domingo, 5 de maio de 2019

PRODUÇÃO INDUSTRIAL CAI NO MÊS DE MARÇO.

1 / 1

Produção industrial cai 1,3% em março, diz IBGE


 - Com queda disseminada em praticamente todos os segmentos, a produção industrial no país despencou em março, comprometendo o resultado do crescimento da economia brasileira no primeiro trimestre sob o governo Jair Bolsonaro (PSL).
Para economistas, as dificuldades em aprovar as reformas e trazer de volta a confiança de investidores e consumidores tiveram impacto sobre o comportamento da demanda interna, que vem sendo insuficiente para compensar a queda nas exportações.
A produção industrial em março caiu 1,3%, na comparação com fevereiro, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a queda é de 6,1% -a maior desde a paralisação dos caminhoneiros.
Esse último dado carrega um efeito do Carnaval, que tirou do mês passado dois dias úteis. Porém, mesmo com ajustes sazonais, a queda seria de 3,1%. No trimestre, a indústria brasileira recuou 0,7% na comparação com 2018 e 2,2% em relação a março de 2018 -o pior resultado desde o quarto trimestre de 2016.
Após a divulgação dos dados, economistas passaram a rever suas projeções para o desempenho da economia em 2018. Solange Srour, economista-chefe da gestora ARX, já vê o PIB do primeiro trimestre em queda de 0,2%, ante alta de 0,1% na projeção anterior.
"A queda [da indústria em março] foi generalizada e reflete uma atividade que encontra grande dificuldade para acelerar", diz ela. Srour reduziu sua estimativa de alta do PIB de 1,5% para 1,3%.
Dos 26 grupos analisados pelo IBGE, 16 apresentaram recuo em relação a fevereiro. Na comparação com março, foram 22. Segundo o instituto, 56,9% dos 805 produtos pesquisados registraram queda nessa comparação

Nenhum comentário:

Postar um comentário