terça-feira, 26 de maio de 2015

LULA PEDE 8 BILHÕES A DILMA PARA SOCORRER HADDAD

Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, durante reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e alguns secretários, na sede da Prefeitura
Haddad e Lula em reunião na prefeitura de São Paulo, em 2013
Preocupado com a baixa aprovação do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), pré-candidato à reeleição em 2016, o ex-presidente Lula intercedeu por verbas para o afilhado político no Palácio do Planalto. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Lula pleiteou a liberação de 8 bilhões de reais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a gestão Haddad durante reunião com a presidente Dilma Rousseff na última sexta-feira, na Granja do Torto, em Brasília (DF).
No mesmo dia, o governo federal anunciou um corte orçamentário de quase 70 bilhões de reais, dos quais 25,7 bilhões de reais do PAC.
Além disso, o ex-presidente, que foi cabo eleitoral e fiador das campanhas de Haddad e de Dilma, pediu que ministros do PT com base eleitoral em São Paulo participem mais do dia a dia da prefeitura e da agenda política na capital paulista. O instituto Datafolha aferiu, em fevereiro, que a administração de Haddad é considerada ruim ou péssima por 44% dos paulistanos.
A senadora e ex-prefeita Marta Suplicy, que deixou o PT, aposta em agendas públicas na periferia de São Paulo e faz críticas a Haddad para alavancar sua pré-candidatura, que deve ser lançada por PSB e PPS. Também são pré-candidatos o deputado federal Celso Russomanno (PRB) e o vereador Andrea Matarazzo (PSDB).
O dinheiro seria usado por Haddad na em obras contra enchentes, moradias populares e na construção de corredores de ônibus, uma promessa de campanha que ele manobra para conseguir aprovar. Neste mês, a Haddad já admitiu que não conseguirá cumprir a promessa eleitoral de construção de creches - ele dava como certo que receberia dinheiro federal para cumprir a meta. Desde o primeiro ano de mandato, Haddad desistiu também de parte de projetos-chave, como o Arco do Futuro, conjunto de obras urbanísticas e viárias que foi alterado.
No ano passado, a desaprovação a Haddad foi considerada pelo PT um dos fatores que levaram à derrota no Estado de Dilma e do então candidato ao governo estadual Alexandre Padilha (PT), ex-ministro da Saúde abrigado na secretaria de Relações Governamentais de Haddad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário