domingo, 24 de janeiro de 2016

A REFORMA POLÍTICA NÃO FAZ MAIS SENTIDO

Luiza Erundina  Deputada Federal (Foto: Zeca Ribeiro/ABR)
Aos 82 anos, a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) lança hoje, dia 22, seu novo partido político, a Raiz Movimento Cidadanista, durante o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Formado por dissidentes da Rede Sustentabilidade, idealizado pela ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, a Raiz deverá flertar com eleitores tradicionais do Partido dos Trabalhadores (PT) que se desiludiram com o governo da presidente Dilma Rousseff.
Ex-prefeita de São Paulo, Erundina foi coordenadora-geral da campanha de Marina Silva, à época no Partido Socialista Brasileiro, à Presidência da República em 2014. Afastou-se dela e do partido depois que Marina declarou apoio ao senador Aécio Neves (PSDB), no segundo turno.
Com diretórios organizados em 25 Estados, a Raiz é inspirada no Podemos, da Espanha, e Syriza, da Grécia, novos partidos de matriz socialista que se destacaram nos últimos dois anos na Europa. Para obter o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e se tornar a 36ª legenda brasileira, seus apoiadores terão de coletar 486 mil assinaturas.
ÉPOCA – A senhora ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT) e agora, aos 82 anos, está criando um novo partido. O que a motivou?
Luiza Erundina – O PT foi o primeiro partido ao qual me filiei e pelo qual militei. Ajudei a construir aquele projeto. Por 17 anos, me identifiquei com esse partido. Até que percebi que, à medida que o partido ia conquistando poder, ia se afastando da sua vocação, que era ajudar o povo a se educar politicamente, a se conscientizar de sua força na busca por seus direitos. Minha experiência de governo não foi fácil no PT. Então decidi sair do partido e ir para outro, mas no mesmo campo. Costumava dizer que mudei de casa, mas na mesma rua. Naquela rua em que se vive seguindo os ideários socialistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário