quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

MINISTRO ALDO REBELO EXALTA STALIN LÍDER COMUNISTA

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, causou polêmica nas redes sociais ao postar a foto de um calendário de 2015 com um retrato do ex-dirigente soviético Joseph Stalin. Postada no Facebook oficial do ministro por volta das 16h desta terça (27), a imagem havia sido compartilhada 593 vezes até o começo da noite de quarta (28). Outros 840 internautas curtiram a postagem. Nos comentários, internautas discutiram o legado do ex-dirigente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), e a atitude de Aldo ao postar a imagem.
O calendário foi um presente recebido por Rebelo em novembro passado, quando ainda era ministro do Esporte, durante uma viagem ao Azerbaijão. Na ocasião, Rebelo se encontrou com o ministro da Juventude e do Esporte do país, Azad Rahimov, e firmou acordos de cooperação na área esportiva.
“Só no Brasil mesmo para políticos ostentarem imagens de genocidas impunemente…”, escreveu o usuário Gabriel Schaf. “Olha só! A foto de um pacificador que respeitava seus opositores enviando-os para várias colônias de férias”, disse Roberto Freire Júnior na página do ministro, referindo-se ao envio de adversários políticos para o degredo na Sibéria.
“Parabéns pela coragem e pelo calendário! Eu já estive na Rússia e posso garantir que ele ainda é muito respeitado na Rússia. Basta passar em lojas ou outros locais que é possível encontrar não apenas calendários, como também camisas, bustos e até imãs de Stalin”, elogiou o internauta Cristiano Alves. “Também ninguém afirma que Stalin era um santo e que devemos deificá-lo. Assume-se sim o caráter autoritário do regime stalinista, mas sem fazer caricaturas”, ponderou Dimitri Stepanenko.
Localizado entre o Mar Cáspio, a Rússia e o Irã, na região do Cáucaso, o Azerbaijão se separou da URSS em 1991, pouco depois do ex-dirigente Mikhail Gorbatchev declarar o fim da União Soviética. O PCdoB teve origem no antigo Partido Comunista Brasileiro (PCB), conhecida como “partidão”. A agremiação esteve na órbita de influência de Moscou durante boa parte de sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário