sábado, 18 de julho de 2015

PROCURADOR GERAL EM GUERRA COM EDUARDO CUNHA

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) apresentou um pedido de desarquivamento de um inquérito que tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF) contra ele para reforçar as acusações que vem fazendo contra o procurador-geral da República Rodrigo Janot, de que há uma perseguição contra o parlamentar.

Cunha distribuiu hoje uma cópia de um pedido feito por Janot em 29 de abril deste ano, pouco depois de o procurador-geral ter pedido ao STF a abertura de um inquérito para apurar suposto envolvimento de Cunha no esquema apurado pela Operação Lava Jato. Na ocasião, Janot pediu ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro acesso a um inquérito no qual Cunha é acusado de sonegação fiscal. O processo corria no Rio de Janeiro, mas foi autuado no Supremo Tribunal Federal em 2004. A investigação é referente ao período em que Cunha presidia a Companhia de Habitação do Rio (Cehab), entre 1999 e 2000.

O promotor de Justiça André Luiz Noira Passos da Costa deu parecer favorável ao pedido de Janot. Com a remessa dos autos ao Supremo, a Procuradoria recebeu em maio a cópia do processo. A justificativa de Janot é apurar se o fato apurado no inquérito antigo pode ter alguma relação com os fatos hoje investigados na Lava Jato. O material foi encaminhado à Procuradoria no dia 22 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário