segunda-feira, 31 de março de 2014

GOVERNO ESTÁ PERDENDO O CONTROLE DA INFLAÇÃO


Copom, presidido por Alexandre Tombini, se reúne nesta semana para decidir sobre Selic
Copom, presidido por Alexandre Tombini, se reúne nesta semana para decidir sobre Selic (Ueslei Marcelino/Reuters)
Analistas consultados pelo Banco Central elevaram suas estimativas para a inflação neste ano. Segundo mostra o relatório semanal Focus, divulgado nesta segunda-feira, a expectativa média para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 6,28% para 6,30%, aproximando-se ainda mais do teto da meta oficial, de 6,5%. O número é também maior do que a expectativa do BC para o ano, de 6,1%, divulgada no Relatório Trimestral de Inflação na semana passada. 
Mesmo assim, os economistas mantiveram sua perspectiva para a Selic, taxa básica de juros, neste ano em 11,25%. A perspectiva para a inflação é um dos componentes que mais pesam na avaliação do Comitê de Política Monetária (Copom) em suas reuniões periódicas, em que são definidos os rumos da taxa de juros do país. A próxima acontecerá nesta terça e quarta-feira e a expectativa é de que o Copom eleve ainda mais os juros - que estão em 10,75% - diante de uma inflação persistente. Para 2015, o mercado manteve também sua expectativa média para o IPCA e para a Selic em 5,80% e 12% ao ano, respectivamente. 
Ainda segundo o Banco Central, o mercado diminuiu de 1,70% para 1,69% sua estimativa média para o crescimento da economia brasileira neste ano. Para 2015, a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) não foi alterada, permanecendo em 2%. 
No Relatório Trimestral de Inflação, o BC projeta alta de 2% para o PIB neste ano, menor que o resultado de 2013 (2,3%) e mais baixo também do que a estimativa da Fazenda, de 2,5%

Nenhum comentário:

Postar um comentário