sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

DENUNCIANTE DO MENSALÃO PODE SER PRESO ESTA SEMANA


O ex-deputado Roberto Jefferson
Foto: Pablo Jacob/20-11-2013 / Agência O Globo
O ex-deputado Roberto Jefferson Pablo Jacob/20-11-2013 / Agência O Globo
RIO - Na véspera de completar três meses das primeiras prisões dos condenados do mensalão, o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), delator do esquema, afirmou nesta sexta-feira, em entrevista ao GLOBO, que poderá ser preso já na próxima semana. Segundo Jefferson, “comentários de advogados” dão conta de que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, decidirá sobre o caso na próxima semana.
— O ministro Joaquim (Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal) vai decidir o meu caso junto com o do (ex-deputado José) Genoino, na semana que vem. Esse é o comentário dos advogados —disse o ex-deputado, que aguarda prisão em sua casa, em Levy Gasparian, no interior do Rio.
Sobre a prisão, Jefferson declarou:
— Minha expectativa é normal. Eu não fico julgando o amanhã. Eu vivo o presente — disse.
Dos 25 condenados no mensalão, sete estão presos no regime fechado e nove, no semiaberto. Genoino está em prisão domiciliar, devido a problemas de saúde. Outros três condenados cumprem penas alternativas. O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, até a semana passada foragido, está preso na Itália.
Roberto Jefferson foi condenado a sete anos e 14 dias de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por ter recebido R$ 4,5 milhões quando fazia parte da base de apoio do governo Lula no Congresso. O STF também determinou que ele pague multa de R$ 720 mil.
Para arrecadar o dinheiro, Jefferson afirmou que venderá seu escritório de advocacia, no Centro do Rio, e fará ‘vaquinha’ com integrantes do PTB, incluindo o ex-presidente Fernando Collor de Melo.
— Vou ficar sem escritório. Eu estou condenado e preso. Não importa se é prisão domiciliar ou em penitenciária. Não poderei ir ao escritório. O que eu vou fazer? É um patrimônio que eu tenho. Posso me desfazer dele? Posso. Com a finalidade de pagar parte da multa? Sim — disse.
Diagnosticado com um câncer no pâncreas, Roberto Jefferson tenta cumprir a pena em prisão domiciliar.
— Meu padrão alimentar está sendo mantido. Em casa é mais fácil manter a dieta do que fora de casa — ressaltou o ex-deputado.
Apaixonado por motos Harley-Davidson, Jefferson tem passeado com sua motocicleta pelas ruas da cidade


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário