quarta-feira, 30 de maio de 2018

JUIZ APLICA MULTA DIÁRIA DE 6 MIL REAIS POR VIGÍLIA PARA LULA

 - O Tribunal de Justiça do Paraná determinou nesta segunda (28) o cumprimento de uma multa diária de R$ 500 mil contra a CUT e o PT, por entender que as entidades desrespeitaram liminar que definia a desocupação do entorno da Polícia Federal em Curitiba (PR), onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está preso.
A multa já havia sido fixada em 13 de abril, mas um acordo firmado entre manifestantes e autoridades, poucos dias depois, garantia que as indenizações seriam suspensas.
Em 19 de maio, um oficial de Justiça foi ao local, a mando do juiz Jailton Tontini, e constatou que manifestantes ainda ocupavam a região. O magistrado determinou, então, o cumprimento da multa a partir deste dia. Até esta quarta (30), os valores chegam a R$ 6 milhões para cada entidade.
O juiz também solicitou o auxílio de força policial para cumprir a liminar, oficiando a governadora Cida Borghetti, o secretário de Segurança Pública Julio Reis e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Audilene Dias Rocha.
A coordenação da vigília Lula Livre decidiu manter a mobilização no mesmo local. Eles argumentam que seguem o acordo firmado com a Secretaria de Segurança do Paraná e a Prefeitura de Curitiba.
O presidente estadual do PT-PR, Dr. Rosinha, informou que irá recorrer da decisão no tribunal de Justiça do Paraná, uma vez que se trata de "medida arbitrária e contrária a um acordo assinado pela Prefeitura de Curitiba por meio de sua procuradora oficial".
O acordo firmado no dia 16 de abril, além de suspender a multa, permitia a manutenção de quatro tendas no entorno da PF para assegurar a estrutura necessária.
Nesta terça, oito deputados da comissão externa da Câmara realizaram inspeção na cela onde Lula está preso. Participaram da visita Jandira Feghali (PC do B), Paulo Pimenta (PT), Silvio Costa (Avante), Weverton Rocha (PDT), Orlando Silva (PC do B), Benedita da Silva (PT), José Mentor (PT) e Odorico Monteiro (PSB).
Jandira disse que Lula está preocupado com a situação de desabastecimento no país

Nenhum comentário:

Postar um comentário