segunda-feira, 17 de setembro de 2018

ZÉ DIRCEU FALA SOBRE LULA, BOLSONARO E CORRUPÇÃO.

Lançamento do Livro “Zé Dirceu: Memórias Volume 1”, de José Dirceu no Circo Voador, na Lapa no Rio de Janeiro (RJ). 

Dos personagens mais importantes, interessantes e controversos da história recente do Brasil, José Dirceu lançou o primeiro capítulo de suas memórias pela Geração Editorial. Atualmente em liberdade provisória graças a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), ele aguarda o julgamento de recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra condenação na Lava Jato e participa de eventos para promover sua autobiografia.
Em entrevista exclusiva ao Yahoo Notícias, o ex-preso político da Ditadura, Deputado Federal, Ministro-Chefe da Casa Civil e um dos principais nomes da esquerda brasileira falou sobre a atual conjuntura política, novas lideranças, crise na Venezuela, relação com Lula, operação Lava Jato e a escolha de Fernando Haddad para cabeça de chapa do PT na atual eleição presidencial.
Yahoo Notícias: O senhor escreveu boa parte de suas memórias na prisão. Quando o senhor sentiu necessidade de registrar os momentos que viveu em sua vida? Por que o senhor acreditou que era o momento de fazer um balanço de sua atuação política?
José Dirceu: Quando eu vi a minha filha de cinco anos ficar sabendo que o pai estaria sendo preso pela segunda vez. Por que ser preso na Ditadura é duro, mas era uma Ditadura. Ela prendia. Ela usava a força para dominar os adversários. Inclusive usava meios como assassinato e tortura. Agora ser preso na democracia é quase uma insânia para mim. E eu resolvi que ela e as novas gerações soubessem por mim a minha história. A minha vida e a história do Brasil nós últimos 50 anos. Da geração de 1968, da luta contra a Ditadura, da resistência armada, da clandestinidade, da volta para legalidade, anistia, das grandes greves, da campanha das diretas, da fundação do PT, da CUT, do MST… Até a chegada de Lula ao governo e também a minha versão sobre o governo. Por isso, eu decidi contar a minha história.   
Yahoo Notícias:  Em sua autobiografia, o senhor costuma sempre lançar um olhar muito analítico em relação aos acontecimentos. Como enxerga a situação política atual?
José Dirceu: Eu sempre procuro analisar o momento, as circunstâncias e a fase que o Brasil vive. Hoje eu acredito que o país tem a oportunidade de sair dessa crise. De um governo ilegítimo e usurpador. Desse impasse —porque não se dialoga mais— porque se rompeu o pacto democrático com o golpe. O Brasil tem hoje a oportunidade de eleger um presidente que possa retomar aquele legado do Lula. Aquelas políticas de distribuição de renda e de combate a miséria.  E retomar o desenvolvimento do país. A soberania do país. E que faça as reformas que o Brasil precisa. A reforma tributária, a reforma política e, principalmente, resolva um problema grave que o país tem que é o do juro alto que quase inviabiliza o crescimento do país. Também é preciso eleger um governo que faça uma grande revolução educacional e cientifica e que abra para juventude oportunidade de emprego. Essa é a expectativa que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário