segunda-feira, 12 de março de 2018

RODRIGO MAIA É PRÉ CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, 
- Nome que tenta se colocar como a opção mais viável em seu campo político para disputar as eleições de outubro, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é conhecido pelo pragmatismo político e pela posição declaradamente liberal em termos econômicos.
A nova empreitada tem como ponto de partida uma guinada de seu discurso da direita para o centro, dando mais ênfase à questão social, sem abrir mão da pauta do enxugamento do Estado e discussão sobre as despesas públicas.
Mas, apesar de sua movimentação e da adequação de seu discurso, a pretensão eleitoral de Rodrigo Maia não é vista como promissora pelo próprio pai, o vereador e ex-prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (DEM).
O presidente da Câmara credita essa opinião a uma preocupação paterna. E contra-argumenta: uma candidatura do PSDB teria poucas chances de vencer um segundo turno, abrindo espaço para que candidatos como Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) ou um representante do PT ganhe a disputa.
Mesmo que tenha se referido à esquerda como o campo do "populismo" em entrevista recente, Maia conseguiu construir pontes e uma boa relação com os adversários.
Ainda no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, chegou a ajudá-la em 2015, quando o hoje presidente Michel Temer era articulador político da petista. Na ocasião, o governo precisava de votos no DEM, então oposição, para aprovar uma medida provisória que restringia o acesso ao seguro-desemprego.
Em 2016, buscou apoio de partidos como o PT e o PCdoB, apesar de sua convicta oposição aos governos petistas, para viabilizar sua primeira eleição à presidência da Câmara.
À época, o deputado conseguiu o comando da Câmara apoiado no sentimento anti-Eduardo Cunha e sob o temor da eleição de alguém ligado ao parlamentar. No ano seguinte, elegeu-se novamente, nutrindo boa relação tanto com o Executivo quanto com o Judiciário

Nenhum comentário:

Postar um comentário