sábado, 14 de dezembro de 2019

CIDADES GRANDES E APOSENTADOS NÃO APOIAM LULA LIVRE.

***ARQUIVO***SÃO BERNARDO DO CAMPO, SP, 09.11.2019 - O ex-presidente Lula discursa no caminhão de som em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, em São Paulo. (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)
- Pesquisa Datafolha que mostrou aprovação majoritária da população à soltura do ex-presidente Lula também aponta que o apoio ao petista cai em segmentos como aposentados e moradores de grandes cidades.
Levantamento do instituto, realizado quinta (5) e sexta-feira (6), mostrou que 54% da população considerou justa a libertação do ex-presidente após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), ante 42% que a consideraram injusta. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Ele deixou a cadeia no dia 8 de novembro, beneficiado por decisão do Supremo que passou a considerar inconstitucional a prisão de condenados que ainda têm recursos pendentes nas instâncias superiores, como é o caso do petista.
A reprovação à soltura de Lula na mais recente pesquisa é maior entre eleitores com alta renda. Na faixa dos que possuem renda familiar mensal acima de dez salários mínimos, 70% disseram que nunca confiam em declarações do ex-presidente. Na população em geral, essa taxa é de 37%. 
A reprovação também ultrapassa a aprovação no segmento dos aposentados (49% a 45%), dos que têm escolaridade de nível superior (52% a 45%), eleitores que consideram que a crise econômica do país já acabou (55% a 42%) e entrevistados que se declaram brancos (51% a 45%). 
Entre os moradores de municípios com mais de 500 mil habitantes, o apoio a Lula também é menor: 50% a 45%.
Desde que deixou a cadeia, Lula retomou a agenda de eventos políticos, fez viagens ao Nordeste e ao Rio de Janeiro e deu uma série de declarações críticas ao governo de Jair Bolsonaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário