília.
Essas homenagens são aprovadas sem formalidades quando há acordo entre líderes das bancadas. A liderança do governo Jaques Wagner (PT) na Casa, contudo, não aceitou conceder o título.
A proposição precisará passar agora em votação secreta pela Comissão de Justiça e só será apreciada novamente a partir de fevereiro, após o recesso parlamentar.
Segundo o deputado Zé Neto (PT), líder do governo, o pedido feito por um integrante da oposição, no último dia 26, foi "de última hora" e apenas para "criar polêmica". "Já tínhamos uma lista com dez nomes encaminhados para aprovação", afirma.
Neto nega revanchismo. "Quem indicou Joaquim Barbosa para o Supremo fomos nós [PT]", diz, antes de acrescentar: "Os mesmos que estão aplaudindo excessos [no julgamento do mensalão] foram os beneficiados pelo fechamento do STF na ditadura".
Para o autor da proposição, o deputado estadual Luciano Simões (PMDB), a recusa está ligada a uma "postura de vingança" de petistas.
O presidente da Assembleia baiana, Marcelo Nilo (PDT), concordou com o veto à homenagem para Barbosa. O STF informou que o ministro não comentaria o assunto.
Entre os nomes que receberam o título estão o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) e o sérvio Dejan Petkovic, ex-jogador do Flamengo.
Sergio Lima/Folhapress | ||
O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo e relator do processo do mensalão |
PRESIDENTA PASSA REVEILLON NA BAHIA
Foto: Secom-BA
Com a presença da presidente Dilma Rousseff, já é certo que a praia de Inema será o metro quadrado mais poderoso do Brasil na noite do Réveillon. Mas o lugar vai atrair ainda mais os olhares da imprensa com a visita do governador Jaques Wagner (PT), que pode festejar a chegada de 2013 ao lado da mandatária nacional. A possibilidade foi confirmada pela assessoria do chefe do Executivo baiano. Após ser recepcionada por Wagner, Dilma disse que iria convidá-lo para “uma conversa”, informou a assessoria, ao confirmar que o diálogo pode acontecer na noite do dia 31. Algumas autoridades locais vão deixar a capital baiana para curtir os festejos em outras plagas. É o caso do presidente da Assembleia Legislativa , Marcelo Nilo (PDT), que vai comemorar o início do ano em Guarajuba, no Litoral Norte, também com a família. Quando os fogos de artifício começarem a iluminar o céu da Bahia, Nilo fará um pedido especial para 2013. “Que tenhamos muita chuva porque o nosso maior problema este ano foi a seca. Desejo que São Pedro seja mais generoso com os baianos no ano que vem”, declarou ao Bahia Notícias. O prefeito João Henrique (PP) vai ficar em Salvador, mas não divulgou o lugar onde assistirá à chegada do novo ano. O futuro gestor da capital baiana, ACM Neto (DEM), vai ficar na cidade e comemorar na casa dos seus pais, no bairro da Graça.
sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
DILMA DIZ QUE M.P. GARANTE INVESTIMENTOS PARA O GOVERNO
Ed Ferreira/Estadão
Dilma Rousseff concede entrevista durante café da manhã com jornalistas no Planalto
Sem conseguir aprovar o Orçamento de 2013, a presidente Dilma Rousseff abriu crédito extraordinário de R$ 42,5 bilhões na peça deste ano. A manobra, operada em momento de baixo crescimento econômico, foi feita sob medida para evitar uma paralisia de gestão nos primeiros meses de 2013. O volume de recursos que será liberado por medida provisória - sem a chancela do Congresso - ultrapassa um terço de todo o investimento previsto para o ano que vem.
A prioridade é liberar dinheiro para a modernização de portos e aeroportos, que depois serão concedidos à iniciativa privada, e também para a construção de rodovias. Ao usar uma medida provisória para garantir os investimentos, o governo está comprando uma briga jurídica. Em 2008, o Supremo Tribunal Federal considerou ilegal o expediente de abrir crédito extraordinário no orçamento por esse meio.
Dilma afirmou nesta quinta-feira, em café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, que o objetivo é evitar uma “interrupção dos investimentos no início de 2013”. Ela minimizou a crise com o Congresso, provocada pela ameaça dos parlamentares de derrubar o veto imposto à Lei dos Royalties, que teve como efeito colateral a paralisia do Legislativo e a não aprovação do Orçamento
DEPOIS DE ROSE E VALÉRIO, LULA SÓ DA ENTREVISTA Á TVT
Desde o final de novembro, quando foi deflagrada a operação Porto Seguro, que atingiu sua ex-assessora Rosemary Noronha, o ex-presidente Lula tem evitado falar com a imprensa, mas concedeu três entrevistas exclusivas à TVT (TV dos Trabalhadores).
Ele não foi questionado em nenhuma delas sobre as acusações que custaram o cargo da ex-chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha, denunciada pelo Ministério Público Federal sob suspeita de corrupção.
Em 29 de novembro, seis dias depois do início da Porto Seguro, Lula falou à TVT na abertura de um evento de catadores de material reciclável. "Beleza? Tranquilão?", disse o repórter ao cumprimentar o ex-presidente, a quem só chamou de "você".
Os únicos temas da conversa, na qual o petista exaltou o crescimento da TVT, foram iniciativas do governo Lula para os catadores e uma homenagem que ele havia recebido da categoria.
Reprodução | ||
Lula em entrevista à TVT em novembro, quando festejou a expansão da emissora que ajudou a criar |
No dia 7 de dezembro, Lula deu nova entrevista à emissora, após uma palestra no sindicato dos metalúrgicos da Alemanha e um encontro com líderes do Partido Social Democrata alemão, em Berlim.
Lula foi questionado sobre qual deveria ser a "agenda internacional dos trabalhadores" e como o Brasil poderia ajudar a Europa em crise.
Lula deu a terceira entrevista, na semana passada, logo depois da divulgação do novo depoimento em que o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, operador do mensalão, faz acusações contra o ex-presidente.
Lula falou à TVT após a posse do novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Apesar de o evento ter sido um ato de desagravo a Lula pelos "ataques", a emissora não lhe perguntou sobre as acusações de Valério. À TVT Lula deu declarações otimistas sobre as perspectivas para o próximo ano
A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara recebeu nesta quinta-feira (27) o pedido de renúncia do deputado Carlinhos Almeida (PT-SP), o que abre espaço para que o ex-presidente nacional do PT e réu condenado no julgamento do mensalão,José Genoino, tome posse como parlamentar já na próxima semana.
Segundo informações da Câmara, o documento pede a desincompatibilização de Almeida do mandato a partir do dia 1º de janeiro, quando assume como prefeito de São José dos Campos (SP).
Sérgio Lima - 17.jun.2010/Folhapress |
O ex-presidente do PT José Genoino, condenado pela maioria do STF por corrupção ativa |
Genoino foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e a uma pena de 6 anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto, mais o pagamento de R$ 468 mil em multas.
Ele é o primeiro da lista para assumir um posto na coligação formada nas eleições de 2010, segundo dados levantados pela Câmara. O ex-presidente do PT é o segundo suplente da coligação, mas o primeiro, Vanderlei Siraque (PT-SP), assumiu como deputado federal na vaga deixada por Aldo Rebelo, atual ministro do Esporte.
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), vem defendendo que Genoino tem o direito de assumir o posto mesmo após o STF ter determinado a perda dos diretos políticos dos condenados no julgamento do mensalão. Para Maia, as decisões da corte só valem após o processo ter sido transitado em julgado
JOSÉ GENOINO DO PT PODE TOMAR POSSE NA CÂMARA FEDERAL
A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara recebeu nesta quinta-feira (27) o pedido de renúncia do deputado Carlinhos Almeida (PT-SP), o que abre espaço para que o ex-presidente nacional do PT e réu condenado no julgamento do mensalão,José Genoino, tome posse como parlamentar já na próxima semana.
Segundo informações da Câmara, o documento pede a desincompatibilização de Almeida do mandato a partir do dia 1º de janeiro, quando assume como prefeito de São José dos Campos (SP).
Sérgio Lima - 17.jun.2010/Folhapress |
O ex-presidente do PT José Genoino, condenado pela maioria do STF por corrupção ativa |
Genoino foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e a uma pena de 6 anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto, mais o pagamento de R$ 468 mil em multas.
Ele é o primeiro da lista para assumir um posto na coligação formada nas eleições de 2010, segundo dados levantados pela Câmara. O ex-presidente do PT é o segundo suplente da coligação, mas o primeiro, Vanderlei Siraque (PT-SP), assumiu como deputado federal na vaga deixada por Aldo Rebelo, atual ministro do Esporte.
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), vem defendendo que Genoino tem o direito de assumir o posto mesmo após o STF ter determinado a perda dos diretos políticos dos condenados no julgamento do mensalão. Para Maia, as decisões da corte só valem após o processo ter sido transitado em julgado
VICE PREFEITO ASSUME PREFEITURA EM CAMPO FORMOSO-BA
Eurico Soares (D) assume temporariamente a vaga de Adolfo Menezes (E)
O vice-prefeito eleito de Campo Formoso, Eurico Soares do Nascimento (PSD), tomará posse no próximo dia 1º de janeiro no lugar do postulante eleito, deputado Adolfo Menezes (PSD). A três dias do início do novo governo, escolhido nas eleições municipais, o parlamentar não entregou o seu mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Menezes responde a um processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) acusado de cometer abuso de poder econômico e fazer uso indevido dos meios de comunicação em benefício de sua candidatura. Nesta sexta-feira (28), três colegas de Parlamento também eleitos no pleito de outubro último foram substituídos pelos suplentes. Em entrevista ao Bahia Notícias, o político informou que a Lei Orgânica do Município permite um prazo de 10 dias, contados a partir do dia 1º de janeiro, para que o postulante vitorioso tome posse. A decisão de Adolfo visa não correr o risco de, caso o TRE-BA decida pela cassação do seu diploma, ficar também sem o mandato do Legislativo baiano. No último dia 18 de dezembro, o juiz Cássio Miranda pediu vista do processo. O relator Saulo Casali já votou pela cassação do registro de Menezes e anulação do pleito e o magistrado Roberto Frank votou pela manutenção da candidatura do político. O TRE-BA retorna do recesso no próximo dia 7 de janeiro, quatro dias antes do prazo dado, conforme legislação municipal. “É um negócio escandaloso. Mas hoje quem está na política está sujeito a isso. Até lá eu tomo uma decisão”, informou Menezes, em entrevista ao Bahia Notícias
ACM NETO REUNE SECRETARIADO ANTES DA POSSE
Foto: Divulgação
O prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), se reuniu nesta sexta-feira com os futuros secretários e a equipe de transição para definir os últimos ajustes antes da posse, no próximo dia 1º de janeiro. O encontro é realizado no Hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho. Ao final do evento, os chefes das pastas assinam um termo de comprometimento de metas que serão estabelecidas pelo gestão democrata. Em nota enviada à imprensa, a assessoria do democrata informou que já no próximo dia 2 de janeiro, uma série de decretos será baixada. As medidas envolvem todas as secretarias e visam dar mais “austeridade, eficiência, transparência e modernidade”. ACM Neto e seus secretários tomam posse na próxima terça-feira, às 14h30, na Câmara Municipal de Salvador. Em seguida, o novo alcaide soteropolitano segue para a transmissão de cargo no Palácio Thomé de Souza, na Praça Municipal, Centro da capital baiana
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 16:20
Ferry boat reintegrado pelo governo não está em condições seguras, diz Marinha
Foto: Evilásio Júnior / Bahia Notícias
Apesar de o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar ter informado, em entrevista ao Bahia Notícias, que o ferry boat Rio Paraguaçu seria integrado ao sistema e ajudaria no reforço para o período do Réveillon, a Marinha afirma que a embarcação ainda não está apta para navegação. Nota enviada pelo Comando do 2º Distrito Naval informa que uma vistoria realizada nesta quinta-feira (27) pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) encontrou uma série de “discrepâncias” que comprometem o desempenho e a segurança do transporte de passageiros e veículos. Segundo a Marinha, o resultado do relatório foi repassado à Agência Estadual de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), para que as incorreções fossem sanadas e, assim, o equipamento pudesse ser submetido a uma nova inspeção que, até agora, não foi solicitada.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 16:00
Estado de saúde de Dilma está ‘dentro da normalidade’; presidente chega a Salvador
O estado de saúde da presidente Dilma Rousseff, que passou por exames de rotina, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, está “dentro da normalidade”, de acordo com nota da Presidência. A presidente chegou em São Paulo às 9h30 desta sexta (28), onde passou por exames já agendados, como tomografia. Dilma já embarcou para a Base Naval de Aratu, em Salvador, onde passará um breve período de recesso de fim de ano, acompanhada de familiares. A mandatária, que tratou de um câncer em 2009, realiza periodicamente exames para controlar uma possível reincidência da doença.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:50
Exame confirma virgindade de capa da Playboy de janeiro
A jovem que ficou famosa por leiloar a virgindade na internet vai ser a primeira virgem na capa da Playboy. E para isso, a moça teve que comprovar a “pureza” em exame. Confira este babado na Coluna Holofote.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:40
Sucessão na Câmara: Ausente em churrasco do PTN, trio rebelde 'marisca' conselhos em Nilo
por Evilásio Júnior
Foto: Bahia Notícias
O trio rebelde do PTN, Alan Castro, Geraldo Júnior e Carlos Muniz – que manteve a candidatura a presidente da Câmara Municipal de Salvador contra a determinação do chefe do partido, João Carlos Bacelar –, trocou o churrasco da sigla, nesta quinta-feira (27), para cavar frutos do mar. Os vereadores se encontraram no restaurante Al Mare, no Salvador Shopping, em um almoço de confraternização, que contou ainda com a presença do correligionário Kiky Bispo e do também edil Alemão (PRP). Com experiência de três mandatos à frente da Assembleia da Bahia (AL-BA), a caminho do quarto, o deputado Marcelo Nilo (PDT) pintou por lá e foi "enquadrado" para dar conselhos sobre articulação e comando de uma Casa Legislativa. O encontro com o pedetista, de acordo com o relato de Geraldo Júnior ao Bahia Notícias, aconteceu "por mera coincidência". Segundo ele, apesar de o grupo "transgredir a orientação partidária" – como apontou o próprio Bacelar –, ao se insurgir contra o nome de Paulo Câmara (PSDB), "a tendência é a unidade". "Não vamos criar problemas na base de governo", argumentou. Pleiteante à sucessão de Pedro Godinho e vereador mais votado a capital baiana, Muniz foi mais enfático que o colega. "A tendência é um ou outro ficar no meio campo. Vai ter segundo turno no dia 2 [de janeiro]. No primeiro turno a gente sai separado e no segundo a gente conversa", avisou, irredutível, em conversa com o BN. Ao longo do dia várias reuniões têm sido realizadas, não só entre os integrantes do PTN, mas também nos lados tucano e petista, que tenta emplacar Henrique Carballal como postulante do governador Jaques Wagner. Quem mariscar melhor pode sair do manguezal com a presidência. Só há de se ter cuidado com as puãs de caranguejo escondidas na lama.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:20
Aplicativos ajudam na perda de peso, diz pesquisa; Confira opções de ferramentas amigas da dieta
Foto: Divulgação / Dieta e Saúde
Sabe aquela ideia de que a tecnologia torna as pessoas mais sedentárias? É coisa do passado. Os smartphones e tablets, se bem utilizados, podem ser grandes aliados da saúde e até ajudar a dar adeus aos quilinhos indesejados. Um estudo feito na Universidade NorthShore e publicado na revista científica Archives of Internal Medicine mostrou que o uso desses recursos faz com que as dietas resultem na perda de, em média, 3,9 quilos a mais por ano, em comparação a quem não adere à tecnologia. Saiba mais detalhes sobre a pesquisa e confira dicas de aplicativos na Coluna Mercado!
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:20
Elevador Lacerda terá duas novas cabines em janeiro
O Elevador Lacerda funcionará com duas cabines novas e refrigeradas a partir do dia 15 de janeiro, de acordo com informações da prefeitura. O novo sistema contará com sensor nas portas. Após a liberação do funcionamento destas duas primeiras, as de números três e quatro entrarão em fase de substituição. Cada cabine terá capacidade para o deslocamento de 26 pessoas por viagem. A modernização do equipamento substitui o sistema de controle, que passará de eletromecânico para digital, o que reduz 50% no consumo de energia. A reforma das cabines do Elevador resulta do Termo de Ajuste e Compromisso (TAC) firmado entre a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos e Infraestrutura do Salvador (Setin), a partir da Superintendência de Trânsito e Transportes (Transalvador), com a rede Bompreço. Pelo termo, a rede de supermercados poderá explorar a sua marca em mídia interna nas cabines, por um período de 24 meses. A mídia também será um veículo de informações sobre os serviços municipais.O TAC ainda estabelece uma cooperação técnica, financeira e operacional para a realização de intervenções no sistema viário e ordenamento do tráfego na interseção entre as avenidas General Graça Lessa (Vale do Ogunjá) e Mário Leal Ferreira (Bonocô).
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:12
Zagueiro do Botafogo está perto do Bahia, admite diretoria
Foto: Satiro Sodré / Agif
A três dias do fim do ano, o Bahia pode apresentar seu primeiro reforço para a temporada em breve. As negociações com o zagueiro Brinner, do Botafogo, estão avançadas segundo a diretoria do clube. Confira na Coluna Esportes.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:00
Vale-cultura: Regras para uso vão ser definidas em seis meses
Muita gente ainda não sabe como vai funcionar na prática o vale-cultura, um dia depois de ele ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff. Segundo o Ministério da Cultura, as dúvidas são consideradas normais, já que as regras de uso do beneficio ainda terão seis meses para ser definidas. A ideia é que os R$ 50,00 a que trabalhador terá direito para gastar com teatro, cinema ou livros, por exemplo, sejam depositados em um cartão magnético. O valor pode ser acumulado. Apesar de ainda não haver uma definição sobre que locais vão receber o cartão, o Ministério da Cultura garante que “a proposta é que o trabalhador tenha um leque de opções amplas”, como ocorre hoje com o vale-refeição. O vale-cultura será concedido a trabalhadores contratados com carteira assinada, que ganham até cinco salários mínimos, mas quem ganha mais do que isso também pode receber o benefício. A condição é que o patrão garanta o recurso a todos os empregados que recebem abaixo desse patamar.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 14:40
Mulheres respondem por 70% dos gastos na classe C
No Brasil, onde 40 milhões de pessoas ascenderam à classe média nos últimos 10 anos, as mulheres passaram de coadjuvantes a protagonistas no mercado de trabalho, na política e, principalmente, no convívio familiar. De cada R$ 100 consumidos pela Classe C em produtos e serviços, as mulheres são responsáveis por R$ 70, informa o Correio Braziliense. O valor é quase três vezes maior do que gastam, proporcionalmente, as mulheres mais ricas. Nas classes A e B, dos mesmos R$ 100 despejados no mercado, elas participam com apenas R$ 25. De acordo com dados do instituto Data Popular, nos lares da Classe C são as mulheres que decidem quais alimentos a família vai consumir, quais hospitais ou médicos procurar e em qual escola os filhos vão estudar. “nesse novo quadro, quando o assunto é o orçamento familiar, quem toma as decisões na Classe C é a mulher”, disse ao jornal o ministro da Secretaria de Assuntos Especiais (SAE) da Presidência da República, Moreira Franco.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 14:38
Morre ex-deputado Vicente Brizola, pai do ministro do Trabalho
Morreu na madrugada desta sexta-feira (28) no Rio de Janeiro o ex-deputado federal José Vicente Goulart Brizola, 61, filho do ex-governador gaúcho Leonel Brizola (1922-2004), informa a Folha de S. Paulo. Segundo o jornal, Vicente passou as últimas semanas internado no Hospital Miguel Couto e a causa da morte foi uma hemorragia digestiva. Nascido em Porto Alegre, José Vicente foi eleito para a Câmara em 1990 pelo PDT do Rio e permaneceu no Congresso até 1995. Ele é pai do ministro do Trabalho, Brizola Neto, 34, da deputada estadual gaúcha Juliana Brizola, 37, e do vereador no Rio Leonel Brizola Neto, 37. Os três são pedetistas. O movimento que trocou de legenda era formado também pela hoje presidente Dilma Rousseff, que naquele ano era secretária da Energia do Rio Grande do Sul. A ida de Dilma para o PT gaúcho abriu caminho para que ela se tornasse ministra do governo Luiz Inácio Lula da Silva a partir de 2003. No Rio Grande do Sul, José Vicente também foi presidente da Loteria estadual no governo do petista Olívio Dutra (1999-2002). Após deixar o cargo, ele foi o pivô de acusações contra o PT. Ele dizia ter sido coagido por petistas gaúchos a buscar recursos de campanha com donos de bingos e bicheiros. O partido sempre negou. Informações da Folha.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 14:20
TRE-BA publica data da nova eleição em Camamu
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) publicou nesta quinta-feira (27) a resolução administrativa nº 14/2012 que define a data de 03 de março de 2013 para a realização da nova eleição para prefeito e vice do município de Camamu. A marcação de data para a nova eleição foi solicitada pelo juiz João Paulo Guimarães Neto, da 78ª Zona Eleitoral, em sentença que determinou a renovação do pleito eleitoral para o cargo de prefeito do município de Camamu, com fundamento no art. 224 do Código Eleitoral, uma vez que os votos dados a candidatos com registro indeferido ultrapassaram a 50% da votação válida.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 14:00
Prazo para recadastramento no Bolsa Família termina na segunda
Termina na próxima segunda-feira (31) o prazo para 566,1 mil beneficiadas pelo Bolsa Família atualizarem os dados no Cadastro Único para Programas Sociais. O número corresponde a 37,1 % das famílias que precisam se recadastrar este ano. A revisão é importante para verificar se as famílias mantêm as condições para o recebimento do benefício, entre eles a renda mensal até R$ 140 por pessoa. Para fazer a atualização, a família deve apresentar ao órgão local que gerencia o programa os documentos comprovando renda, residência, escolaridade e dados pessoais de todos os seus integrantes - no caso de Salvador, a Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad). As famílias que perderem o prazo para o recadastramento ficam com o benefício bloqueado a partir de janeiro, mas ainda podem regularizar a situação até 22 de fevereiro. Só depois dessa data, o benefício de quem não estiver com as informações em dia é cancelado. Atualmente, o Bolsa Família atende a 13,8 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros, com a transferência mensal de R$ 1,9 bilhão.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 13:40
ACM Neto se reúne com secretários antes da posse
Foto: Divulgação
O prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), se reuniu nesta sexta-feira com os futuros secretários e a equipe de transição para definir os últimos ajustes antes da posse, no próximo dia 1º de janeiro. O encontro é realizado no Hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho. Ao final do evento, os chefes das pastas assinam um termo de comprometimento de metas que serão estabelecidas pelo gestão democrata. Em nota enviada à imprensa, a assessoria do democrata informou que já no próximo dia 2 de janeiro, uma série de decretos será baixada. As medidas envolvem todas as secretarias e visam dar mais “austeridade, eficiência, transparência e modernidade”. ACM Neto e seus secretários tomam posse na próxima terça-feira, às 14h30, na Câmara Municipal de Salvador. Em seguida, o novo alcaide soteropolitano segue para a transmissão de cargo no Palácio Thomé de Souza, na Praça Municipal, Centro da capital baiana.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 13:20
Câmara de Salvador realizou 190 sessões em 2012
Foto: Max Haack/ Ag Haack/ Bahia Notícias
De fevereiro a dezembro de 2012, a Câmara de Salvador realizou 190 sessões. Entre elas, 52 foram ordinárias, 82 solenes, além das 55 especiais e uma extraordinária. Segundo o balanço da Casa Legislativa, o número de pareceres emitidos no período somou um total de 639. Os 41 vereadores pronunciaram mais de 670 discursos no plenário. A Câmara teve durante todo o ano 1.601 requerimentos administrativos como uso da ferramenta de expressão das vontades coletivas de vários segmentos sociais. Foram expedidos 1.093 registros e 3.066 ofícios como itens de elaboração dos projetos de lei, que depois de votados no plenário, foram transformados em legislação e aplicados no município.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 13:00
Uso do Acordo Ortográfico é adiado para 2016
O Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa, assinado em 2008 e previsto para entrar em vigor na segunda-feira (31), foi adiado por mais três anos. O novo prazo para a obrigatoriedade do uso das novas regras é 1º de janeiro de 2016. A presidente Dilma Rousseff assinou um decreto redigido pelo Ministério de Relações Exteriores e publicado na edição desta sexta-feira (28) do Diário Oficial da União. A extensão do prazo foi definida durante reunião de um grupo interministerial composto, além de membros do MRE, por técnicos do Ministério da Educação e da Casa Civil.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 12:40
PM ordena estacionamento ilegal no Gravatá
Foto: Divulgação
Nova ação da Polícia Militar, através do 18º Batalhão, busca ordenar o trânsito de veículos no bairro Gravatá e evitar o estacionamento ilegal que servia para extorsão por flanelinhas clandestinos e abrigo para cometer assaltos e uso de drogas. A rua principal da localidade teve reforço do policiamento com uma Base Comunitária Móvel, que conta com trios de policiais militares que se revezam durante 24h. “Não é mais admissível chamar o Gravatá de Cracolândia. Desde que assumimos o 18ºBPM, a pouco mais de um ano, temos realizado um trabalho efetivo de requalificação desta área. Já lacramos vários casarões antigos usados como ponto de drogas e prostituição, além de centros clandestinos de reciclagem, que também serviam como fachada para compra e venda de drogas”, afirma o Tenente Coronel Anselmo Alves Brandão, comandante do 18ºBPM.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 12:20
Campo Formoso: Vice eleito assumirá prefeitura no lugar de Adolfo
por David Mendes
Eurico Soares (D) assume temporariamente a vaga de Adolfo Menezes (E)
O vice-prefeito eleito de Campo Formoso, Eurico Soares do Nascimento (PSD), tomará posse no próximo dia 1º de janeiro no lugar do postulante eleito, deputado Adolfo Menezes (PSD). A três dias do início do novo governo, escolhido nas eleições municipais, o parlamentar não entregou o seu mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Menezes responde a um processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) acusado de cometer abuso de poder econômico e fazer uso indevido dos meios de comunicação em benefício de sua candidatura. Nesta sexta-feira (28), três colegas de Parlamento também eleitos no pleito de outubro último foram substituídos pelos suplentes. Em entrevista ao Bahia Notícias, o político informou que a Lei Orgânica do Município permite um prazo de 10 dias, contados a partir do dia 1º de janeiro, para que o postulante vitorioso tome posse. A decisão de Adolfo visa não correr o risco de, caso o TRE-BA decida pela cassação do seu diploma, ficar também sem o mandato do Legislativo baiano. No último dia 18 de dezembro, o juiz Cássio Miranda pediu vista do processo. O relator Saulo Casali já votou pela cassação do registro de Menezes e anulação do pleito e o magistrado Roberto Frank votou pela manutenção da candidatura do político. O TRE-BA retorna do recesso no próximo dia 7 de janeiro, quatro dias antes do prazo dado, conforme legislação municipal. “É um negócio escandaloso. Mas hoje quem está na política está sujeito a isso. Até lá eu tomo uma decisão”, informou Menezes, em entrevista ao Bahia Notícias.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 16:20
Ferry boat reintegrado pelo governo não está em condições seguras, diz Marinha
Foto: Evilásio Júnior / Bahia Notícias
Apesar de o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar ter informado, em entrevista ao Bahia Notícias, que o ferry boat Rio Paraguaçu seria integrado ao sistema e ajudaria no reforço para o período do Réveillon, a Marinha afirma que a embarcação ainda não está apta para navegação. Nota enviada pelo Comando do 2º Distrito Naval informa que uma vistoria realizada nesta quinta-feira (27) pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) encontrou uma série de “discrepâncias” que comprometem o desempenho e a segurança do transporte de passageiros e veículos. Segundo a Marinha, o resultado do relatório foi repassado à Agência Estadual de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), para que as incorreções fossem sanadas e, assim, o equipamento pudesse ser submetido a uma nova inspeção que, até agora, não foi solicitada.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 16:00
Estado de saúde de Dilma está ‘dentro da normalidade’; presidente chega a Salvador
O estado de saúde da presidente Dilma Rousseff, que passou por exames de rotina, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, está “dentro da normalidade”, de acordo com nota da Presidência. A presidente chegou em São Paulo às 9h30 desta sexta (28), onde passou por exames já agendados, como tomografia. Dilma já embarcou para a Base Naval de Aratu, em Salvador, onde passará um breve período de recesso de fim de ano, acompanhada de familiares. A mandatária, que tratou de um câncer em 2009, realiza periodicamente exames para controlar uma possível reincidência da doença.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:50
Exame confirma virgindade de capa da Playboy de janeiro
A jovem que ficou famosa por leiloar a virgindade na internet vai ser a primeira virgem na capa da Playboy. E para isso, a moça teve que comprovar a “pureza” em exame. Confira este babado na Coluna Holofote.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:40
Sucessão na Câmara: Ausente em churrasco do PTN, trio rebelde 'marisca' conselhos em Nilo
por Evilásio Júnior
Foto: Bahia Notícias
O trio rebelde do PTN, Alan Castro, Geraldo Júnior e Carlos Muniz – que manteve a candidatura a presidente da Câmara Municipal de Salvador contra a determinação do chefe do partido, João Carlos Bacelar –, trocou o churrasco da sigla, nesta quinta-feira (27), para cavar frutos do mar. Os vereadores se encontraram no restaurante Al Mare, no Salvador Shopping, em um almoço de confraternização, que contou ainda com a presença do correligionário Kiky Bispo e do também edil Alemão (PRP). Com experiência de três mandatos à frente da Assembleia da Bahia (AL-BA), a caminho do quarto, o deputado Marcelo Nilo (PDT) pintou por lá e foi "enquadrado" para dar conselhos sobre articulação e comando de uma Casa Legislativa. O encontro com o pedetista, de acordo com o relato de Geraldo Júnior ao Bahia Notícias, aconteceu "por mera coincidência". Segundo ele, apesar de o grupo "transgredir a orientação partidária" – como apontou o próprio Bacelar –, ao se insurgir contra o nome de Paulo Câmara (PSDB), "a tendência é a unidade". "Não vamos criar problemas na base de governo", argumentou. Pleiteante à sucessão de Pedro Godinho e vereador mais votado a capital baiana, Muniz foi mais enfático que o colega. "A tendência é um ou outro ficar no meio campo. Vai ter segundo turno no dia 2 [de janeiro]. No primeiro turno a gente sai separado e no segundo a gente conversa", avisou, irredutível, em conversa com o BN. Ao longo do dia várias reuniões têm sido realizadas, não só entre os integrantes do PTN, mas também nos lados tucano e petista, que tenta emplacar Henrique Carballal como postulante do governador Jaques Wagner. Quem mariscar melhor pode sair do manguezal com a presidência. Só há de se ter cuidado com as puãs de caranguejo escondidas na lama.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:20
Aplicativos ajudam na perda de peso, diz pesquisa; Confira opções de ferramentas amigas da dieta
Foto: Divulgação / Dieta e Saúde
Sabe aquela ideia de que a tecnologia torna as pessoas mais sedentárias? É coisa do passado. Os smartphones e tablets, se bem utilizados, podem ser grandes aliados da saúde e até ajudar a dar adeus aos quilinhos indesejados. Um estudo feito na Universidade NorthShore e publicado na revista científica Archives of Internal Medicine mostrou que o uso desses recursos faz com que as dietas resultem na perda de, em média, 3,9 quilos a mais por ano, em comparação a quem não adere à tecnologia. Saiba mais detalhes sobre a pesquisa e confira dicas de aplicativos na Coluna Mercado!
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:20
Elevador Lacerda terá duas novas cabines em janeiro
O Elevador Lacerda funcionará com duas cabines novas e refrigeradas a partir do dia 15 de janeiro, de acordo com informações da prefeitura. O novo sistema contará com sensor nas portas. Após a liberação do funcionamento destas duas primeiras, as de números três e quatro entrarão em fase de substituição. Cada cabine terá capacidade para o deslocamento de 26 pessoas por viagem. A modernização do equipamento substitui o sistema de controle, que passará de eletromecânico para digital, o que reduz 50% no consumo de energia. A reforma das cabines do Elevador resulta do Termo de Ajuste e Compromisso (TAC) firmado entre a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos e Infraestrutura do Salvador (Setin), a partir da Superintendência de Trânsito e Transportes (Transalvador), com a rede Bompreço. Pelo termo, a rede de supermercados poderá explorar a sua marca em mídia interna nas cabines, por um período de 24 meses. A mídia também será um veículo de informações sobre os serviços municipais.O TAC ainda estabelece uma cooperação técnica, financeira e operacional para a realização de intervenções no sistema viário e ordenamento do tráfego na interseção entre as avenidas General Graça Lessa (Vale do Ogunjá) e Mário Leal Ferreira (Bonocô).
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:12
Zagueiro do Botafogo está perto do Bahia, admite diretoria
Foto: Satiro Sodré / Agif
A três dias do fim do ano, o Bahia pode apresentar seu primeiro reforço para a temporada em breve. As negociações com o zagueiro Brinner, do Botafogo, estão avançadas segundo a diretoria do clube. Confira na Coluna Esportes.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:00
Vale-cultura: Regras para uso vão ser definidas em seis meses
Muita gente ainda não sabe como vai funcionar na prática o vale-cultura, um dia depois de ele ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff. Segundo o Ministério da Cultura, as dúvidas são consideradas normais, já que as regras de uso do beneficio ainda terão seis meses para ser definidas. A ideia é que os R$ 50,00 a que trabalhador terá direito para gastar com teatro, cinema ou livros, por exemplo, sejam depositados em um cartão magnético. O valor pode ser acumulado. Apesar de ainda não haver uma definição sobre que locais vão receber o cartão, o Ministério da Cultura garante que “a proposta é que o trabalhador tenha um leque de opções amplas”, como ocorre hoje com o vale-refeição. O vale-cultura será concedido a trabalhadores contratados com carteira assinada, que ganham até cinco salários mínimos, mas quem ganha mais do que isso também pode receber o benefício. A condição é que o patrão garanta o recurso a todos os empregados que recebem abaixo desse patamar.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 14:40
Mulheres respondem por 70% dos gastos na classe C
No Brasil, onde 40 milhões de pessoas ascenderam à classe média nos últimos 10 anos, as mulheres passaram de coadjuvantes a protagonistas no mercado de trabalho, na política e, principalmente, no convívio familiar. De cada R$ 100 consumidos pela Classe C em produtos e serviços, as mulheres são responsáveis por R$ 70, informa o Correio Braziliense. O valor é quase três vezes maior do que gastam, proporcionalmente, as mulheres mais ricas. Nas classes A e B, dos mesmos R$ 100 despejados no mercado, elas participam com apenas R$ 25. De acordo com dados do instituto Data Popular, nos lares da Classe C são as mulheres que decidem quais alimentos a família vai consumir, quais hospitais ou médicos procurar e em qual escola os filhos vão estudar. “nesse novo quadro, quando o assunto é o orçamento familiar, quem toma as decisões na Classe C é a mulher”, disse ao jornal o ministro da Secretaria de Assuntos Especiais (SAE) da Presidência da República, Moreira Franco.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 14:38
Morre ex-deputado Vicente Brizola, pai do ministro do Trabalho
Morreu na madrugada desta sexta-feira (28) no Rio de Janeiro o ex-deputado federal José Vicente Goulart Brizola, 61, filho do ex-governador gaúcho Leonel Brizola (1922-2004), informa a Folha de S. Paulo. Segundo o jornal, Vicente passou as últimas semanas internado no Hospital Miguel Couto e a causa da morte foi uma hemorragia digestiva. Nascido em Porto Alegre, José Vicente foi eleito para a Câmara em 1990 pelo PDT do Rio e permaneceu no Congresso até 1995. Ele é pai do ministro do Trabalho, Brizola Neto, 34, da deputada estadual gaúcha Juliana Brizola, 37, e do vereador no Rio Leonel Brizola Neto, 37. Os três são pedetistas. O movimento que trocou de legenda era formado também pela hoje presidente Dilma Rousseff, que naquele ano era secretária da Energia do Rio Grande do Sul. A ida de Dilma para o PT gaúcho abriu caminho para que ela se tornasse ministra do governo Luiz Inácio Lula da Silva a partir de 2003. No Rio Grande do Sul, José Vicente também foi presidente da Loteria estadual no governo do petista Olívio Dutra (1999-2002). Após deixar o cargo, ele foi o pivô de acusações contra o PT. Ele dizia ter sido coagido por petistas gaúchos a buscar recursos de campanha com donos de bingos e bicheiros. O partido sempre negou. Informações da Folha.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 14:20
TRE-BA publica data da nova eleição em Camamu
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) publicou nesta quinta-feira (27) a resolução administrativa nº 14/2012 que define a data de 03 de março de 2013 para a realização da nova eleição para prefeito e vice do município de Camamu. A marcação de data para a nova eleição foi solicitada pelo juiz João Paulo Guimarães Neto, da 78ª Zona Eleitoral, em sentença que determinou a renovação do pleito eleitoral para o cargo de prefeito do município de Camamu, com fundamento no art. 224 do Código Eleitoral, uma vez que os votos dados a candidatos com registro indeferido ultrapassaram a 50% da votação válida.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 14:00
Prazo para recadastramento no Bolsa Família termina na segunda
Termina na próxima segunda-feira (31) o prazo para 566,1 mil beneficiadas pelo Bolsa Família atualizarem os dados no Cadastro Único para Programas Sociais. O número corresponde a 37,1 % das famílias que precisam se recadastrar este ano. A revisão é importante para verificar se as famílias mantêm as condições para o recebimento do benefício, entre eles a renda mensal até R$ 140 por pessoa. Para fazer a atualização, a família deve apresentar ao órgão local que gerencia o programa os documentos comprovando renda, residência, escolaridade e dados pessoais de todos os seus integrantes - no caso de Salvador, a Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad). As famílias que perderem o prazo para o recadastramento ficam com o benefício bloqueado a partir de janeiro, mas ainda podem regularizar a situação até 22 de fevereiro. Só depois dessa data, o benefício de quem não estiver com as informações em dia é cancelado. Atualmente, o Bolsa Família atende a 13,8 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros, com a transferência mensal de R$ 1,9 bilhão.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 13:40
ACM Neto se reúne com secretários antes da posse
Foto: Divulgação
O prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), se reuniu nesta sexta-feira com os futuros secretários e a equipe de transição para definir os últimos ajustes antes da posse, no próximo dia 1º de janeiro. O encontro é realizado no Hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho. Ao final do evento, os chefes das pastas assinam um termo de comprometimento de metas que serão estabelecidas pelo gestão democrata. Em nota enviada à imprensa, a assessoria do democrata informou que já no próximo dia 2 de janeiro, uma série de decretos será baixada. As medidas envolvem todas as secretarias e visam dar mais “austeridade, eficiência, transparência e modernidade”. ACM Neto e seus secretários tomam posse na próxima terça-feira, às 14h30, na Câmara Municipal de Salvador. Em seguida, o novo alcaide soteropolitano segue para a transmissão de cargo no Palácio Thomé de Souza, na Praça Municipal, Centro da capital baiana.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 13:20
Câmara de Salvador realizou 190 sessões em 2012
Foto: Max Haack/ Ag Haack/ Bahia Notícias
De fevereiro a dezembro de 2012, a Câmara de Salvador realizou 190 sessões. Entre elas, 52 foram ordinárias, 82 solenes, além das 55 especiais e uma extraordinária. Segundo o balanço da Casa Legislativa, o número de pareceres emitidos no período somou um total de 639. Os 41 vereadores pronunciaram mais de 670 discursos no plenário. A Câmara teve durante todo o ano 1.601 requerimentos administrativos como uso da ferramenta de expressão das vontades coletivas de vários segmentos sociais. Foram expedidos 1.093 registros e 3.066 ofícios como itens de elaboração dos projetos de lei, que depois de votados no plenário, foram transformados em legislação e aplicados no município.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 13:00
Uso do Acordo Ortográfico é adiado para 2016
O Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa, assinado em 2008 e previsto para entrar em vigor na segunda-feira (31), foi adiado por mais três anos. O novo prazo para a obrigatoriedade do uso das novas regras é 1º de janeiro de 2016. A presidente Dilma Rousseff assinou um decreto redigido pelo Ministério de Relações Exteriores e publicado na edição desta sexta-feira (28) do Diário Oficial da União. A extensão do prazo foi definida durante reunião de um grupo interministerial composto, além de membros do MRE, por técnicos do Ministério da Educação e da Casa Civil.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 12:40
PM ordena estacionamento ilegal no Gravatá
Foto: Divulgação
Nova ação da Polícia Militar, através do 18º Batalhão, busca ordenar o trânsito de veículos no bairro Gravatá e evitar o estacionamento ilegal que servia para extorsão por flanelinhas clandestinos e abrigo para cometer assaltos e uso de drogas. A rua principal da localidade teve reforço do policiamento com uma Base Comunitária Móvel, que conta com trios de policiais militares que se revezam durante 24h. “Não é mais admissível chamar o Gravatá de Cracolândia. Desde que assumimos o 18ºBPM, a pouco mais de um ano, temos realizado um trabalho efetivo de requalificação desta área. Já lacramos vários casarões antigos usados como ponto de drogas e prostituição, além de centros clandestinos de reciclagem, que também serviam como fachada para compra e venda de drogas”, afirma o Tenente Coronel Anselmo Alves Brandão, comandante do 18ºBPM.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 12:20
Campo Formoso: Vice eleito assumirá prefeitura no lugar de Adolfo
por David Mendes
Eurico Soares (D) assume temporariamente a vaga de Adolfo Menezes (E)
O vice-prefeito eleito de Campo Formoso, Eurico Soares do Nascimento (PSD), tomará posse no próximo dia 1º de janeiro no lugar do postulante eleito, deputado Adolfo Menezes (PSD). A três dias do início do novo governo, escolhido nas eleições municipais, o parlamentar não entregou o seu mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Menezes responde a um processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) acusado de cometer abuso de poder econômico e fazer uso indevido dos meios de comunicação em benefício de sua candidatura. Nesta sexta-feira (28), três colegas de Parlamento também eleitos no pleito de outubro último foram substituídos pelos suplentes. Em entrevista ao Bahia Notícias, o político informou que a Lei Orgânica do Município permite um prazo de 10 dias, contados a partir do dia 1º de janeiro, para que o postulante vitorioso tome posse. A decisão de Adolfo visa não correr o risco de, caso o TRE-BA decida pela cassação do seu diploma, ficar também sem o mandato do Legislativo baiano. No último dia 18 de dezembro, o juiz Cássio Miranda pediu vista do processo. O relator Saulo Casali já votou pela cassação do registro de Menezes e anulação do pleito e o magistrado Roberto Frank votou pela manutenção da candidatura do político. O TRE-BA retorna do recesso no próximo dia 7 de janeiro, quatro dias antes do prazo dado, conforme legislação municipal. “É um negócio escandaloso. Mas hoje quem está na política está sujeito a isso. Até lá eu tomo uma decisão”, informou Menezes, em entrevista ao Bahia Notícias.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 16:20
Ferry boat reintegrado pelo governo não está em condições seguras, diz Marinha
Foto: Evilásio Júnior / Bahia Notícias
Apesar de o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar ter informado, em entrevista ao Bahia Notícias, que o ferry boat Rio Paraguaçu seria integrado ao sistema e ajudaria no reforço para o período do Réveillon, a Marinha afirma que a embarcação ainda não está apta para navegação. Nota enviada pelo Comando do 2º Distrito Naval informa que uma vistoria realizada nesta quinta-feira (27) pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) encontrou uma série de “discrepâncias” que comprometem o desempenho e a segurança do transporte de passageiros e veículos. Segundo a Marinha, o resultado do relatório foi repassado à Agência Estadual de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), para que as incorreções fossem sanadas e, assim, o equipamento pudesse ser submetido a uma nova inspeção que, até agora, não foi solicitada.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 16:00
Estado de saúde de Dilma está ‘dentro da normalidade’; presidente chega a Salvador
O estado de saúde da presidente Dilma Rousseff, que passou por exames de rotina, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, está “dentro da normalidade”, de acordo com nota da Presidência. A presidente chegou em São Paulo às 9h30 desta sexta (28), onde passou por exames já agendados, como tomografia. Dilma já embarcou para a Base Naval de Aratu, em Salvador, onde passará um breve período de recesso de fim de ano, acompanhada de familiares. A mandatária, que tratou de um câncer em 2009, realiza periodicamente exames para controlar uma possível reincidência da doença.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:50
Exame confirma virgindade de capa da Playboy de janeiro
A jovem que ficou famosa por leiloar a virgindade na internet vai ser a primeira virgem na capa da Playboy. E para isso, a moça teve que comprovar a “pureza” em exame. Confira este babado na Coluna Holofote.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:40
Sucessão na Câmara: Ausente em churrasco do PTN, trio rebelde 'marisca' conselhos em Nilo
por Evilásio Júnior
Foto: Bahia Notícias
O trio rebelde do PTN, Alan Castro, Geraldo Júnior e Carlos Muniz – que manteve a candidatura a presidente da Câmara Municipal de Salvador contra a determinação do chefe do partido, João Carlos Bacelar –, trocou o churrasco da sigla, nesta quinta-feira (27), para cavar frutos do mar. Os vereadores se encontraram no restaurante Al Mare, no Salvador Shopping, em um almoço de confraternização, que contou ainda com a presença do correligionário Kiky Bispo e do também edil Alemão (PRP). Com experiência de três mandatos à frente da Assembleia da Bahia (AL-BA), a caminho do quarto, o deputado Marcelo Nilo (PDT) pintou por lá e foi "enquadrado" para dar conselhos sobre articulação e comando de uma Casa Legislativa. O encontro com o pedetista, de acordo com o relato de Geraldo Júnior ao Bahia Notícias, aconteceu "por mera coincidência". Segundo ele, apesar de o grupo "transgredir a orientação partidária" – como apontou o próprio Bacelar –, ao se insurgir contra o nome de Paulo Câmara (PSDB), "a tendência é a unidade". "Não vamos criar problemas na base de governo", argumentou. Pleiteante à sucessão de Pedro Godinho e vereador mais votado a capital baiana, Muniz foi mais enfático que o colega. "A tendência é um ou outro ficar no meio campo. Vai ter segundo turno no dia 2 [de janeiro]. No primeiro turno a gente sai separado e no segundo a gente conversa", avisou, irredutível, em conversa com o BN. Ao longo do dia várias reuniões têm sido realizadas, não só entre os integrantes do PTN, mas também nos lados tucano e petista, que tenta emplacar Henrique Carballal como postulante do governador Jaques Wagner. Quem mariscar melhor pode sair do manguezal com a presidência. Só há de se ter cuidado com as puãs de caranguejo escondidas na lama.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:20
Aplicativos ajudam na perda de peso, diz pesquisa; Confira opções de ferramentas amigas da dieta
Foto: Divulgação / Dieta e Saúde
Sabe aquela ideia de que a tecnologia torna as pessoas mais sedentárias? É coisa do passado. Os smartphones e tablets, se bem utilizados, podem ser grandes aliados da saúde e até ajudar a dar adeus aos quilinhos indesejados. Um estudo feito na Universidade NorthShore e publicado na revista científica Archives of Internal Medicine mostrou que o uso desses recursos faz com que as dietas resultem na perda de, em média, 3,9 quilos a mais por ano, em comparação a quem não adere à tecnologia. Saiba mais detalhes sobre a pesquisa e confira dicas de aplicativos na Coluna Mercado!
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:20
Elevador Lacerda terá duas novas cabines em janeiro
O Elevador Lacerda funcionará com duas cabines novas e refrigeradas a partir do dia 15 de janeiro, de acordo com informações da prefeitura. O novo sistema contará com sensor nas portas. Após a liberação do funcionamento destas duas primeiras, as de números três e quatro entrarão em fase de substituição. Cada cabine terá capacidade para o deslocamento de 26 pessoas por viagem. A modernização do equipamento substitui o sistema de controle, que passará de eletromecânico para digital, o que reduz 50% no consumo de energia. A reforma das cabines do Elevador resulta do Termo de Ajuste e Compromisso (TAC) firmado entre a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos e Infraestrutura do Salvador (Setin), a partir da Superintendência de Trânsito e Transportes (Transalvador), com a rede Bompreço. Pelo termo, a rede de supermercados poderá explorar a sua marca em mídia interna nas cabines, por um período de 24 meses. A mídia também será um veículo de informações sobre os serviços municipais.O TAC ainda estabelece uma cooperação técnica, financeira e operacional para a realização de intervenções no sistema viário e ordenamento do tráfego na interseção entre as avenidas General Graça Lessa (Vale do Ogunjá) e Mário Leal Ferreira (Bonocô).
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:12
Zagueiro do Botafogo está perto do Bahia, admite diretoria
Foto: Satiro Sodré / Agif
A três dias do fim do ano, o Bahia pode apresentar seu primeiro reforço para a temporada em breve. As negociações com o zagueiro Brinner, do Botafogo, estão avançadas segundo a diretoria do clube. Confira na Coluna Esportes.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:00
Vale-cultura: Regras para uso vão ser definidas em seis meses
Muita gente ainda não sabe como vai funcionar na prática o vale-cultura, um dia depois de ele ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff. Segundo o Ministério da Cultura, as dúvidas são consideradas normais, já que as regras de uso do beneficio ainda terão seis meses para ser definidas. A ideia é que os R$ 50,00 a que trabalhador terá direito para gastar com teatro, cinema ou livros, por exemplo, sejam depositados em um cartão magnético. O valor pode ser acumulado. Apesar de ainda não haver uma definição sobre que locais vão receber o cartão, o Ministério da Cultura garante que “a proposta é que o trabalhador tenha um leque de opções amplas”, como ocorre hoje com o vale-refeição. O vale-cultura será concedido a trabalhadores contratados com carteira assinada, que ganham até cinco salários mínimos, mas quem ganha mais do que isso também pode receber o benefício. A condição é que o patrão garanta o recurso a todos os empregados que recebem abaixo desse patamar.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 14:40
Mulheres respondem por 70% dos gastos na classe C
No Brasil, onde 40 milhões de pessoas ascenderam à classe média nos últimos 10 anos, as mulheres passaram de coadjuvantes a protagonistas no mercado de trabalho, na política e, principalmente, no convívio familiar. De cada R$ 100 consumidos pela Classe C em produtos e serviços, as mulheres são responsáveis por R$ 70, informa o Correio Braziliense. O valor é quase três vezes maior do que gastam, proporcionalmente, as mulheres mais ricas. Nas classes A e B, dos mesmos R$ 100 despejados no mercado, elas participam com apenas R$ 25. De acordo com dados do instituto Data Popular, nos lares da Classe C são as mulheres que decidem quais alimentos a família vai consumir, quais hospitais ou médicos procurar e em qual escola os filhos vão estudar. “nesse novo quadro, quando o assunto é o orçamento familiar, quem toma as decisões na Classe C é a mulher”, disse ao jornal o ministro da Secretaria de Assuntos Especiais (SAE) da Presidência da República, Moreira Franco.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 14:38
Morre ex-deputado Vicente Brizola, pai do ministro do Trabalho
Morreu na madrugada desta sexta-feira (28) no Rio de Janeiro o ex-deputado federal José Vicente Goulart Brizola, 61, filho do ex-governador gaúcho Leonel Brizola (1922-2004), informa a Folha de S. Paulo. Segundo o jornal, Vicente passou as últimas semanas internado no Hospital Miguel Couto e a causa da morte foi uma hemorragia digestiva. Nascido em Porto Alegre, José Vicente foi eleito para a Câmara em 1990 pelo PDT do Rio e permaneceu no Congresso até 1995. Ele é pai do ministro do Trabalho, Brizola Neto, 34, da deputada estadual gaúcha Juliana Brizola, 37, e do vereador no Rio Leonel Brizola Neto, 37. Os três são pedetistas. O movimento que trocou de legenda era formado também pela hoje presidente Dilma Rousseff, que naquele ano era secretária da Energia do Rio Grande do Sul. A ida de Dilma para o PT gaúcho abriu caminho para que ela se tornasse ministra do governo Luiz Inácio Lula da Silva a partir de 2003. No Rio Grande do Sul, José Vicente também foi presidente da Loteria estadual no governo do petista Olívio Dutra (1999-2002). Após deixar o cargo, ele foi o pivô de acusações contra o PT. Ele dizia ter sido coagido por petistas gaúchos a buscar recursos de campanha com donos de bingos e bicheiros. O partido sempre negou. Informações da Folha.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 14:20
TRE-BA publica data da nova eleição em Camamu
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) publicou nesta quinta-feira (27) a resolução administrativa nº 14/2012 que define a data de 03 de março de 2013 para a realização da nova eleição para prefeito e vice do município de Camamu. A marcação de data para a nova eleição foi solicitada pelo juiz João Paulo Guimarães Neto, da 78ª Zona Eleitoral, em sentença que determinou a renovação do pleito eleitoral para o cargo de prefeito do município de Camamu, com fundamento no art. 224 do Código Eleitoral, uma vez que os votos dados a candidatos com registro indeferido ultrapassaram a 50% da votação válida.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 14:00
Prazo para recadastramento no Bolsa Família termina na segunda
Termina na próxima segunda-feira (31) o prazo para 566,1 mil beneficiadas pelo Bolsa Família atualizarem os dados no Cadastro Único para Programas Sociais. O número corresponde a 37,1 % das famílias que precisam se recadastrar este ano. A revisão é importante para verificar se as famílias mantêm as condições para o recebimento do benefício, entre eles a renda mensal até R$ 140 por pessoa. Para fazer a atualização, a família deve apresentar ao órgão local que gerencia o programa os documentos comprovando renda, residência, escolaridade e dados pessoais de todos os seus integrantes - no caso de Salvador, a Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad). As famílias que perderem o prazo para o recadastramento ficam com o benefício bloqueado a partir de janeiro, mas ainda podem regularizar a situação até 22 de fevereiro. Só depois dessa data, o benefício de quem não estiver com as informações em dia é cancelado. Atualmente, o Bolsa Família atende a 13,8 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros, com a transferência mensal de R$ 1,9 bilhão.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 13:40
ACM Neto se reúne com secretários antes da posse
Foto: Divulgação
O prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), se reuniu nesta sexta-feira com os futuros secretários e a equipe de transição para definir os últimos ajustes antes da posse, no próximo dia 1º de janeiro. O encontro é realizado no Hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho. Ao final do evento, os chefes das pastas assinam um termo de comprometimento de metas que serão estabelecidas pelo gestão democrata. Em nota enviada à imprensa, a assessoria do democrata informou que já no próximo dia 2 de janeiro, uma série de decretos será baixada. As medidas envolvem todas as secretarias e visam dar mais “austeridade, eficiência, transparência e modernidade”. ACM Neto e seus secretários tomam posse na próxima terça-feira, às 14h30, na Câmara Municipal de Salvador. Em seguida, o novo alcaide soteropolitano segue para a transmissão de cargo no Palácio Thomé de Souza, na Praça Municipal, Centro da capital baiana.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 13:20
Câmara de Salvador realizou 190 sessões em 2012
Foto: Max Haack/ Ag Haack/ Bahia Notícias
De fevereiro a dezembro de 2012, a Câmara de Salvador realizou 190 sessões. Entre elas, 52 foram ordinárias, 82 solenes, além das 55 especiais e uma extraordinária. Segundo o balanço da Casa Legislativa, o número de pareceres emitidos no período somou um total de 639. Os 41 vereadores pronunciaram mais de 670 discursos no plenário. A Câmara teve durante todo o ano 1.601 requerimentos administrativos como uso da ferramenta de expressão das vontades coletivas de vários segmentos sociais. Foram expedidos 1.093 registros e 3.066 ofícios como itens de elaboração dos projetos de lei, que depois de votados no plenário, foram transformados em legislação e aplicados no município.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 13:00
Uso do Acordo Ortográfico é adiado para 2016
O Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa, assinado em 2008 e previsto para entrar em vigor na segunda-feira (31), foi adiado por mais três anos. O novo prazo para a obrigatoriedade do uso das novas regras é 1º de janeiro de 2016. A presidente Dilma Rousseff assinou um decreto redigido pelo Ministério de Relações Exteriores e publicado na edição desta sexta-feira (28) do Diário Oficial da União. A extensão do prazo foi definida durante reunião de um grupo interministerial composto, além de membros do MRE, por técnicos do Ministério da Educação e da Casa Civil.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 12:40
PM ordena estacionamento ilegal no Gravatá
Foto: Divulgação
Nova ação da Polícia Militar, através do 18º Batalhão, busca ordenar o trânsito de veículos no bairro Gravatá e evitar o estacionamento ilegal que servia para extorsão por flanelinhas clandestinos e abrigo para cometer assaltos e uso de drogas. A rua principal da localidade teve reforço do policiamento com uma Base Comunitária Móvel, que conta com trios de policiais militares que se revezam durante 24h. “Não é mais admissível chamar o Gravatá de Cracolândia. Desde que assumimos o 18ºBPM, a pouco mais de um ano, temos realizado um trabalho efetivo de requalificação desta área. Já lacramos vários casarões antigos usados como ponto de drogas e prostituição, além de centros clandestinos de reciclagem, que também serviam como fachada para compra e venda de drogas”, afirma o Tenente Coronel Anselmo Alves Brandão, comandante do 18ºBPM.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 12:20
Campo Formoso: Vice eleito assumirá prefeitura no lugar de Adolfo
por David Mendes
Eurico Soares (D) assume temporariamente a vaga de Adolfo Menezes (E)
O vice-prefeito eleito de Campo Formoso, Eurico Soares do Nascimento (PSD), tomará posse no próximo dia 1º de janeiro no lugar do postulante eleito, deputado Adolfo Menezes (PSD). A três dias do início do novo governo, escolhido nas eleições municipais, o parlamentar não entregou o seu mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Menezes responde a um processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) acusado de cometer abuso de poder econômico e fazer uso indevido dos meios de comunicação em benefício de sua candidatura. Nesta sexta-feira (28), três colegas de Parlamento também eleitos no pleito de outubro último foram substituídos pelos suplentes. Em entrevista ao Bahia Notícias, o político informou que a Lei Orgânica do Município permite um prazo de 10 dias, contados a partir do dia 1º de janeiro, para que o postulante vitorioso tome posse. A decisão de Adolfo visa não correr o risco de, caso o TRE-BA decida pela cassação do seu diploma, ficar também sem o mandato do Legislativo baiano. No último dia 18 de dezembro, o juiz Cássio Miranda pediu vista do processo. O relator Saulo Casali já votou pela cassação do registro de Menezes e anulação do pleito e o magistrado Roberto Frank votou pela manutenção da candidatura do político. O TRE-BA retorna do recesso no próximo dia 7 de janeiro, quatro dias antes do prazo dado, conforme legislação municipal. “É um negócio escandaloso. Mas hoje quem está na política está sujeito a isso. Até lá eu tomo uma decisão”, informou Menezes, em entrevista ao Bahia Notícias.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 16:20
Ferry boat reintegrado pelo governo não está em condições seguras, diz Marinha
Foto: Evilásio Júnior / Bahia Notícias
Apesar de o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar ter informado, em entrevista ao Bahia Notícias, que o ferry boat Rio Paraguaçu seria integrado ao sistema e ajudaria no reforço para o período do Réveillon, a Marinha afirma que a embarcação ainda não está apta para navegação. Nota enviada pelo Comando do 2º Distrito Naval informa que uma vistoria realizada nesta quinta-feira (27) pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) encontrou uma série de “discrepâncias” que comprometem o desempenho e a segurança do transporte de passageiros e veículos. Segundo a Marinha, o resultado do relatório foi repassado à Agência Estadual de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), para que as incorreções fossem sanadas e, assim, o equipamento pudesse ser submetido a uma nova inspeção que, até agora, não foi solicitada.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 16:00
Estado de saúde de Dilma está ‘dentro da normalidade’; presidente chega a Salvador
O estado de saúde da presidente Dilma Rousseff, que passou por exames de rotina, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, está “dentro da normalidade”, de acordo com nota da Presidência. A presidente chegou em São Paulo às 9h30 desta sexta (28), onde passou por exames já agendados, como tomografia. Dilma já embarcou para a Base Naval de Aratu, em Salvador, onde passará um breve período de recesso de fim de ano, acompanhada de familiares. A mandatária, que tratou de um câncer em 2009, realiza periodicamente exames para controlar uma possível reincidência da doença.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:50
Exame confirma virgindade de capa da Playboy de janeiro
A jovem que ficou famosa por leiloar a virgindade na internet vai ser a primeira virgem na capa da Playboy. E para isso, a moça teve que comprovar a “pureza” em exame. Confira este babado na Coluna Holofote.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:40
Sucessão na Câmara: Ausente em churrasco do PTN, trio rebelde 'marisca' conselhos em Nilo
por Evilásio Júnior
Foto: Bahia Notícias
O trio rebelde do PTN, Alan Castro, Geraldo Júnior e Carlos Muniz – que manteve a candidatura a presidente da Câmara Municipal de Salvador contra a determinação do chefe do partido, João Carlos Bacelar –, trocou o churrasco da sigla, nesta quinta-feira (27), para cavar frutos do mar. Os vereadores se encontraram no restaurante Al Mare, no Salvador Shopping, em um almoço de confraternização, que contou ainda com a presença do correligionário Kiky Bispo e do também edil Alemão (PRP). Com experiência de três mandatos à frente da Assembleia da Bahia (AL-BA), a caminho do quarto, o deputado Marcelo Nilo (PDT) pintou por lá e foi "enquadrado" para dar conselhos sobre articulação e comando de uma Casa Legislativa. O encontro com o pedetista, de acordo com o relato de Geraldo Júnior ao Bahia Notícias, aconteceu "por mera coincidência". Segundo ele, apesar de o grupo "transgredir a orientação partidária" – como apontou o próprio Bacelar –, ao se insurgir contra o nome de Paulo Câmara (PSDB), "a tendência é a unidade". "Não vamos criar problemas na base de governo", argumentou. Pleiteante à sucessão de Pedro Godinho e vereador mais votado a capital baiana, Muniz foi mais enfático que o colega. "A tendência é um ou outro ficar no meio campo. Vai ter segundo turno no dia 2 [de janeiro]. No primeiro turno a gente sai separado e no segundo a gente conversa", avisou, irredutível, em conversa com o BN. Ao longo do dia várias reuniões têm sido realizadas, não só entre os integrantes do PTN, mas também nos lados tucano e petista, que tenta emplacar Henrique Carballal como postulante do governador Jaques Wagner. Quem mariscar melhor pode sair do manguezal com a presidência. Só há de se ter cuidado com as puãs de caranguejo escondidas na lama.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:20
Aplicativos ajudam na perda de peso, diz pesquisa; Confira opções de ferramentas amigas da dieta
Foto: Divulgação / Dieta e Saúde
Sabe aquela ideia de que a tecnologia torna as pessoas mais sedentárias? É coisa do passado. Os smartphones e tablets, se bem utilizados, podem ser grandes aliados da saúde e até ajudar a dar adeus aos quilinhos indesejados. Um estudo feito na Universidade NorthShore e publicado na revista científica Archives of Internal Medicine mostrou que o uso desses recursos faz com que as dietas resultem na perda de, em média, 3,9 quilos a mais por ano, em comparação a quem não adere à tecnologia. Saiba mais detalhes sobre a pesquisa e confira dicas de aplicativos na Coluna Mercado!
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:20
Elevador Lacerda terá duas novas cabines em janeiro
O Elevador Lacerda funcionará com duas cabines novas e refrigeradas a partir do dia 15 de janeiro, de acordo com informações da prefeitura. O novo sistema contará com sensor nas portas. Após a liberação do funcionamento destas duas primeiras, as de números três e quatro entrarão em fase de substituição. Cada cabine terá capacidade para o deslocamento de 26 pessoas por viagem. A modernização do equipamento substitui o sistema de controle, que passará de eletromecânico para digital, o que reduz 50% no consumo de energia. A reforma das cabines do Elevador resulta do Termo de Ajuste e Compromisso (TAC) firmado entre a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos e Infraestrutura do Salvador (Setin), a partir da Superintendência de Trânsito e Transportes (Transalvador), com a rede Bompreço. Pelo termo, a rede de supermercados poderá explorar a sua marca em mídia interna nas cabines, por um período de 24 meses. A mídia também será um veículo de informações sobre os serviços municipais.O TAC ainda estabelece uma cooperação técnica, financeira e operacional para a realização de intervenções no sistema viário e ordenamento do tráfego na interseção entre as avenidas General Graça Lessa (Vale do Ogunjá) e Mário Leal Ferreira (Bonocô).
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:12
Zagueiro do Botafogo está perto do Bahia, admite diretoria
Foto: Satiro Sodré / Agif
A três dias do fim do ano, o Bahia pode apresentar seu primeiro reforço para a temporada em breve. As negociações com o zagueiro Brinner, do Botafogo, estão avançadas segundo a diretoria do clube. Confira na Coluna Esportes.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 15:00
Vale-cultura: Regras para uso vão ser definidas em seis meses
Muita gente ainda não sabe como vai funcionar na prática o vale-cultura, um dia depois de ele ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff. Segundo o Ministério da Cultura, as dúvidas são consideradas normais, já que as regras de uso do beneficio ainda terão seis meses para ser definidas. A ideia é que os R$ 50,00 a que trabalhador terá direito para gastar com teatro, cinema ou livros, por exemplo, sejam depositados em um cartão magnético. O valor pode ser acumulado. Apesar de ainda não haver uma definição sobre que locais vão receber o cartão, o Ministério da Cultura garante que “a proposta é que o trabalhador tenha um leque de opções amplas”, como ocorre hoje com o vale-refeição. O vale-cultura será concedido a trabalhadores contratados com carteira assinada, que ganham até cinco salários mínimos, mas quem ganha mais do que isso também pode receber o benefício. A condição é que o patrão garanta o recurso a todos os empregados que recebem abaixo desse patamar.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 14:40
Mulheres respondem por 70% dos gastos na classe C
No Brasil, onde 40 milhões de pessoas ascenderam à classe média nos últimos 10 anos, as mulheres passaram de coadjuvantes a protagonistas no mercado de trabalho, na política e, principalmente, no convívio familiar. De cada R$ 100 consumidos pela Classe C em produtos e serviços, as mulheres são responsáveis por R$ 70, informa o Correio Braziliense. O valor é quase três vezes maior do que gastam, proporcionalmente, as mulheres mais ricas. Nas classes A e B, dos mesmos R$ 100 despejados no mercado, elas participam com apenas R$ 25. De acordo com dados do instituto Data Popular, nos lares da Classe C são as mulheres que decidem quais alimentos a família vai consumir, quais hospitais ou médicos procurar e em qual escola os filhos vão estudar. “nesse novo quadro, quando o assunto é o orçamento familiar, quem toma as decisões na Classe C é a mulher”, disse ao jornal o ministro da Secretaria de Assuntos Especiais (SAE) da Presidência da República, Moreira Franco.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 14:38
Morre ex-deputado Vicente Brizola, pai do ministro do Trabalho
Morreu na madrugada desta sexta-feira (28) no Rio de Janeiro o ex-deputado federal José Vicente Goulart Brizola, 61, filho do ex-governador gaúcho Leonel Brizola (1922-2004), informa a Folha de S. Paulo. Segundo o jornal, Vicente passou as últimas semanas internado no Hospital Miguel Couto e a causa da morte foi uma hemorragia digestiva. Nascido em Porto Alegre, José Vicente foi eleito para a Câmara em 1990 pelo PDT do Rio e permaneceu no Congresso até 1995. Ele é pai do ministro do Trabalho, Brizola Neto, 34, da deputada estadual gaúcha Juliana Brizola, 37, e do vereador no Rio Leonel Brizola Neto, 37. Os três são pedetistas. O movimento que trocou de legenda era formado também pela hoje presidente Dilma Rousseff, que naquele ano era secretária da Energia do Rio Grande do Sul. A ida de Dilma para o PT gaúcho abriu caminho para que ela se tornasse ministra do governo Luiz Inácio Lula da Silva a partir de 2003. No Rio Grande do Sul, José Vicente também foi presidente da Loteria estadual no governo do petista Olívio Dutra (1999-2002). Após deixar o cargo, ele foi o pivô de acusações contra o PT. Ele dizia ter sido coagido por petistas gaúchos a buscar recursos de campanha com donos de bingos e bicheiros. O partido sempre negou. Informações da Folha.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 14:20
TRE-BA publica data da nova eleição em Camamu
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) publicou nesta quinta-feira (27) a resolução administrativa nº 14/2012 que define a data de 03 de março de 2013 para a realização da nova eleição para prefeito e vice do município de Camamu. A marcação de data para a nova eleição foi solicitada pelo juiz João Paulo Guimarães Neto, da 78ª Zona Eleitoral, em sentença que determinou a renovação do pleito eleitoral para o cargo de prefeito do município de Camamu, com fundamento no art. 224 do Código Eleitoral, uma vez que os votos dados a candidatos com registro indeferido ultrapassaram a 50% da votação válida.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 14:00
Prazo para recadastramento no Bolsa Família termina na segunda
Termina na próxima segunda-feira (31) o prazo para 566,1 mil beneficiadas pelo Bolsa Família atualizarem os dados no Cadastro Único para Programas Sociais. O número corresponde a 37,1 % das famílias que precisam se recadastrar este ano. A revisão é importante para verificar se as famílias mantêm as condições para o recebimento do benefício, entre eles a renda mensal até R$ 140 por pessoa. Para fazer a atualização, a família deve apresentar ao órgão local que gerencia o programa os documentos comprovando renda, residência, escolaridade e dados pessoais de todos os seus integrantes - no caso de Salvador, a Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad). As famílias que perderem o prazo para o recadastramento ficam com o benefício bloqueado a partir de janeiro, mas ainda podem regularizar a situação até 22 de fevereiro. Só depois dessa data, o benefício de quem não estiver com as informações em dia é cancelado. Atualmente, o Bolsa Família atende a 13,8 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros, com a transferência mensal de R$ 1,9 bilhão.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 13:40
ACM Neto se reúne com secretários antes da posse
Foto: Divulgação
O prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), se reuniu nesta sexta-feira com os futuros secretários e a equipe de transição para definir os últimos ajustes antes da posse, no próximo dia 1º de janeiro. O encontro é realizado no Hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho. Ao final do evento, os chefes das pastas assinam um termo de comprometimento de metas que serão estabelecidas pelo gestão democrata. Em nota enviada à imprensa, a assessoria do democrata informou que já no próximo dia 2 de janeiro, uma série de decretos será baixada. As medidas envolvem todas as secretarias e visam dar mais “austeridade, eficiência, transparência e modernidade”. ACM Neto e seus secretários tomam posse na próxima terça-feira, às 14h30, na Câmara Municipal de Salvador. Em seguida, o novo alcaide soteropolitano segue para a transmissão de cargo no Palácio Thomé de Souza, na Praça Municipal, Centro da capital baiana.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 13:20
Câmara de Salvador realizou 190 sessões em 2012
Foto: Max Haack/ Ag Haack/ Bahia Notícias
De fevereiro a dezembro de 2012, a Câmara de Salvador realizou 190 sessões. Entre elas, 52 foram ordinárias, 82 solenes, além das 55 especiais e uma extraordinária. Segundo o balanço da Casa Legislativa, o número de pareceres emitidos no período somou um total de 639. Os 41 vereadores pronunciaram mais de 670 discursos no plenário. A Câmara teve durante todo o ano 1.601 requerimentos administrativos como uso da ferramenta de expressão das vontades coletivas de vários segmentos sociais. Foram expedidos 1.093 registros e 3.066 ofícios como itens de elaboração dos projetos de lei, que depois de votados no plenário, foram transformados em legislação e aplicados no município.
Sexta, 28 de Dezembro de 2012 - 12:20
Campo Formoso: Vice eleito assumirá prefeitura no lugar de Adolfo
por David Mendes
Eurico Soares (D) assume temporariamente a vaga de Adolfo Menezes (E)
O vice-prefeito eleito de Campo Formoso, Eurico Soares do Nascimento (PSD), tomará posse no próximo dia 1º de janeiro no lugar do postulante eleito, deputado Adolfo Menezes (PSD). A três dias do início do novo governo, escolhido nas eleições municipais, o parlamentar não entregou o seu mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Menezes responde a um processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) acusado de cometer abuso de poder econômico e fazer uso indevido dos meios de comunicação em benefício de sua candidatura. Nesta sexta-feira (28), três colegas de Parlamento também eleitos no pleito de outubro último foram substituídos pelos suplentes. Em entrevista ao Bahia Notícias, o político informou que a Lei Orgânica do Município permite um prazo de 10 dias, contados a partir do dia 1º de janeiro, para que o postulante vitorioso tome posse. A decisão de Adolfo visa não correr o risco de, caso o TRE-BA decida pela cassação do seu diploma, ficar também sem o mandato do Legislativo baiano. No último dia 18 de dezembro, o juiz Cássio Miranda pediu vista do processo. O relator Saulo Casali já votou pela cassação do registro de Menezes e anulação do pleito e o magistrado Roberto Frank votou pela manutenção da candidatura do político. O TRE-BA retorna do recesso no próximo dia 7 de janeiro, quatro dias antes do prazo dado, conforme legislação municipal. “É um negócio escandaloso. Mas hoje quem está na política está sujeito a isso. Até lá eu tomo uma decisão”, informou Menezes, em entrevista ao Bahia Notícias.v
Assinar:
Postagens (Atom)