sábado, 27 de junho de 2015

ESTADOS UNIDOS LEGALIZA CASAMENTO GAY

Defensores do casamento gay comemoram em frente à Suprema Corte em Washington, nos EUA, após aprovação do casamento de casais do mesmo sexo pela constituição
Defensores do casamento gay comemoram em frente à Suprema Corte em Washington, nos EUA, após aprovação do casamento de casais do mesmo sexo pela constituição(Alex Wong/AFP)
A Suprema Corte dos Estados Unidos legalizou nesta sexta-feira o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em todo o país, uma decisão histórica que anula o poder dos Estados de proibir as uniões entre homossexuais. O presidente americano, Barack Obama, comemorou a decisão em sua conta pessoal no Twitter e em uma declaração na Casa Branca.
Após uma votação apertada, de cinco votos favoráveis contra quatro contrários, o juiz Anthony Kennedy leu a decisão afirmou que o casamento civil é um direito constitucional para todos, independente da orientação sexual. "Não há união mais profunda do que o casamento", disse ele, complementando que essa união deve ser possível para todos os cidadãos sem discriminação. Não está claro ainda como os certificados de casamento serão emitidos nos Estados onde as uniões homossexuais foram previamente proibidas.
Na rede social, Obama se referiu à decisão como "um grande passo rumo à igualdade". "Os casais de gays e de lésbicas têm agora o direito de se casar, como quaisquer outros. #LoveWins [o amor vence]", tuitou. Posteriormente, o presidente americano disse que a Suprema Corte corrigiu o que estava errado, se referindo à proibição do casamento gay em alguns Estados americanos. "Isso era discriminação em forma de lei. Tratava casais de gays e lésbicas que se amam como uma classe de pessoas inferior e segregada. [Com a decisão], somos um país melhor"ESTADOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário