domingo, 19 de maio de 2019

PROFESSORA ADMITE QUE O SEU DIPLOMA É FALSO.

"A gente se empolga e acaba falando demais. É uma falha, peço desculpas, é uma falha", afirmou (Foto: Flickr/Campus Party Brasil/Commercial use allowed)
Pouco tempo após o jornal O Estado de S. Paulo publicar uma reportagem revelando que é falso o diploma de pós-doutorado na Universidade Harvard de Joana D'Arc Félix de Sousa, a cientista e professora admitiu a veracidade da história.
À Folha de S. Paulo, ela alegou que a inclusão dessa formação em seu currículo Lattes foi "uma falha" e negou ter agido de má-fé. "A gente se empolga e acaba falando demais. É uma falha, peço desculpas, é uma falha", afirmou.
Mesmo tendo repetido em entrevistas e palestras que entrou na faculdade aos 14 anos, Sousa conta agora que o documento falso foi feito para encenação de peça de teatro, que ela faz com alunos da escola estadual de Franca onde leciona, e enviado ao repórter por engano.
"O pessoal [que fez o documento falso] pegou isso da internet [...] de jeito nenhum eu tentei falsificar o diploma", defendeu.
Ela explica que chegou a receber um convite para ser aluna de pós-doutorado em Harvard em 1994, quando concluiu seu doutorado na Unicamp, mas que não aceitou porque sua irmã e seu pai morreram naquela época.
Segundo a professora, seu projeto foi desenvolvido no Brasil, sob orientação à distância de um professor de Harvard, William Klemperer, morto em 2017.
"Eu considerei [como pós-doutorado] a orientação que recebi do professor William Klemperer", afirmou. "Discutia o projeto, fui algumas vezes em seu laboratório, mas nunca fui efetivada como aluna porque não podia me ausentar por muito tempo, devido aos problemas de saúde de minha mãe", disse à Folha.
A professora ganhou reconhecimento por sua história inspiradora, de vir de uma família pobre e conseguir chegar a um pós-doutorado em uma das mais conceituadas universidades do mundo.
Nos últimos anos, recebeu dezenas de prêmios e, no mês passado, a Globo Filmes divulgou a preparação de um filme sobre a sua vida, que teria a atriz Taís Araujo como protagonista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário