quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

ANTENA DE CELULAR NO SÍTIO DE ATIBAIA FOI PRESENTE DE AMIGO DE LULA

Segundo Léo Pinheiro, Lula pediu a ele que cuidasse da reforma do “seu” sítio em Atibaia. A propriedade está registrada em nome de um sócio de Fábio Luís da Silva, filho do ex-presidente
Sítio usado pelo ex-presidente Lula e seus familiares em Atibaia, no interior de São Paulo(Jefferson Coppola/VEJA)
O ex-sindicalista José Zunga Alves de Lima, amigo do ex-presidente Lula, deu de "presente" ao petista, em 2010, uma antena de celular da operadora Oi próxima ao sítio frequentado pelo ex-presidente e seus familiares, localizado em Atibaia (SP), segundo a edição desta quarta-feira do jornal Folha de S. Paulo. Esse é mais um indício de que empresas dirigidas por amigos de Lula bancaram obras e melhorias na propriedade rural. A revelação da existência da antena foi feita pelo jornal Valor Econômico, no início da semana.
Na Oi, o então diretor João de Deus Pinheiro Macedo conduziu o pedido e teve aval de Otávio Marques de Azevedo - presidente da AG Telecom, uma das empresas controladoras da Oi e que integra o grupo Andrade Gutierrez, alvo na operação Lava Jato. Azevedo esteve preso durante oito meses e é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.
Para construir a antena, a Oi alugou um terreno a cerca de 100 metros da entrada do sítio. Conforme especialista disseram à Folha, a obra custou em torno de 1 milhão de reais entre equipamentos, licenças e taxas. Engenheiros de telecomunicações também disseram ao jornal que, levando em consideração a geografia da área e o mapa das antenas das outras operadoras, a antena foi instalada só para atender o sítio.
Isso porque, para que o sinal tenha alcance em um raio de 30 a 50 quilômetros, a antena costuma estar posicionada em pontos elevados. Mas moradores a cerca de 500 metros da antena disseram não conseguir sinal.
Ainda segundo o jornal, nenhuma concorrente da Oi - Vivo, TIM, Claro e Nextel - cobre a zona rural da cidade.
Zunga foi indicado por Lula, em 2008, para uma vaga no conselho consultivo da Anatel, mas foi afastado dois anos depois por conflito de interesses, pois já era funcionário da Oi. O ex-sindicalista também é ligado a Jonas Suassuna, um dos proprietários do sítio em Atibaia e sócio de Fabio Luis, um dos filhos de Lula, na empresa Gamecorp. Em 2005, quando já trabalhava na Oi, a companhia de telecomunicações comprou participação minoritária na empresa do filho do ex-presidente por 5,2 milhões de reais. Três anos depois, Lula mudou a Lei Geral das Telecomunicações para permitir que a Oi comprasse a Brasil Telecom.
O Instituto Lula disse que o ex-presidente não usa celular e "não tem comentários para ilações absurdas". José Zunga Alves de Lima, por sua vez, negou, por mensagem de texto, qualquer participação no processo de instalação da Antena. A Oi também não quis fazer comentários sobre o caso

Nenhum comentário:

Postar um comentário