domingo, 31 de maio de 2015

DILMA AMARGA VÁRIAS DERROTAS NO CONGRESSO NACIONAL

Luis Macedo/Camara dos Deputados

“O PT só ganha quando temos pena”, disse no fim de abril o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Os números mostram que ele tem razão. Levantamento do Correio aponta que, entre fevereiro e o fim de abril de 2015, a maioria dos parlamentares votou contra a orientação do líder do governo em 33 das 69 votações nominais do período. É o maior número de derrotas pelo menos desde o começo de 2007, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciava o segundo mandato. Entre fevereiro e abril daquele ano, com o petista Arlindo Chinaglia (SP) no comando da Câmara, o governo Lula se saiu vitorioso em 38 das 59 votações em que houve orientação da liderança do governo, e perdeu em apenas quatro ocasiões. A situação melhora quando se analisam as votações do mês de maio, depois da entrada de Michel Temer e da saída de Mercadante da articulação política do governo.

As dificuldades do governo na relação com a Câmara são conhecidas. A última grande derrota de Dilma na Casa presidida por Cunha ocorreu no começo de maio, quando o peemedebista deu um “cavalo de pau” na sessão e aprovou em 1º turno a chamada PEC da Bengala. Dilma perdeu naquele momento a possibilidade de nomear cinco novos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) até o fim de 2018, com o limite máximo de idade estendido para 75 anos. Mas é olhando para o conjunto das nominais — em que entram também decisões menos importantes, como requerimentos — que se tem a dimensão dos entraves enfrentados pelo líder do governo, José Guimarães (PT-CE).

Com 69 votações nominais no período analisado, Guimarães fez prevalecer a vontade do Planalto em 19 delas. Em outras 17 situações, houve consenso: o líder do governo e o da oposição comandaram os deputados a votar da mesma forma. O fosso também aparece na comparação do momento atual com o começo do primeiro mandato de Dilma. Popularidade em alta, imagem de boa gestora e economia indo bem ajudam a explicar as vitórias do governo naquele momento. Em 29 votações nominais, o governo só perdeu quatro vezes, e ganhou em 23 situações. Só precisou cavar consensos em dois momentos. Votações nominais são aquelas em que os deputados têm de usar o sistema de votação eletrônico, instaladas nas mesas do plená

Nenhum comentário:

Postar um comentário