terça-feira, 13 de agosto de 2013

ATLETA RUSSA GANHA MEDALHA DE OURO NO MUNDIAL

013 às 16:30

As mãos cerradas erguidas ao ar são a marca de uma Yelena Isinbayeva em euforia. A russa corre ao encontro de seu técnico e de uma multidão que saúda sua rainha no estádio Luzhniki Moscou. Ela está de volta ao trono do salto com vara do Mundial, justamente em seu último ato antes de interromper a carreira para tentar engravidar. Seu futuro filho poderá dizer que a mãe é recordista mundial e três vezes campeã mundial. A brasileira Fabiana Murer, que defendia o título, acabou na quinta posição e também prestou homenagem à rainha de sua modalidade. A noite era da anfitriã e ninguém estragaria a festa em Moscou, que teve até tentativa de quebra de recorde mundial.
Salto com vara e a bela Yelena Isinbayeva ganha ouro em Moscou


Os russos sentirão saudades dos voos de sua campeã. O mundo sentirá a falta da Yelena Isinbayeva, ainda que ela não demore muito para voltar. O salto com vara precisa de sua rainha.


Tanto Fabiana Murer quanto suas principais rivais abdicaram dos saltos nas alturas menores. A brasileira, Yarisley e Jennifer só começaram a saltar na marca de 4,55m, a mesma que classificou todas as finalistas. Isinbayeva queria descansar ainda mais e optou por entrar na competição já em 4,65m.

A americana foi a primeira das favoritas a saltar e sequer conseguiu voar no patamar do sarrafo, mas reclamou de uma interferência externa e conseguiu voltar a tentativa, quando foi perfeita. Yarisley também não teve problemas para avançar de primeira. Era a vez de Fabiana encarar o sarrafo na mesma altura que teve trabalho na classificatória. Mas agora ela já estava ambientada com a velocidade da pista, com o clima e o vento do Luzhniki. A campeã mundial de Daegu passou com tranquilidade pelos 4,55m.

A briga começou a pegar fogo a 4,65m. O estádio Luzhniki foi ao delírio. Isinbayeva estava começando sua última competição antes da pausa para ser mãe. Talvez até a última grande apresentação da recordista mundial, já que ela não tem certeza se vai retornar em alto rendimento. Mesmo com uma multidão a impulsionando, a russa atacou errado o sarrafo e o derrubou antes de chegar ao ápice de seu voo. Só que o filme do Mundial de 2009, quando ela nem conseguiu marca não se repetiu. Não em casa. Yelena foi para a segunda chance e voou.

Yarisley Silva teve dificuldade ainda maior nos 4,65m. A líder do ranking mundial só passou pelo sarrafo na terceira chance. Jennifer Suhr, por sua vez, decidiu não saltar nessa altura e voltar no sarrafo de 4,75m. Foi quando Fabiana assumiu a ponta. A brasileira ainda desviou um pouco para a direita, mas sobrou novamente e continuou sem erros. Iguais a ela, somente a alemã Silke Spiegelberg e a russa Anastasia Savchenko.

Nenhum comentário:

Postar um comentário