domingo, 20 de maio de 2018

SETOR AGRÍCOLA PODE FINANCIAR CAMPANHA DE BOLSONARO

 - O pré-candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, que se compara ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está atraindo apoio ao redor das áreas agrícolas do Brasil, onde o capitão da reserva do Exército pode garantir o financiamento necessário para sua tentativa de liderar o maior país da América Latina.
A liderança precoce de Bolsonaro em pesquisas nacionais de opinião para a corrida presidencial de outubro, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não aparece na disputa, tem sido menosprezada por muitos especialistas porque ele não tem a forte base partidária que é tradicionalmente necessária para vencer eleições no país de 209 milhões de habitantes.
No entanto, a postura dura de Bolsonaro, de 63 anos, em relação à criminalidade e seus planos para afrouxar o controle de armas, somado à sua oposição à proteção ambiental e às reivindicações de reservas de terra para comunidades originárias, está encontrando ressonância em ricos proprietários de terras nas áreas rurais do Brasil.
Adesivos de carros que dizem "Bolsonaro Salve o Brasil" e "Somos todos Bolsonaro" são uma visão comum em caminhonetes em Campo Novo do Parecis, uma cidade no Mato Grosso, a potência agrícola do Brasil.
Com a prisão de Lula por corrupção, Bolsonaro, um deputado que acumula sete mandatos, lidera um campo fragmentado a cinco meses da eleição.
Uma pesquisa divulgada nesta semana mostra ele à frente da ambientalista Marina Silva em cenários onde Lula não aparece. [nL2N1SL0Q1]
Nos Estados agrícolas da Região Centro-Oeste, que puxam a oitava maior economia do mundo, a liderança de Bolsonaro cresce para amplos 10 pontos percentuais, segundo o Datafolha.
Embora esses Estados sejam menos populosos do que as regiões litorâneas, eles abrigam poderosos proprietários de terras abastecidos de dinheiro das recentes safras recordes, cujas doações políticas podem ser essenciais para construir uma campanha nacional para Bolsonaro.
Alto e magro, com cabelos penteados para um lado e um olhar fitante, a principal vantagem de Bolsonaro aos olhos de muitos eleitores é uma ficha limpa de corrupção, num momento em que boa parte da classe política foi atingida por escândalos de corrupção. Com isso, eles estão preparados para olhar além de seus comentários mais incendiários. [nL2N1SO0XS]
Apesar de sua popularidade, Bolsonaro conta apenas com o apoio do PSL, um partido pequeno. Sob as leis eleitorais do Brasil, isso dá a ele apenas 10 segundos de tempo de televisão quando a campanha começar, uma séria deficiência em um país onde propagandas televisivas têm historicamente grande impacto.
Pesquisas sugerem que até 45 por cento dos eleitores continuam indecisos.
Aliados de Bolsonaro dizem que seu alcance nas redes sociais compensará o pouco tempo na TV, citando um número de seguidores no Facebook que é mais do que o dobro do que tem Marina.
Manifestando revolta contra partidos do establishment, Bolsonaro comparou sua candidatura à campanha de Trump em 2016, agitando alguns eleitores com discursos furiosos, enquanto alarma outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário