quarta-feira, 24 de julho de 2013

APARECIDA EM FESTA COM A CHEGADA DO PAPA.

A cozinheira do Hotel Ana Angélica Silva Santos com o papa Francisco durante visita a Aparecida (SP) em 2007
A cozinheira do Hotel Ana Angélica Silva Santos com o papa Francisco durante visita a Aparecida (SP) em 2007 - Ivan Pacheco
Moradores e fiéis de várias partes do Brasil preparam nesta quarta-feira uma grande festa para o papa Francisco em Aparecida, no interior de São Paulo. Faixas de boas-vindas estão espalhadas pela cidade, que recebeu obras de melhorias pelo caminho que o pontífice percorrerá. A visita será apenas de algumas horas – ele deve chegar à cidade às 10 horas e tem novo compromisso no Rio de Janeiro às 18h30. Mas a passagem é o suficiente para o município de 35 000 habitantes se transformar em uma gigantesca celebração de louvor no Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil.
Francisco guarda uma relação de carinho com a cidade, onde esteve em 2007, ainda como cardeal Jorge Mario Bergoglio, para presidir a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. O documento final do evento serviu como uma espécie de ‘cartilha’ para desvendar os caminhos da Igreja sob o comando de Francisco. O texto, com forte conteúdo social e político, defende "a opção pelos pobres" da Igreja na América Latina, continente onde estão concentrados mais de 40% dos católicos do mundo.

Devido ao mau tempo que atinge os estados do Rio e de São Paulo, o papa será transportado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em vez do helicóptero cogitado inicialmente. A aeronave modelo VC-2 (Embraer 190) vai decolar às 8h45 da Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, com destino ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) de São José dos Campos (SP). Lá, o pontífice embarca em um helicóptero H-34 Super Puma até a Basílica de Aparecida, com chegada prevista para as 10 horas.
Aparecida recebe mais de 10 milhões de visitantes por ano, atraídos pelo Santuário, onde a enorme Basílica cuja construção começou em 1955 ainda permanece em obras. Com capacidade para cerca de 300 000 pessoas, é o maior local de peregrinação católica do Brasil, o maior santuário mariano do mundo e um lugar de forte devoção para Francisco. A expectativa é de que 200 000 pessoas acompanhem em telões a missa que será celebrada na Basílica, para 15 000 fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário