quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

EMPRESÁRIO JAPONÊS VIRA PREFEITO EM MINAS GERAIS

Um japonês naturalizado brasileiro que mal fala português assumirá em 2013 a prefeitura de um município em pleno semiárido mineiro.

Novato na política, o fruticultor Yuji Yamada, 65, foi eleito pelo PRP para gerir Janaúba, município de 67 mil habitantes que fica a 554 km ao norte de Belo Horizonte. Ainda sem falar bem o português, após mais de 50 anos no Brasil, Yamada derrotou o PT e o PSDB --este com o apoio engajado do senador tucano Aécio Neves.

O sucesso eleitoral relaciona-se com o êxito empresarial de Yamada, iniciado aos 20 anos de idade em Registro (SP) e consumado no norte mineiro, no começo dos anos 80, a partir das plantações irrigadas de frutas, principalmente de banana prata.

"Seu Yuji" --como é chamado pelos quase 2.000 empregados da Brasnica, empresa com sede em Janaúba e que tem dez filiais-- terá agora o desafio de comandar a cidade que escolheu para viver.

Lucas Lima/Folhapress
Yuji Yamada vive no Brasil há mais de 50 anos, mas ainda não fala bem o português
Yuji Yamada vive no Brasil há mais de 50 anos, mas ainda não fala bem o português

Rico, ele diz ter encarado a missão por gratidão à acolhida que teve na cidade.
"Aprendi a administrar com as pessoas, e Janaúba me deu muita coisa. Está na hora de retribuir. Não sei se vou dar conta do desafio, [mas] não posso voltar atrás."
Para o prefeito eleito, a saúde é a área que exigirá mais esforços, e o desemprego "preocupa muito". A economia local é baseada principalmente na agricultura e no setor de serviços.

Logo após a posse, Yamada deve viajar ao Japão para reuniões com financiadores de projetos para a saúde. Diz ter apoio do consulado do Japão no Rio nesses contatos.
Seu principal projeto é conseguir que Janaúba tenha um porto seco e se torne ponto de exportação e importação, atraindo novos negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário