segunda-feira, 22 de abril de 2013

DEPUTADOS CRITICAM F.B.I. NO ATENTADO DE BOSTON




Em Boston, pessoas se reúnem para observar memorial em homenagem às vítimas dos atentados na maratona da cidade, ornado com bandeiras dos Estados Unidos
Foto: MARIO TAMA/AFP

Em Boston, pessoas se reúnem para observar memorial em homenagem às vítimas dos atentados na maratona da cidade, ornado com bandeiras dos Estados UnidosMARIO TAMA/AFP
Boston - A captura, na sexta-feira, de um dos suspeitos de terem cometido o atentado na Maratona de Boston — o outro morreu horas antes — foi celebrada por americanos de diversos setores. Mas, depois de atingido o objetivo, as críticas ao fato de o FBI (polícia federal americana) ter interrogado em 2011 Tamerlan Tsarnaev, morto em confronto com a polícia, e não ter descoberto nenhuma atividade terrorista ligada a ele, têm sido numerosas, principalmente vindas de parlamentares da oposição ao governo do presidente Barack Obama. Também vêm do Congresso dos Estados Unidos avaliações de políticos dos partidos Democrata (o de Obama) e Republicano a favor de que Dzhokar Tsarnaev, o suspeito detido, seja julgado em um tribunal federal. Com isso, há a possibilidade de que seja condenado à morte, pena não prevista no estado de Massachusetts, onde foram cometidos os crimes dos quais os irmãos Tsarnaev — que estariam planejando mais ataques, segundo autoridades — são suspeitos.
Completa o cenário de ansiedade americana diante do que pode ter sido a maior ameaça terrorista ao país desde os atentados de 11 de setembro de 2001 o fato de Dzhokar Tsarnaev estar impossibilitado de falar devido ao seu grave estado de saúde. Fontes disseram ao “New York Times” e à rede CBS que o suspeito teria tentado cometer suicídio ao atirar contra o próprio pescoço. Apesar disso, segundo informantes da CNN e da ABC, o suspeito estava consciente e começou a responder, por escrito, algumas perguntas das autoridades na noite de domingo.
O depoimento do suspeito ganha especial importância devido às perguntas sobre o atentado na maratona que ainda não têm resposta. Ainda falta saber, por exemplo, quais as motivações dos suspeitos de terem cometido o ataque; e se agiram sozinhos ou atendendo aos interesses de algum grupo, notadamente organizações ligadas à luta pela independência da república russa da Chechênia — nascidos no Quirguistão, os irmãos Tsarnaev (Tamerlan, de 26 e Dzhokar, de 19) são muçulmanos de etnia chechena e viviam há cerca de dez anos nos Estados Unidos.
— Até o momento, a informação que tenho é de que eles agiram sozinhos — disse Menino

Nenhum comentário:

Postar um comentário