Por meio de um editorial no Jornal Nacional, a Globo se posicionou sobre o fato de o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, ter colocado em xeque o resultado das eleições deste ano. Na sexta-feira, o presidenciável do PSL declarou à TV Bandeirantes que, pelo que vê e sente nas ruas, não vai aceitar o resultado da eleição caso seja derrotado.
“Todos os candidatos que disputam essa eleição tiveram a sua legitimidade sancionada pelo Tribunal Superior Eleitoral e estão, portanto, aptos a disputá-la. Aceitar o resultado das urnas é um princípio básico de toda democracia e deve ser respeitado por candidatos e eleitores. Tanto o TSE quanto analistas independentes asseguraram, reiteradas vezes, que as urnas eletrônicas brasileiras são seguras, especialmente porque não estão conectadas à internet, o que impede a ação de hackers”, diz a nota lida pelo apresentador Rodrigo Bocardi na edição de sábado do principal telejornal da emissora.
O editorial foi ao ar logo depois de o JN ter exibido uma entrevista com o candidato, durante o voo de São Paulo para o Rio de Janeiro, em que ele reafirma as suas suspeitas sobre o processo eleitoral. “Não é uma dúvida só minha, mas de grande parte da população”, disse o candidato.
Bolsonaro lidera no primeiro turno nas principais pesquisas eleitorais divulgadas na última semana, mas é derrotado em todos os cenários de segundo testados
Nenhum comentário:
Postar um comentário