A guerra entre o WhatsApp e as notícias falsas está longe de chegar ao fim, e a empresa não tem poupado esforços – e dinheiro – para resolver o problema. Depois de anúncios publicitários, ferramentas na plataforma e cursos para ajudar a identificar boatos, a empresa anunciou um programa de recompensas que vai pagar quem ajudar a detectar as chamadas fake news.
Entenda
O app oferecerá uma bolsa de até US$ 50 mil – cerca de R$ 195 mil – para pesquisadores que desenvolvam projetos ou ferramentas que analisem e ajudem a eliminar as notícias falsas. “O WhatsApp Research Awards fornecerá financiamento para propostas de pesquisa independentes que são projetadas para serem compartilhadas com o WhatsApp, o Facebook e comunidades acadêmicas e de políticas mais amplas”, explica a empresa.
Podem participar do programa pesquisadores que desenvolvam qualquer pesquisa que “enriqueça a compreensão do problema da desinformação” na plataforma, incluindo as seguintes áreas:
- Processamento de informações de conteúdo problemático –
- Informações relativas a eleições
- Efeitos da rede e dos virais
- Alfabetização digital e desinformação
- Detecção de comportamentos problemáticos em sistemas de informação
Podem se inscrever no projeto os candidatos que possuam vínculos com instituições de ensino, como centros e pesquisa e universidades. De acordo com a desenvolvedora, o dinheiro da bolsa será oferecido a essas instituições e depois repassado ao candidato. As propostas devem incluir detalhes sobre o projeto e orçamento para seu desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário