LONDRES - O funeral de Margaret Thatcher, que morreu na segunda-feira aos 87 anos, será no dia 17 de abril e terá a presença da rainha Elizabeth II, de acordo com informações do governo britânico. O corpo da ex-primeira-ministra britânica foi retirado nesta terça-feira do Hotel Ritz, em Londres.
Segundo as autoridades, o funeral de Thatcher será realizado com honras militares na Catedral de St. Paul. Não é tecnicamente um funeral de Estado, o que exige uma votação no Parlamento, mas terá o mesmo status da princesa Diana e da Rainha Mãe Elizabeth.
Antes do funeral, o caixão de Thatcher vai permanecer no Parlamento, e depois será transportado em uma carruagem acompanhada por militares para a catedral. Embora tenha honras militares, não haverá honras para chefe de Estado. Após a cerimônia será feita uma cremação privada. O último ex-premier a receber honras de Estado foi Winston Churchill.
Conhecida como “Dama de Ferro” por seu estilo autoritário, Thatcher foi a primeira mulher a se tornar primeira-ministra britânica, cargo no qual ficou por três mandatos consecutivos, entre 1979 e 1990. Há apenas quatro meses, a premier foi operada com sucesso de um tumor na bexiga e desde então se recuperava no hotel - sua casa tem quatro andares. Nos últimos anos, porém, vítima de uma série de derrames, ela se afastou das aparições públi
Nenhum comentário:
Postar um comentário