quarta-feira, 23 de novembro de 2016

OS VEREADORES E OS DESAFIOS PARA O FUTURO.



Todos nós sabemos que os Vereadores são os representantes do povo em cada município brasileiro.
E por que o são? Por que estão bem perto do povo, ouvindo, sentindo e dialogando com ele, vendo  os seus problemas, as suas angustias, as suas necessidades e seus anseios.
A população brasileira cada vez mais está envelhecendo, e ao contrário o eleitorado está se tornando mais jovens e bem  mais informados e conectados.
Segundo as mais recentes pesquisas, mais da metade da população do mundo estará conectada pela rede mundial de computadores(internet) até o final deste ano.
Dessa forma, hoje a população é muito bem informada, sabendo quase que instantaneamente o que acontece na política, na economia, na administração, e nas finanças do mundo , do país, do estado e dos municípios.
E onde fica nisso o papel do Vereador, representante do povo ?
Não resta ao Edil outra opção, senão acompanhar o desenvolvimento tecnológico da população, que integrada ao mundo através da internet, está sendo informada de todos os acontecimentos em tempo real, até nos mais longínquos rincões brasileiro.
Qualquer cidade do interior do Brasil, possui internet; a rede mundial de computadores em muitas cidades nacionais, disponibilizam gratuitamente a internet via Wi Fi , para toda a população, permitindo assim um volume grandioso de informações para os seus habitantes.
Não se admite mais o Vereador como simples cabo eleitoral nas eleições gerais, nem tampouco o Vereador assistente social que cuida das necessidades básicas da população, esquecendo-se das suas funções principisl que é fazer as leis vigentes no município, fiscalizar os atos de todos os administradores em exercício de mandato, cuidar do patrimônio da cidade e buscar benefícios para a população através do melhoramento dos serviços públicos tais como Saúde, Educação, Segurança, Transporte , Lazer e sobretudo bem estar social, vez que é a população que através dos impostos recolhidos, paga os subsídios de Prefeitos, Vices, Vereadores, Secretários e toda a máquina pública que administra a cidade.
Assim sendo, o Vereador tem a obrigação de se integrar ao mundo digital, fiscalizando os atos do executivo através da internet, como exige da lei de transparência, usar o email para comunicar-se com os órgãos fiscalizadores e demais  autoridades do país , dar publicidade aos atos do seu mandato através do facebook, informar suas atividades aos eleitores via watsapp, publicar seus pronunciamentos e reivindicações através do Youtube, e pesquisar as matérias de interesse da população e as atividades em desenvolvimento no mundo via Google, para inserir melhorias nas vidas dos cidadãos que lhes confiaram o voto.
O Vereador submisso, cabo eleitoral, assistente social e passivo seguidor das propostas do executivo, aprovando projetos de leis sem ao menos lê-los, concedendo regalias ao Prefeito através de créditos suplementares superestimados, desconhecendo os ditames da sua Lei Orgânica e do seu Regimento Interno, desconsiderando a importância das Leis do PPA, LDO e Orçamento Anual na vida da população, afrouxando na fiscalização dos atos do executivo, deixando grassar na cidade a corrupção que tanto mal traz aos seus habitantes , com desvio de quantias imensas que deveriam ser aplicadas nas áreas importantes para a população como bem estar social, saúde, educação, transporte, segurança e lazer, ESTE VEREADOR ESTÁ MORTO E INSEPULTO. Se não se integrar aos mecanismos da nova comunicação social, como internet, google, email, watassp, youtube, facebook e etc, não poderá continuar na vida pública, representando a população da sua cidade, e certamente se não mudar de atitude, perderá com certeza as próximas eleições.

O Vereador que não se integra com a população através dos novos meios de comunicação social, será num futuro bem próximo, um antiquado dinossauro que pertencerá ao passado, e não voltará à política nunca mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário