segunda-feira, 22 de maio de 2017

AÉCIO VAI AO SUPREMO PARA RECUPERAR MANDATO

Aécio Neves
A defesa confirma que Aécio pediu 2 milhões de reais a Joesley, mas diz tratar-se de um empréstimo


Afastado do Senado após as delações do empresário Joesley Batista, dono da JBS, o tucano Aécio Neves vai tentar retomar o seu mandato no Supremo Tribunal Federal. Nesta segunda-feira 22, a defesa do parlamentar deve ingressar com um pedido de agravo regimental contra o afastamento, determinado pelo ministro Edson Fachin.
De acordo com o advogado Alberto Toron, "não há respaldo na Constituição Federal" para o afastamento. "Em se tratando de mandado parlamentar, unicamente a Casa Legislativa pode afastá-lo, pela via da cassação", afirmou o advogado à Agência Brasil. Segundo o defensor, o caso de Aécio se diferencia de Delcídio do Amaral, ex-líder do governo Dilma Rousseff no Senado, cassado em 2016 após ser afastado pelo Supremo. "O senador Aécio não foi preso em flagrante", explicou Toron.
Em depoimento de delação premiada homologada pelo STF, Joesley Batista disse que pagou 2 milhões de reais em propina ao senador tucano, a fim de que ele atuasse em favor da aprovação da Lei de Abuso de Autoridade e da Anistia ao Caixa 2 em campanhas eleitorais.
O dinheiro teria sido entregue a um primo de Aécio, Frederico Pacheco de Medeiros, preso na quinta-feira 18. A entrega foi registrada em vídeo pela PF, que rastreou o caminho do dinheiro e descobriu que o montante foi depositado numa empresa do senador Zezé Perrella, do PMDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário