quarta-feira, 16 de maio de 2018

VOTOS BRANCOS E NULOS PARA PRESIDENTE ULTRAPASSA CANDIDATOS


A mais recente pesquisa de intenção de voto para presidente, divulgada na segunda-feira, 14/05, pela CNT/MDA, apontou um grande favorito para a eleição de outubro: ninguém. A soma de eleitores indecisos ou dispostos a votar em branco ou nulo chega a 45,7%, número superior ao desempenho dos quatro primeiros colocados na disputa.
Juntos, Jair Bolsonaro (18,3%), Marina Silva (11,2), Ciro Gomes (9%) e Geraldo Alckmin (5,3%) somam 43,8% das preferências.
O número de branco e nulos é de 29,6%, quase dez pontos a mais do que pesquisa CNT/MDA divulgada no final de abril de 2014: 20%. Àquela altura o total de indecisos era de 9,6%. Hoje é de 16,1%, quase o dobro.
Ou seja: o número de eleitores que não sabem ou não querem votar em nenhum dos candidatos a presidente aumentou cerca de 15% em quatro anos.
Em maio daquele ano, Dilma Rousseff despontava como favorita na pesquisa CNT/MDA, com 37% das intenções, e Aécio tinha 21%. Eles terminaram o primeiro turno com 41% e 33% dos votos válidos, respectivamente.
No fim, o índice de brancos e nulos foram 3,84% e 5,80%, e 19,39% se abstiveram. A tendência é que estes números sejam maiores nas eleições deste ano.
De acordo com a pesquisa CNT/MDA, Bolsonaro (PSL) lidera todos os cenários sem Lula (PT). O índice (18,3%) é parecido com o apurado por outros institutos e indica que o deputado, que começou a campanha mais cedo, atingiu o teto nessa fase pré-propaganda eleitoral.
O índice de 16% de indecisos, porém, mostra que muita coisa deve mudar quando a eleição começar oficialmente – por aqui, tradicionalmente, ao fim da cerimônia de encerramento da Copa. A repercussão da pesquisa e da lista de convocados pelo técnico Tite, divulgadas no mesmo dia, mostra qual é o assunto ainda predominante na cabeça do brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário